Topo

Virou 3º melhor do mundo, mas empacou: a evolução de Neymar no "Fifa"

Brasileiro é um dos garotos-propaganda do "Fifa 19" - Divulgação
Brasileiro é um dos garotos-propaganda do "Fifa 19" Imagem: Divulgação

Tiago Alcântara

Colaboração ao UOL, em São Paulo

30/01/2019 04h00

Apesar de um 2018 ainda sem tanto brilho, por conta de uma grave lesão e da participação discreta com a seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia, Neymar continua com muito prestígio na série "Fifa", mantendo na edição 19 os altos números que sempre teve no jogo.

Neymar, hoje, é o terceiro melhor do jogo, pelas atualizações de rating do modo Ultimate Team, atrás apenas da dupla Cristiano Ronaldo e Messi. O brasileiro é melhor, inclusive, do que o croata Modric, que levou os dois prêmios individuais mais importantes da temporada, a Bola de Ouro, da revista "France Football", e o The Best, entregue pela Fifa.

Os melhores do "Fifa 19" até agora, por atualização de rating

  1. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo - 95
  2. Neymar - 94
  3. Hazard - 93
  4. Lewandowski, Suárez, Modric, Sergio Ramos e De Bruyne - 92

A posição no jogo contrasta com a avaliação de sua temporada por especialistas, já que na Bola de Ouro, por exemplo, ficou apenas na 12ª colocação, nove abaixo de sua posição no jogo. A explicação para isso é que, ainda que o mundo do game reflita muito do que se passa na temporada real, ele ainda tem características que transcendem isso, como o gosto do usuário pelo jogador, pelo potencial do atleta de jogadas (dribles, chutes, entre outras características), além do próprio valor de mercado do jogador.

Mesmo depois de desfalcar o PSG no final da temporada passada lesionado, Neymar ainda arrematou títulos com o clube francês e tem feito gols na Liga dos Campeões. Ele é destaque do time na principal competição de clubes do mundo e foi peça-chave para que o PSG se classificasse às oitavas de final como líder de um grupo difícil. Todos esses acontecimentos resultam em pontuações fortes para Neymar.

Neymar sempre chama a atenção no jogo desde 2012, quando ainda estava no Santos. Ali começou com uma pontuação de 84, muito rara para jogadores que atuam fora da Europa. Dificilmente atletas que jogam em ligas da América do Sul têm mais de 80. E de 2012 até 2017, o craque brasileiro sempre subiu.

Sua maior ascensão foi no "Fifa 17", assim que terminou a temporada 2015/16 do futebol europeu, quando pulou de um rating inicial de 88 no Fifa anterior para começar com 92 no 17 (consideramos os ratings iniciais, sem atualizações). Foram 4 pontos, algo também muito raro dentro do jogo quando se comparam as pontuações de início de um jogo para outro.

Apesar disso tudo, Neymar tem um número um pouco preocupante: está "travado" em rating inicial de jogo há três edições, já que começou com os mesmos 92 no 17, 18 e 19. O jogo parece querer exigir um pouco mais do brasileiro para lhe dar pontuação maior do que isso. Quem sabe só uma Champions League com o PSG ou Copa América com o Brasil em 2019 lhe façam aumentar esse número para o "Fifa 20".

O histórico do rating inicial de Neymar no Fifa

  • "Fifa 12" - 84
  • "Fifa 13" - 85
  • "Fifa 14" - 84
  • "Fifa 15" - 86
  • "Fifa 16" - 88
  • "Fifa 17" - 92
  • "Fifa 18" - 92
  • "Fifa 19" - 92

Assista ao nosso review de "Fifa 19"

Siga o UOL Start no