Topo

Mais um! Ator processa estúdio de "Fortnite" por roubo de dancinha

Alfonso Ribeiro, conhecido mundialmente por dar vida ao personagem Carlton Banks, em "Um Maluco no Pedaço" - Getty Images
Alfonso Ribeiro, conhecido mundialmente por dar vida ao personagem Carlton Banks, em "Um Maluco no Pedaço"
Imagem: Getty Images

Do GameHall

17/12/2018 20h16

Alfonso Ribeiro, mais conhecido por interpretar Carlton Banks na série dos anos 1990, "Um Maluco no Pedaço", é a mais nova celebridade a processar a Epic Games por causa de "Fortnite".

O escritório de advocacia que representa o ator alega que a produtora roubou sua famosa dança mostrada várias vezes na série e a recriou no jogo.

A dança, representada no game pelo gesto "De Philly", foi disponibilizada para "Fortnite" em janeiro deste ano, sendo reconhecida imediatamente pela comunidade como a "Dança do Carlton". Em inglês, o gesto chama-se "Fresh", sendo uma clara referência ao nome original da série, "The Fresh Prince of Bel-Air".

Da mesma forma que ocorreu no caso do rapper Terrence Ferguson, mais conhecido como 2 Milly, que abriu um processo contra a Epic no começo de dezembro por sua dança Milly Rock, a posse legal sobre movimentos de dança é difícil de ser determinada, já que qualquer queixa envolvendo roubar oficialmente uma dança reside principalmente na reivindicação de direitos autorais. Segundo o "TMZ", Ribeiro está no processo de reivindicar os direitos autorais da dança que ele tornou famosa. Além disso, de acordo com a página, a ação judicial de Ribeiro é quase igual a feita por Ferguson.

"Epic obteve lucros recordes por meio de conteúdos baixáveis no jogo, incluindo gestos como 'De Philly'," disse o advogado de Ribeiro, David Hecht. "Entretanto a Epic falhou em compensar ou até mesmo pedir permissão ao Sr. Ribeiro para o uso de sua aparência e icônica propriedade intelectual."

Ao ser contatada pelo "TMZ", a Epic Games disse que não comenta a respeito de ações judiciais em curso.

Siga o UOL Start no