Topo

Memorizando sons, gamer cego ganha partidas online em "Mortal Kombat"

Reprodução/Youtube/VICE News
Imagem: Reprodução/Youtube/VICE News

Do GameHall

21/01/2019 09h44

Michael Espinoza é cego desde o nascimento, mas isso não o impediu de jogar videogames desde os seis anos de idade, inclusive vencendo outros jogadores em partidas online em "Mortal Kombat" ou "Street Fighter".

Mas como isso pode ser possível? De acordo com entrevista concedida ao site Vice News, Espinoza começou a jogar com seus primos em um Sega Mega Drive na casa de sua avó. Pouco tempo depois ganhou um PlayStation de seus pais no seu aniversário de sete anos, abrindo as portas para um novo universo para ele.

Segundo conta, ele começou com jogos como "Spyro the Dragon", "Crash Bandicoot" "Grand Theft Auto" antes de de aventurar nos games de luta como "Street Fighter", "SoulCalibur" e "Mortal Kombat" - seu favorito absoluto.

Como os jogos de luta não exigem uma navegação muito extensa em mapas, ele poderia se concentrar na memorização dos sons, para adivinhar os movimentos dos adversários ou a sua distância.

Ele passou anos, cerca de cinco a seis horas por dia, treinando ouvindo os efeitos sonoros dos jogos, antes de começar a trabalhar em TI (Tecnologia da Informação) em uma empresa de tecnologia.

Após memorizar sons de socos, chutes, magias e "todos os aspectos que faz um personagem vibrar, sonicamente falando", Espinoza descreve que o aprendizado de um novo jogo ou personagem é como aprender a tocar um novo instrumento.

Hoje em dia ele consegue vencer regularmente outros jogadores em partidas online. "Vencer uma pessoa online quando você está cego provavelmente é uma das sensações mais gratificantes que já senti", disse ele. "Isso me faz sentir que minha habilidade não precisa depender das percepções de outras pessoas sobre o que eu posso fazer".

Recentemente a Warner e a NetherRealm Studios apresentaram, por meio do evento especial MK Day, várias novidades para o aguardado "Mortal Kombat 11", que será lançado mundialmente no dia 23 de abril para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

Siga o UOL Start no