Topo

PC


Produtora de "Fortnite" anuncia loja digital para distribuição de games

"Fortnite" é um dos jogos mais rentáveis da Epic Games, com mais de 200 milhões de jogadores registrados até o momento. - Divulgação
"Fortnite" é um dos jogos mais rentáveis da Epic Games, com mais de 200 milhões de jogadores registrados até o momento. Imagem: Divulgação

Do GameHall

04/12/2018 13h58

A Epic Games, criadora do motor gráfico Unreal Engine e do game "Fortnite", anunciou que está lançando sua própria loja virtual para jogos de computador, a Epic Games Store, que será lançada em breve e deve competir com outras lojas digitais como a Steam da Valve.

Segundo a empresa, o serviço contará com uma seleção de jogos para PC e Mac e concederá aos desenvolvedores 88% da receita de vendas.

VEJA TAMBÉM

"Como desenvolvedores, sempre quisemos ter acesso a uma loja com compartilhamento de receita justo, o que nos dá acesso direto a nossos clientes", disse o fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney.

"Agora que construímos uma loja desse tipo e 'Fortnite' atraiu um grande público de jogadores de PC, estamos trabalhando para abri-la para todos os desenvolvedores".

O novo acordo parece ser mais vantajoso para os desenvolvedores do que o disponível hoje no Steam, onde a Valve fica com cerca de 30% do faturamento obtido, uma porcentagem alinhada com os cortes da Nintendo, Sony e Microsoft em suas respectivas lojas digitais.

Curiosamente, recentemente a Valve anunciou planos de reduzir a sua porcentagem para 25%, quando um jogo atingir a marca de US$ 10 milhões, e outra queda para 20% quando alcançar lucros acima de US$ 50 milhões - mas ainda assim fica abaixo dos apenas 12% da Epic.

Outro ponto positivo para os estúdios é que a Epic pretende renunciar a todas as taxas de royalties da Unreal Engine, ou seja, se um jogo utiliza o Unreal Engine 4, as cópias vendidas na loja da Epic não terão uma porcentagem separada para a Epic pelo uso da ferramenta, incentivando desenvolvedores e editores a direcionar seus fãs para a Epic Game Store a comprar lá.

Gráfico da Epic Games sobre distribuição de ganhos para os desenvolvedores - Divulgação - Divulgação
Gráfico divulgado pela Epic Games com as diferenças de distribuição de lucros que eles pretendem oferecer, em comparação com o Steam, maior loja de games para PC do mercado.
Imagem: Divulgação

Além disso, a Epic também planeja lançar um programa chamado "Support-A-Creator", que conecta desenvolvedores a YouTubers, streamers, etc, para compartilhar conteúdos de seus jogos, com a Epic cobrindo os custos iniciais para os primeiros cinco por cento.

"Estamos começando pequeno, com um conjunto de jogos escolhidos a dedo no lançamento", disse Sweeney. "Planejamos crescer ao longo do início de 2019 e abrir a loja mais amplamente no futuro. Teremos um processo de aprovação para novos desenvolvedores passarem para liberar um título. Ele se concentrará principalmente no lado técnico das coisas e na qualidade geral. Exceto para conteúdo exclusivo para adultos, não planejamos fazer uma curadoria com base na expressão criativa ou artística dos desenvolvedores".

Qual deve ser o jogo do ano do Game Awards 2018?

Enquete encerrada

Total de 7730 votos
40,79%
26,36%
26,14%
3,18%
1,95%
1,57%

Siga o UOL Start no