Topo

Para os corajosos: Veja dicas para zerar "Resident Evil 2" no modo Intenso

Maior nível de dificuldade do jogo requer cuidados especiais - Divulgação
Maior nível de dificuldade do jogo requer cuidados especiais
Imagem: Divulgação

Giuseppe Carrino

Do GameHall

08/02/2019 04h00

Para os jogadores que procuram por um desafio elevado e até mesmo maior do que o encontrado no jogo original, o remake de "Resident Evil 2" vem com um nível de dificuldade chamado "Intenso", que realmente deixa a tarefa de sobrevivência mais árdua.

Nele não existe salvamento automático, sendo necessário que os jogadores usem fitas de tinta nas máquinas de escrever se não quiserem perder todo o progresso após morrerem. Estas fitas estarão em locais onde, nos níveis de dificuldade mais fáceis, antes havia outros recursos como munição ou ervas. Além disso, ser mordido por um inimigo colocará a vida do personagem imediatamente no vermelho, o Mr. X te persegue mais rápido e há também menos pochetes, o que dificulta o gerenciamento de itens no inventário.

Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia com dicas que podem ser úteis a todos os jogadores que decidirem desbravar "Resident Evil 2" no modo "Intenso".

Resident Evil 2 - Dica 1 - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Imagem: Reprodução/GameHall

Não Salve Demais

É verdade que na dificuldade Intenso não existem salvamentos automáticos, ou seja, quando você morre, retornará ao último ponto salvo manualmente.

Embora seja importante salvar seu progresso, é necessário ter em mente que as fitas de tinta não são infinitas. O ideal é que você salve seu jogo apenas antes de momentos mais críticos, como antes de lutas contra chefes, antes do primeiro encontro com Mr. X ou então quando você estiver prestes a entrar em lugar cheio inimigos.

Resident Evil 2 - Dica 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Passe furtivamente pelos Carnífices

Apesar de cegos, os Carnífices (ou Lickers) são fortes na dificuldade Padrão, mas nada que você não consiga dar conta. Agora no modo Intenso, eles são tão perigosos quanto sua aparência dá a entender. Ao invés de gastar sua munição tentando matá-los, ande com cautela por onde eles estão, mantendo uma certa distância deles e você verá que conseguirá se esgueirar com facilidade.

O importante na hora de fazer isso é não tocar neles de forma alguma ou correr. Se fizer isso, eles atacarão quase que imediatamente. Caso eles percebam sua presença, entre o mais rápido que puder em uma sala e depois volte para tentar passar por eles novamente. Diferentemente dos zumbis, os Carnífices não te seguem para dentro de salas.

O ideal é enfrentá-los apenas se estiverem em locais onde será preciso fugir mais adiante do Mr. X. Você pode utilizar uma granada de atordoamento para deixá-los surdos e em seguida desferir tiros com a espingarda e lança-granadas para acabar com eles.

Resident Evil 2 - Dica 3 - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Imagem: Reprodução/GameHall

Atire nas pernas dos zumbis

Mesmo nos níveis de dificuldade mais fáceis, matar um zumbi com tiros na cabeça demora, algo que fica ainda mais complicado no modo Intenso.

Ao invés de gastar até 15 balas num zumbi, atire nas pernas, mais especificamente no joelho, de modo a destroçá-las. Dessa forma o zumbi cairá no chão, não poderá se atirar em cima de você e ficará mais fácil desviar dele.

Você também pode fazer isso e em seguida atacar o zumbi no chão com a faca, até matá-lo definitivamente. Algo útil para aqueles locais pelos quais você passará várias vezes.

Resident Evil 2 - Dica 4 - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Imagem: Reprodução/GameHall

Misture a erva azul e vermelha

No modo Intenso, a mistura dessas duas ervas ajuda imensamente pois cria um item que aumenta sua defesa por um curto espaço de tempo.

Isso acaba sendo muito útil quando você tem de passar por locais onde está Mr. X, nas lutas contra chefes ou então quando precisa encarar muitos zumbis ao mesmo tempo.

Resident Evil 2 - Dica 5 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Carregue apenas as armas necessárias

O gerenciamento de itens é um dos pontos que mais dá dor de cabeça no modo Intenso. Pelo fato de haver um inventário menor, é fundamental reservar espaço para pegar ervas, munição e itens especiais, mesmo porque ninguém quer ter de ficar indo e voltando por lugares cheios de inimigos para pegar um determinado item, arriscando-se a ser morto.

O ideal então é que você ande apenas com duas armas na maior parte do tempo. Com Leon, a pistola e a espingarda; com Claire, a pistola e o lança-granadas. Além disso, quando você notar que a munição das pistolas está ficando baixa, considere deixá-las no baú, para aumentar ainda mais o espaço no inventário.

Resident Evil 2 - Dica 6 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Magnum e Submetralhadora

Embora apanhar essas armas não seja difícil nos modos de dificuldade tradicionais, no Intenso a situação muda um pouco, já que você precisa encarar um Carnífice e ao mesmo tempo fugir do Mr. X.

No caso de Claire, o ideal é que você se arrisque e pegue a submetralhadora antes de sair da Delegacia, pois é a melhor arma para lidar com os cachorros no caminho até o Orfanato. Ela também precisará desta arma neste momento já que a munição da pistola começará a ficar escassa e Claire não tem a espingarda de Leon para destroçar as cabeças dos zumbis.

Já no caso de Leon, a magnum (Lightning Hawk) não é absolutamente necessária pela maior parte do Esgoto, já que a espingarda acaba dando conta do recado. Logo, você pode aguardar até voltar à Delegacia pelo elevador do esgoto e aí sim pegá-la com mais tranquilidade.

Resident Evil 2 - Dica 7 - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Imagem: Reprodução/GameHall

Faça as munições certas

Procure nunca usar a pólvora para fazer munição de pistola no modo Intenso. Com Leon, crie somente cartuchos de espingarda, ao menos até chegar no Esgoto, que é quando você deve começar também a criar balas para a magnum. No caso da Claire, crie munição de ácido para usar com o lança-granadas. Pelo fato do jogo te dar muitas balas de submetralhadora, foque apenas em fazer munição para o lança-granadas.

Projéteis de pistola devem ser criados apenas se não houver outra alternativa e somente se você tiver muita pólvora sobrando.

Resident Evil 2 - Dica 8 - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Imagem: Reprodução/GameHall

Não menospreze as tábuas de madeira

No modo Intenso essas tábuas podem ser a diferença entre a vida e a morte. Ao barrar uma janela com elas, os zumbis ficam permanentemente impedidos de passar por lá. O ideal então é pegá-las e as utilizar perto daqueles locais que você vai com frequência, como por exemplo a janela perto do Laboratório Fotográfico.

Outro lugar fundamental para usar as tábuas é o corredor oeste após a Recepção, especialmente se você estiver jogando com Leon. Depois que o Mr. X aparece, o local vira o lar de Carnífices, e complementar a presença deles com a de zumbis deixará sua vida um inferno. Portanto, assim que conseguir tábuas, trate de fechar as janelas daquele corredor.

Resident Evil 2 - Dica 9 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Termine antes o jogo no modo Padrão

Embora não seja necessário zerar o game dessa forma para encarar o modo Intenso, fazendo isso você obtém informações valiosas que facilitarão e muito a sua vida quando for encarar o desafio supremo que "Resident Evil 2" proporciona.

Ao terminar nessa dificuldade, você ganhará domínio da jogabilidade e terá em mente quase tudo que precisa fazer no jogo, as respostas dos quebra-cabeças e localização de itens importantes, além de ter decorado boa parte dos mapas e que inimigos perambulam em determinados lugares, permitindo a você planejar melhor uma estratégia.

O conhecimento do que existe em cada parte do mapa é extremamente eficaz na hora de encarar o desafio do modo Intenso.

Resident Evil 2  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desbloqueie a Samurai Edge infinita

Outra coisa que pode facilitar e muito na hora de encarar o modo Intenso é fazer isso com a pistola Samurai Edge de munição infinita. Você obtém ela terminando a campanha de Leon ou Claire no modo Padrão em no máximo 3h30 (Primeira Jornada) ou 3h (Segunda Jornada).

Embora não seja necessário, obter essa pistola lhe poupará muito tempo e munição na hora que for enfrentar os zumbis, podendo atirar neles à vontade. Também é uma mão na roda para quem estiver disposto a tentar zerar o jogo no modo Intenso em até 2h30 (Primeira Jornada) ou 2h00 (Segunda Jornada), o que desbloqueia a submetralhadora com munição infinita.

Siga o UOL Start no