Topo

"Apex Legends": Como jogar com Octane, o personagem da nova temporada

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

07/04/2019 04h00Atualizada em 08/04/2019 08h34

O plantel do "Apex Legends" é recheado de heróis que priorizam a mobilidade, em um jogo que já é rápido por natureza. Não satisfeitos com isso, os desenvolvedores lançaram o primeiro personagem extra, presente no primeiro passe de temporada, com as habilidades mais velozes do jogo até agora. A divertida nova Lenda se chama Octane, um viciado em adrenalina que vai infernizar muitos esquadrões.

Jogar com ele não é tão difícil, desde que se compreenda suas vantagens e fraquezas no campo de batalha. Suas habilidades devem ser utilizadas constantemente e sua escolha é mais bem aproveitada em composições que privilegiem o seu potencial ofensivo.

Apex Octane 1 - Reprodução - Reprodução
O Octane é meio maluco, mas ao menos é estiloso
Imagem: Reprodução

Neste guia você vai conhecer as suas habilidades, aprender a usá-las de maneira eficiente e entender em quais composições o Octane pode render mais.

Habilidade Passiva: Reparo

Essa habilidade cura 1 ponto de vida a cada dois segundos. Repare que não mencionamos escudo. Embora ela não sirva muito no combate em si, será responsável por manter o personagem estável para usar sua habilidade tática durante toda a partida.

Quando atingido por um ataque, será preciso esperar um tempo para o Reparo voltar a funcionar. Ela também não funciona durante o uso das outras habilidades do Octane, mas volta imediatamente após o fim dos seus efeitos.

Habilidade Tática: Estimulante

O Octane usa uma seringa de adrenalina e move-se 30% mais rápido durante 6 segundos. O custo é de 10% de vida para cada uso e o tempo de recarga é de dois segundos.

É possível utilizar essa habilidade enquanto está se curando. Por outro lado, não é possível se matar com ela, já que a vida ficará com um nível mínimo mesmo depois de usos constantes. Os efeitos negativos que causam lentidão são reduzidos durante essa habilidade.

Suprema: Suporte de Salto

Essa habilidade é uma cama elástica que atira qualquer jogador, aliado ou inimigo, diretamente para onde ele estiver olhando. O tempo de recarga é de um minuto e meio.

É possível utilizar a habilidade em quem está caído, jogando o personagem para a direção que ele estiver olhando. Também é possível lançar granadas e até algumas habilidades para longe com o suporte de salto.

Apex Octane 2 - Reprodução - Reprodução
O Suporte de Salto pode lançar amigos, você e os inimigos para a direção em que estiverem olhando
Imagem: Reprodução

Equipamento

Qualquer arma que consiga despejar uma tonelada de dano em poucos segundos é ideal para o Octane. A Peacekeeper é um monstro nas mãos dele. Submetralhadoras e alguns rifles de assalto também funcionam bem e podem trazer mais variedade para o seu combate. Evite somente armas que obriguem você a ficar na defensiva ou à distância.

Procure sempre por armaduras e capacetes de alta qualidade, já que sua lenda ficará constantemente com a vida baixa. É importante utilizar suas habilidades para ampliar o seu campo de busca no início para conseguir os equipamentos necessários. Falaremos disso mais a frente.

Ter bons itens de cura e de ampla recuperação de armadura também é importante para conseguir ficar apto para novos combates rapidamente. Já granadas serão menos importantes dependendo do tipo, mas também têm seu papel. Foque no que se sentir mais confortável e der mais variação às suas abordagens.

Como jogar

Na fase inicial, você pode e na maioria dos casos deve usar a sua habilidade tática para acelerar a coleta de recursos. Isso é especialmente importante para cobrir várias casas ou áreas maiores em um tempo bem superior ao dos inimigos. Com um bom equipamento em mãos, parta imediatamente para o confronto. Mas fique de olho na sua vida, no caso de não ter encontrado nenhuma armadura ou apenas uma branca nessa primeira fase, ela será sua única defesa contra os adversários.

A partir daí sua principal função é ser o batedor do time. Não tenha medo de utilizar a sua habilidade tática para percorrer áreas e surpreender inimigos. Equipado com a sua Escopeta, mesmo com a vida baixa por conta dos usos consecutivos da habilidade, você será o maior perigo no campo de batalha. Desde que você tenha o elemento surpresa, qualquer personagem é alvo, mesmo os de grande mobilidade com a Wraith.

Não deixe para usar a sua habilidade tática somente quando o combate começar, sua função é manter a dianteira. Obviamente seu time não conseguirá acompanhar sua velocidade, que estará em 130%, mas você é perfeitamente capaz de se virar até eles chegarem. Tente sempre alertar sobre a posição dos inimigos com o sistema de pings para garantir o apoio da cavalaria após seu primeiro e até segundo abate, mas não tenha medo de continuar a ofensiva se sentir que está na vantagem.

Apex Octane 3 - Reprodução - Reprodução
Use sua velocidade para se aproximar dos inimigos e executá-los rapidamente
Imagem: Reprodução

Durante o combate o seu personagem é quase impossível de ser alvejado, principalmente se você fizer um bom uso dos direcionais para o lado quando a habilidade tática está ativada. Fique sempre em movimento e tente se aproximar do adversário para finalizar o combate em segundos.

Em emboscadas com o seu time junto, o seu alvo serão os suportes ou personagens equipados com snipers. É muito fácil chegar até pontos de vantagem com sua velocidade, então abuse disso e puna os suportes desatentos.

A habilidade suprema do Octane não é das melhores, mas é possível criar algumas boas estratégias com ela. O primeiro uso deve ser para alcançar áreas ainda mais longas, bem como criar um caminho de entrada ou de saída para o seu time. Só tenha sempre em mente que os inimigos também podem usar o seu Suporte de Salto.

Não recomendamos jogar a habilidade embaixo dos seus companheiros para lançá-los longe do loot que você quer, mas é sempre uma possibilidade quando se trata do Octane. Outro uso interessante é para chegar rapidamente em zonas salvas e evitar o dano do anel.

Já nos anéis finais, o seu potencial pode cair um pouco dependendo da composição, pois é mais difícil surpreender os esquadrões adversários e eles quase sempre estarão mais próximos. Fique mais cauteloso com as investidas, mas sempre atento às oportunidades de abate.

Boas composições

Existem diversas composições em que o Octane se sai muito bem. A minha favorita até o momento é com um time totalmente focado na mobilidade, com a Wraith e o Pathfinder, por exemplo. Assim você consegue emboscar inimigos com mais de um personagem, confundindo o foco dos adversários.

Outra composição que funciona é a com personagens que possuem ataques em área, como o Gibraltar, ou as lendas que têm granadas de fumaça. Eles são úteis tanto para te ajudar a escapar, quanto para criar uma confusão que separe o time inimigo e torne os adversários alvos fáceis para sua velocidade.

Apex Octane 4 - Reprodução - Reprodução
Composições de alta mobilidade podem criar o caos no campo de batalha
Imagem: Reprodução

Em algumas composições, no entanto, ele funciona mal. Se já existir um personagem móvel no time e o terceiro personagem for, por exemplo, a Lifeline, que precisa de cobertura e manter uma certa distância, ou um dos dois batedores vai ter seu potencial desperdiçado ou a sua suporte será presa fácil para os times adversários.

No mais, basta ficar atento em oportunidades de abate rápido durante todas as fases do jogo e criar coragem para jogar com baixa vida para conseguir o primeiro lugar.