Topo

Ex-funcionário da Rockstar diz: "era como trabalhar com uma arma na cabeça"

Red Dead Redemption 2 - Divulgação/Rockstar
Red Dead Redemption 2
Imagem: Divulgação/Rockstar

Do GameHall

17/10/2018 14h27

Após a revelação de que funcionários por trás de "Red Dead Redemption 2" passaram várias semanas com mais de 100 horas de trabalho para cumprir os seus prazos, a Rockstar se vê em meio a um turbilhão de críticas e polêmicas - mesmo com Dan Houser, cofundador do estúdio, tentando se explicar.

Agora para colocar mais lenha na fogueira, o ex-funcionário Job J. Stauffer, fez duras críticas para a sua antiga empregadora em seu perfil no Twitter, ao responder um jornalista do site Kotaku que pediu informações de como é trabalhar na Rockstar.

VEJA TAMBÉM

"Faz quase uma década desde que me separei da Rockstar, mas posso garantir que durante a era do 'GTA IV', foi como trabalhar com uma arma apontada na sua cabeça 7 dias por semana", disse ele como resposta, complementando ainda sobre o que ouvia: "Esteja aqui sábado e domingo, apenas no caso de Sam ou Dan [Houser, irmãos fundadores da Rockstar] aparecerem, eles querem ver todo mundo trabalhando tão duro quanto eles".

Stauffer citou ainda outro caso envolvendo o estúdio:

"Houve um caso em 2008 ou 2009 quando eu legitimamente estava gripado. Precisava de um dia de folga. Fui ao médico, peguei uma receita para Tamiflu, tive uma reação alérgica e twittei uma foto, então recebi um aviso por não ir para o trabalho e 'brincar no twitter' em vez disso. História verdadeira".

Em outro tweet, ele comentou que "Eu dei a eles o benefício da dúvida, já que os deixei quase dez anos atrás, que talvez tivessem mudado. No entanto, eu ouvi de dezenas de pessoas nos últimos anos que continua a mesma coisa, e não estou surpreso. Foi o ambiente de trabalho mais impiedosamente competitivo e intenso que se possa imaginar".

Nos últimos anos vários relatos de excesso de horas extras para os funcionários na indústria de videogames surgiram na internet, especialmente em grandes estúdios como a Rockstar, Naughty Dog, CD Projekt Red, Telltale Games (a qual Stauffer também trabalhou), entre outros.

Em 2010, inclusive, quando a Rockstar se preparava para lançar o primeiro "Red Dead Redemption", um grupo de esposas de funcionários publicou uma carta aberta condenando as condições de trabalho abusivas no estúdio.

"Red Dead Redemption 2" será lançado no Xbox One e PlayStation 4 em 26 de outubro.

Siga o UOL Start no