Topo

Top 10 - Cheats de Games Clássicos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do GameHall

16/04/2019 16h00

Jogos de dificuldade elevada como os da série "Souls", ou mais recentemente "Sekiro: Shadows Die Twice", realmente testam nossas habilidades ao extremo. Você pode desistir, quebrar o controle na parede, tentar até finalmente passar de fase. Ou você pode fazer modificações, usando "cheats" (truques) para tornar a tarefa mais fácil e menos frustrante.

No caso de "Sekiro", surgiram críticas ao uso de cheats, dizendo que um jogo desse estilo deve ser jogado como foi planejado - o que até gerou um meme que se espalhou pela internet: "Você enganou não apenas o game, mas você mesmo".

Sekiro Shadows Die Twice - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mas é inegável que as dicas fazem parte da cultura dos videogames desde sempre, sejam elas fornecidos pelas próprias desenvolvedoras (algo comum antigamente) ou encontradas por acaso, por alguma falha na programação do jogo.

Seja para facilitar as coisas para quem está sem tempo ou para quebrar as regras e criar situações surreais, os cheats têm seu lugar na história. Abaixo listamos 10 trapaças de jogos clássicos que marcaram gerações.

Mortal Kombat - Versão sangrenta

Mortal Kombat - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando surgiu em 1992 nos arcades, "Mortal Kombat" foi um sucesso absoluto ao apresentar lutas sangrentas e fatalities que deixavam as mães, e os políticos, de cabelos em pé. É claro que, com tamanha popularidade, o jogo rapidamente foi transportado para os videogames caseiros da época, com destaque para Mega Drive e Super Nintendo, que travavam uma batalha ferrenha pela liderança do mercado de 16 bits. E quem levou a melhor nessa foi a Sega, que liberou todo o conteúdo sangrento por meio de um código - o famoso ABACABB (uma referência ao clássico álbum "Abacab" da banda GENESIS, que era o mesmo nome do Mega Drive nos EUA) -, enquanto a Nintendo optou pela censura, removendo todo o sangue e alterando os fatalities, deixando-os menos violentos.

Doom- Imortal e "imorrível"

Doom - PC - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos maiores clássicos da história foi lançado em 1993 e trazia vários demônios duros de matar. Para facilitar a tarefa dos menos habilidosos, o jogo oferecia vários cheats, alguns da versão PC lembrados até hoje, como: IDDQD (invencibilidade), IDCLIP (intangibilidade, o famoso "atravessar paredes"), IDKFA (libera todas as armas e chaves), IDCLEV## (seletor de fase), entre outros.

Sonic the Hedgehog - Escolhendo a fase

Sonic Mega Drive - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O primeiro game (e os seguintes também) do ouriço azul era bem longo e com dificuldade crescente, complicando a sua vida quanto mais longe você chegava. Para resolver isso existe um código de seleção de fases (incluindo um sound test). Na tela título faça: cima, baixo, esquerda, direita (o som de uma argola vai tocar), e então A + START.

Outro código muito legal era o debug mode, também conhecido por aqui como "o truque das mil faces". Ele transforma Sonic em vários itens e muda outros aspectos do jogo, além de conceder invencibilidade. Na tela título aperte: cima, C, baixo, C, esquerda, C, direita. Ao ouvir o som da argola, segure A e pressione Start até começar a fase. Esse truque, inclusive, foi incluído também no recente sucesso "Sonic Mania".

Street Fighter - Ryu x Ryu

Street Fighter 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em 1991, "Street Fighter II" chegou para revolucionar os jogos de luta, e no ano seguinte repetiu o feito em uma grande conversão para o Super Nintendo. Os jogadores eram limitados apenas a oito personagens jogáveis, mas com um código maroto era possível "dobrar" esse número, permitindo que os jogadores controlassem o mesmo lutador em uma partida, o que não era possível na versão arcade original. Para isso bastava apertar, durante o logo da Capcom: Baixo, R, Cima, L, Y, B.

Warcraft II - Versão relax

Warcraft II - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A batalha entre humanos e orcs no clássico da Blizzard está muito difícil? Ou você só quer aproveitar o game de forma mais sossegada? Então basta usar os vários códigos da própria empresa como: Glittering prizes (receba 10 mil peças de ouro e madeira, e 5 mil de óleo); Showmap (para exibir o mapa); It is a good day to die (tornar as tropas invencíveis); Fastbuild (construções e unidades construídas mais rapidamente), são alguns deles.

Age of Empires - Brincando de Deus

Age of Empires - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outro clássico do gênero de estratégia em tempo real, "Age of Empires" permite assumir o comando de civilizações antigas para destruir o inimigo. Assim como "Warcraft II", há vários códigos para aumentar a velocidade de construções, liberar o mapa completo, ter um exército invencível, entre outras mamatas.

Confira algumas delas: Reveal Map (como o nome já diz, revela o mapa completo); Zeus (tropas invencíveis); Photon Man (soldados usam armas laser); E=MC2 Trooper (soldados usam armas nucleares); Coinage (1000 de ouro); Quarry (1000 de pedra); Woodstock (1000 de madeira); Pepperoni Pizza (1000 de comida).

The Sims - Simoleons, muitos Simoleons

The Sims - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"The Sims", o "simulador de vida real", criado pelo famoso game designer Will Wright e lançado pela EA em 2000, conquistou mais de 200 milhões de jogadores e se tornou um dos maiores sucessos da indústria. Para facilitar a construção da sua vida virtual, o jogo oferece vários códigos, bastando apertar simultaneamente, na versão PC, Ctrl, Shift e C para abrir a janela de cheat e então inserir os códigos: klapaucius (adiciona 1000 Simoleons, o dinheiro do jogo); sim_speed [-1000/1000] (altera a velocidade do jogo); interests (exibe a personalidade e os interesses do Sim); map_edit [on|off] (permite editar o mapa).

SimCity 2000 - Tragédias instantâneas

Simcity 2000 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra genial criação de Will Wright, o simulador para construir cidades foi lançado pela primeira vez em um longínquo 1989. Mas foi "SimCity 2000", de 1993, que realmente popularizou a criação de Wright, adicionando várias melhorias e milhares de novas construções. Na versão PC, basta digitar durante o jogo: Buddamus (recebe 500 mil de dinheiro); Fund (obter um vínculo de 25%); Damn ou Hell (cria várias igrejas); Gilmartin (cria uma base militar); Gomorrah (inicia um desastre nuclear); Sodom (inicia um incêndio); Moses (para uma enchente).

Mega Man X - Anotando passwords

Mega Man X - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma das franquias de sucesso da Capcom, "Mega Man X" fez parte da infância de muita gente que tinha um Super Nintendo. O jogo traz vários códigos, que devem ser colocados na opção "Password" na tela inicial. Confira alguns deles: 8441 2176 4423 (todos os Sub-Tanks, todos os corações, todas as upgrades de armadura e todos os chefes derrotados); 8447 4666 6156 (todas as upgrades de armadura, corações, Sub-Tanks, todos os chefes derrotados e Buster Zero); 3475 5668 2581 (todos os Sub-Tanks, corações e upgrades de equipamento, sem nenhum chefe derrotado); 3748 8612 5524 (todos os Sub-Tanks e corações).

Konami Code

Konami Code - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Provavelmente o código mais famoso no mundo dos games (apareceu inclusive na animação Detona Ralph), criado pela Konami para o clássico game de nave espacial "Gradius", do NES, em 1986. Durante o jogo, ou nas telas de apresentação, basta pressionar a sequência: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, para ativar todos os upgrades.

O código ficou altamente conhecido na cultura pop e pode ser utilizado em vários jogos da Konami. "Contra" (NES): use o código na tela título para ganhar 30 vidas; "Castlevania Bloodlines" (Mega Drive): use o código na tela título para liberar o modo Expert (simplesmente insano!); "TMNT IV: Turtles in Time" (SNES): entre o código na tela título com o controle 2, seguido de Start no controle 1, para liberar até 10 vidas no início; "International Superstar Soccer" (SNES): insira o código na tela inicial e transforme o juiz em um cachorro.