Topo

O dobro de jogadores! Celulares são mais populares que consoles no Brasil

iStock
Imagem: iStock

Do GameHall

12/03/2019 14h50

De acordo com uma pesquisa realizada pela Newzoo (via Folha de S. Paulo), o Brasil se encontra no 3º lugar no ranking de maiores mercados de videogames do mundo, e o maior da América Latina, com mais de 79,8 milhões de jogadores ativos.

A Intel, que tem o mercado gamer como um dos principais, aproveitou e elaborou outra análise para traçar um perfil dos jogadores brasileiros e constatou-se que os smartphones são a principal plataforma usada pelos gamers com 82%, praticamente o dobro da porcentagem de jogadores via consoles, que ficou com 44% nos números divulgados.

A pesquisa foi realizada com 500 homens e mulheres, de 16 a 64 anos, e que costumam jogar ao menos oito horas por semana.

Outras estatísticas revelaram que os notebooks perderam popularidade, de 71% para 60% usados por jogadores. Nos PCs, o número se manteve em 69%, mas as vendas dos "PC Gamers", máquinas de alta performance focadas em jogos, cresceu 40% em 2017 no mundo - no Brasil, a estatística só não é maior pelo valor alto do produto.

Segundo Carlos Buarque, diretor de marketing da Intel, o primeiro item olhado pelos brasileiros antes de comprar um computador é o seu custo-benefício, seguido da vida útil, mesmo que o aparelho não tenha todos os itens de interesse do comprador.

"Normalmente, o gamer prioriza na compra do computador os componentes mais difíceis de trocar depois, como a placa mãe e o processador, seguidos da placa de vídeo; acabam deixando o HD, storage e memória para trocar depois, que não são tão caros", diz Buarque. "O investimento é feito por fases."

Siga o UOL Start no