Topo

Criminosos estão usando "Fortnite" para lavar dinheiro, diz jornal

Fortnite - Reprodução
Fortnite
Imagem: Reprodução

Do GameHall

17/01/2019 19h00

De acordo com o jornal online britânico, "The Independent", criminosos encontraram uma forma de utilizar o popular jogo "Fortnite" para lavar dinheiro por meio de sua moeda virtual.

Segundo a reportagem, dados de cartões de crédito roubados estão sendo usados para comprar V-bucks - que é como chama a moeda virtual usada para comprar itens dentro do jogo - na loja oficial de "Fortnite". Ao vender esses V-bucks com desconto para os jogadores, os criminosos estão conseguindo lavar o dinheiro.

Ainda de acordo com o que foi divulgado, os V-bucks com desconto estão sendo vendidos em massa na chamada dark web - uma parte escondida da internet, acessível apenas com programas específicos - assim como em pequenas quantias na internet convencional em redes sociais como Instagram e Twitter.

"Criminosos estão executando fraudes com cartões e pegando dinheiro dentro e fora do sistema de Fortnite com relativa impunidade," disse o analista de inteligência, Benjamim Preminger, da empresa de segurança cibernética, Sixgill.

Fortnite - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Pessoas maliciosas estão zombando das frágeis medidas de segurança da Epic Games, dizendo que a empresa não parece se importar com jogadores defraudando o sistema e comprando V-bucks com desconto. Isso afeta diretamente a capacidade de pessoas maliciosas para lavar dinheiro por meio do jogo."

Não se sabe quanto lucro os criminosos obtiveram por meio desse esquema, mas a Sixgill descobriu que mais de US$ 250 mil (R$ 936 mil) em itens de "Fortnite" foram arrecadados no eBay em um período de 60 dias no ano passado.

A produtora Epic Games foi questionada pelo "The Independent" a respeito do assunto, mas até o fechamento desta nota ainda não havia divulgado uma resposta.

Siga o UOL Start no