Topo

Olho no lance! Como bater bem todos os tipos de falta no "FIFA 19"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

23/01/2019 04h00

Para conseguir as melhores colocações nas ligas semanais ou mesmo derrotar aquele rival de anos na sua vizinhança, é necessário aproveitar cada chance que uma partida te oferece no "FIFA 19". A bola parada é uma dessas oportunidades que surgem de vez em quando e deve ser convertida em gol pelos jogadores que almejam uma vitória.

Para ter um bom aproveitamento nos chamados tiros livres diretos, é preciso primeiro escolher um bom batedor, conhecer as melhores características dele e dominar cada um dos estilos de cobrança, sabendo executar a melhor batida para cada posição no campo. Esse guia vai passar por cada uma das técnicas de cobrança e dar dicas sobre como escolher a melhor opção para o seu time.

O Básico

A primeira coisa que você tem que saber é como preparar a sua cobrança. A escolha do batedor vai depender da posição em que a falta foi marcada no campo. Cobranças mais próximas da área pedem batedores com atributos altos em Cobrança de Faltas, Curva e Finalização. Cobranças de média e longa distância vão depender de Força do Chute, Curva, Finalização e Cobrança de Faltas.

Outro fator importante na escolha do batedor é a perna boa do jogador. Se a falta for à esquerda da área, jogadores destros são os mais indicados, pois farão a curva do meio do gol para trave, que é mais fácil do que curvar a bola por fora da barreira, mirando na linha de fundo, para a direção da trave. O mesmo vale para faltas à direita da área, que são cobradas com mais precisão por jogadores canhotos.

Depois de escolher o seu batedor, você deve escolher a posição dele em relação a bola. A distância para a bola influência muito pouco na cobrança do "FIFA 19", mas a posição em relação a ela faz toda a diferença. Se o seu jogador ficar com a parte externa do pé bom ao lado da bola, estando de frente para ela, a cobrança será feita de trivela. Se ele estiver ao lado da bola, vai com a parte interna, mais colocada. Essa decisão é sua e pode ser feita utilizando o analógico direito.

FIFA Cobrança de Falta 1 - Reprodução - Reprodução
Controle a posição do batedor com o analógico direito
Imagem: Reprodução

Também é possível chamar companheiros para ficar posicionados para bater e enganar o adversário. Para chamar um segundo batedor basta pressionar LT/L2. É possível chamar ainda um terceiro batedor com R1/RB. Entraremos em detalhes sobre essas opções mais a frente.

Faltas próximas a área

Já dizia Marcelinho Carioca, Neto ou qualquer outro especialista em bolas paradas, "daí não é força, é jeito". Em cobranças próximas da meia lua da área, o importante é conseguir lançar a bola por cima da barreira e com curva suficiente para tirar do goleiro. No caso de faltas muito próximas a linha da área, nem a curva é necessária, bastando jogar a bola na direção do ângulo.

Para efetuar essas cobranças no melhor estilo Zico, você precisa mirar no início da barreira, para o lado mais próximo ao meio do gol. Pressione o botão de chute até que uma barra e meia de força seja preenchida e segure o seu analógico esquerdo para frente. A bola passará pela barreira como se tivesse sido jogada com a mão e morrerá no gol do adversário.

FIFA Cobrança de Falta 2 - Reprodução - Reprodução
Cobranças próximas a área pedem mais jeito do que força
Imagem: Reprodução

Se você achar que a falta está um pouco longe ou que o goleiro do adversário é grande e vai chegar na bola, pode utilizar da curva para fazer o gol. Mire na ponta da barreira mais próxima a trave, o contrário da batida anterior, coloque uma barra e meia de força na cobrança e segure o seu analógico esquerdo para a direção do ângulo.

Essas são as instruções gerais, mas pequenos ajustes podem ser feitos para garantir melhores resultados. Entre no modo treino livre e bata várias faltas com o seu cobrador escolhido. Dependendo da quantidade de atributos em curva, você deverá abrir mais ou menos a mira na hora de bater a falta. O mesmo vale para a relação entre o atributo Força do Chute com a barra de força na hora de cobrar a falta.

Faltas longe da área

As faltas mais longe da área dependem de batedores com chutes potentes e que tenham bastante curva nos atributos. A forma como você vai posicionar o batedor em relação à bola fará toda a diferença.

Para bater com força e seco na bola, aplicando bastante curva durante a trajetória, mire na trave que deseja chutar, pressione L1/LB, chute com a força de aproximadamente 3 barras, variando para mais ou para menos dependendo da Força no Chute do batedor e direcione a curva da bola com o analógico esquerdo, segurando ele na direção que você quer até que a bola chegue no gol.

FIFA Cobrança de Falta 3 - Reprodução - Reprodução
Faltas distantes exigem força no chute e curva
Imagem: Reprodução

Outra forma interessante, mais parecida com a batida do Roberto Carlos, é mirar na direção de um dos ângulos, seguir os passos da batida anterior, mas pressionar o analógico esquerdo em direção ao ângulo oposto do gol, o contrário do que você mirou inicialmente. A bola sairá curvando levemente para o lado de fora e voltará a curva para dentro antes de morrer nas redes. Mesmo que o goleiro alcance a bola, quase sempre terá que espalmar para o meio da área, onde você terá boas chances de marcar no rebote.

Chute de Trivela

O chute de trivela fez muito sucesso no "FIFA 2018" e voltou com ainda mais possibilidades na versão deste ano. Para chutar dessa forma, basta posicionar o seu batedor de frente para a bola, mas um pouco para o lado da sua perna ruim, fazendo com que o lado externo do pé bom fique bem ao lado da bola. Mire para formar uma diagonal perfeita entre a bola e seu jogador, geralmente focando bem para fora do gol. Aplique a força necessária de acordo com a distância, de uma barra e meia a duas para faltas mais próximas e aproximadamente 3 barras para faltas mais distantes e direcione o analógico esquerdo para o gol até que a bola atinja as redes.

FIFA Cobrança de Falta 4 - Reprodução - Reprodução
O chute de trivela pode facilitar a batida em posições que não são boas para o batedor
Imagem: Reprodução

Esse chute é ideal para que tem potência e curva nos atributos. Ele também pode ser aplicado em times que tem somente um bom batedor, sendo bem eficiente no lado que não favorece as cobranças com a perna boa do atleta.

Usando mais de um batedor 

Existem várias opções quando mais de um batedor está posicionado para a cobrança. A primeira e mais óbvia é bater direto com o atleta que você não está controlando, enganando o adversário. Para bater direto com o segundo cobrador, pressione R1/RB mais o botão de chute. Para utilizar o terceiro cobrador, pressione L2/LT mais o botão de chute.

É possível também fingir que vai chutar com um desses cobradores, bastando pressionar X/A antes que ele chegue na bola. Outra tática é encostar na bola ou passar ela para quem vai chutar. O segundo cobrador pode encostar ou passar a bola pressionando X/A mais R1/RB. Já o terceiro usando L2/LT mais X/A. A força vai determinar o tipo do passe.

FIFA Cobrança de Falta 5 - Reprodução - Reprodução
Usar mais de um batedor pode enganar a defesa adversária
Imagem: Reprodução

Cobrança de Letra

Uma novidade dessa versão é a cobrança de letra do Cristiano Ronaldo. Somente ele tem essa perícia no jogo e portanto só quem possui ele no time tem essa oportunidade. Para efetuar esse tipo de cobrança, a falta tem de ser cobrada próxima a meia lua da área. Mire no gol e pressione X no Xbox ou Quadrado no PS4 com aproximadamente uma barra e meia de força, segurando sempre o analógico para a direita e veja a mágica acontecer. O resultado será um adversário humilhado.

FIFA Cobrança de Falta 6 - Reprodução - Reprodução
CR7 pode cobrar faltas de letra no Fifa 19
Imagem: Reprodução

Dicas Finais

Em cobranças de faltas o treino é o mais importante. Durante os jogos, as oportunidades que você terá para cobrar serão poucas e geralmente em posições nem sempre confortáveis para acertar os chutes, portanto quanto mais você treinar com o seu batedor, mais estará preparado para converter em gols as oportunidades.

Teste e decore todos os tipos de cobrança e adapte a técnica aos atributos do seu jogador. Com isso você logo estará fazendo as cobranças de forma automática e somando mais um meio de definir as partidas ao seu repertório.

Assista nossa análise de "FIFA 19"

Siga o UOL Start no

Conheça a história da franquia "FIFA"