Topo

Homem que inspirou o nome de Mario morre aos 84 anos

Mario Arnold Segale - Reprodução/Marlatt Funeral Home
Mario Arnold Segale Imagem: Reprodução/Marlatt Funeral Home

Do GameHall

01/11/2018 17h39

Mario Segale, empresário norte-americano mais conhecido pelos gamers por inspirar o nome da famosa mascote da Nintendo, faleceu em 27 de outubro aos 84 anos.

No início da década de 80 a Nintendo alugou um dos armazéns de Segale para usar como sede nos Estados Unidos, época em que se preparava para lançar o arcade "Donkey Kong", que tinha o personagem principal nomeado apenas como "Jumpman".

VEJA TAMBÉM

Diz a história que a Nintendo, que ainda era desconhecida no país, atrasou o pagamento do aluguel, o que levou a uma visita enraivecida do seu senhorio, Segale. Na época Minoru Arakawa era o CEO da sede norte-americana, que prometeu pagar o aluguel em breve.

O episódio foi tão marcante que posteriormente a Nintendo resolveu rebatizar o personagem para "Mario", em homenagem a Segale.

Esta história foi publicada pela primeira vez no livro chamado "Game Over" de David Sheff em 1993, que escreveu o nome errado para Segali. Mais tarde, em 2001, a história foi recontada no livro "The Ultimate History of Video Games" de Steven L. Kent, ganhando uma maior repercussão na internet e confirmada pelo próprio Shigeru Miyamoto em 2015.

Uma das poucas declarações que Segale fez sobre o assunto foi em 1993, quando questionado pelo Seattle Times sobre o que achava do seu nome ser utilizado em um jogo que vendeu mais de 100 milhões de cópias e fez da Nintendo uma das mais conhecidas no mundo, ele simplesmente respondeu: "Você pode dizer que eu ainda estou esperando pelos meus cheques de royalties".

"Enquanto ele era a inspiração para o nome de 'Super Mario' da Nintendo de quando eles eram inquilinos em seu parque empresarial na década de 1970, ele sempre se esquivou da notoriedade e queria ser conhecido pelo que realizou em sua vida", diz o obituário.