Topo

Novo goleiro do São Paulo virou "fenômeno" do Fifa e atiçou curiosidade

Tiago Volpi, goleiro do São Paulo - Daniel Vorley/AGIF
Tiago Volpi, goleiro do São Paulo Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Tiago Alcântara

Colaboração para o UOL, de São Paulo

02/02/2019 04h00

Denis, Renan, Sidão, Jean? A vida de goleiro do São Paulo nos últimos anos não foi nada fácil para os nomes que tiveram a difícil missão de tentar substituir Rogério Ceni embaixo das traves. Agora, o time do Morumbi fez uma nova aposta, e que fez muita gente perguntar "mas quem é esse?" ao ouvir o nome de Tiago Volpi. Mas, no que depende do currículo do goleiro nos games, o torcedor tricolor pode ficar tranquilo.

O arqueiro que surgiu no São José, do Rio Grande do Sul, era o melhor goleiro do Campeonato Mexicano no "Fifa 19" e tem um histórico de credibilidade no jogo, não só na atual edição, mas também nas outras que estava no jogo, quando defendia o Querétaro, onde ganhou uma Copa do México e uma Supercopa Mexicana.

O arqueiro catarinense, na atual versão, tem 78 de rating, e só fica atrás dos goleiros da seleção brasileira Ederson (87), do City, e Alisson (86), do Liverpool, além de Neto, do Valencia (86), entre os representantes do país pentacampeão mundial no game. Mas concorrer contra estes, que jogam no futebol europeu, chega a ser covardia. Ali a visibilidade e capacidade de pontuação são muito maiores.

Volpi apareceu pela primeira vez no game na edição de 2016, quando ainda era Série Prata, com rating de 73. Naquela mesma edição, pulou para a Série Ouro nas atualizações e chegou a 76. Iniciou com essa mesma pontuação o "Fifa 17", onde chegou ao seu auge: o rating de 84, que seria depois alcançado também no "Fifa 18".

Assista ao nosso review de "Fifa 19"

Siga o UOL Start no

Ele conseguiu todas essas pontuações no modo de jogo Ultimate, em que acontecem atualizações de cards e teve esses modelos estilizados por suas boas atuações. Ele apareceu por algumas vezes na seleção da Semana do Fifa, o que o fez ter muito respeito no jogo.

Seu primeiro salto, no "Fifa 16", de 73 para 76, foi quando teve atuação espetacular por seu time na inédita conquista da Copa do México. Naquela oportunidade, ele salvou seu time contra o tradicional Chivas, com boas defesas. Após empate, defendeu dois pênaltis na disputa que levaram o time a ser campeão. A partir dali o respeito por ele no jogo passou a ser incrível.

O título da Copa do México em 2017, e boas atuações que renderam escolhas para seleção da semana, além do carinho dos fifeiros mexicanos.

Os cards de Tiago Volpi no modo Ultimate do Fifa

  • Fifa 19 (Querétaro) - 78
  • Fifa 18 (Querétaro) - 78 (chegou a 84 pelas atualizações)
  • Fifa 17 (Querétaro) - 76 (chegou a 84 pelas atualizações)
  • Fifa 16 (Querétaro) - 73 (chegou a 76 pelas atualizações)