Topo

PC


Valve vai investigar Epic Games Store por uso de dados de usuários do Steam

Steam - Reprodução
Steam Imagem: Reprodução

Do GameHall

18/03/2019 14h23

Após a revelação de que o launcher da Epic Games Store está acessando e coletando dados de jogadores do Steam, a Valve se manifestou (via BleepingComputer) que vai investigar o caso.

"Estamos investigando quais informações o launcher da Epic coleta do Steam", disse a empresa em comunicado.

"O Cliente Steam salva localmente os dados, como a lista de jogos que você possui, sua lista de amigos e os tokens de login salvos (semelhante às informações armazenadas nos cookies do navegador da web). Esses são dados de usuários particulares, armazenados na máquina doméstica do usuário e não devem ser usados por outros programas nem enviados para qualquer serviço de terceiros", disse ainda.

A Epic também se manifestou sobre o assunto, afirmando que importa apenas a lista de amigos dos usuários do Steam, o que estaria de acordo com os termos de serviço da plataforma.

"Nós importamos apenas seus amigos Steam com sua permissão explícita. O launcher faz uma cópia local criptografada de seu arquivo localconfig.vdf. No entanto, as informações deste arquivo são enviadas apenas para a Epic. se você escolher importar seus amigos do Steam, apenas os IDs dos seus amigos serão enviados e nenhuma outra informação do arquivo", esclareceu.

Desde o anúncio no final do ano passado sobre o lançamento da sua própria loja virtual para distribuição de games, a Epic e a Valve se tornaram rivais no setor.

Recentemente jogos como "Tom Clancy's The Division 2" e "Metro Exodus" para PC foram lançados diretamente na loja online da Epic, deixando de lado o Steam.