Topo

Tutorial de "Mortal Kombat 11" é tão bom que nem parece tutorial

Divulgação
Imagem: Divulgação

Giuseppe Carrino

Do GameHall

08/05/2019 14h00

Jogar games de luta parece fácil. Afinal, quem nunca venceu um jogador mais experiente simplesmente spammando todos os botões possíveis na velocidade da luz? A verdade é que entre essa abordagem selvagem dos iniciantes e os métodos-ninja dos profissionais existe um longo caminho de aprendizado, e os primeiros passos não são tranquilos.

"Mortal Kombat 11" chegou para tentar mudar esse cenário. O jogo da NetherRealm traz, entre diversas torres e modos de jogo, um tutorial tão bem elaborado que nem parece que estamos "naquela parte que você geralmente pula pra ir direto pro jogo".

MK11 - Criando Kombos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Aprendendo a lutar, e a pensar

Em vez de simplesmente introduzir os conceitos básicos da jogabilidade, como faz a maioria dos jogos de luta, "Mortal Kombat 11" vai além: ensina a usar técnicas especiais de acordo com determinadas situações, explica como criar combos e demonstra até a importância do tempo de frame para cada ação que você pensa em executar.

MK11 Dados de Frames - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As dicas são explicadas com tantos detalhes, que você se sente numa sala de aula com um bom professor. Ficou com dúvida ou não está conseguindo reproduzir um movimento? Existe um botão que repete a apresentação quando você quiser. Aprendeu alguns golpes e já consegue executá-los sem erro? Ok, use o que aprendeu agora para derrotar o Sub-Zero.

No caso dos combos, o jogo mostra não só as maneiras de iniciar uma sequência, mas também de finalizá-la. O tutorial também explica os contra-ataques ideais para determinados golpes do adversário.

E tudo isso seguindo um bom ritmo, sem quebrar a imersão da experiência.

Desafio e recompensa

Como existem tarefas mais difíceis de serem concluídas, o tutorial oferece recompensas sempre que você termina uma lição. Além disso, depois que tiver realizado todas as tarefas impostas, você poderá treinar em tutoriais específicos para cada personagem, o que é ótimo para se especializar nos seus favoritos e também relembrar golpes e estilos de luta.

MK11 Sub-Zero - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você ainda não começou "Mortal Kombat 11", recomendo que vá para o tutorial antes de fazer qualquer outra coisa no jogo. Ele não ensina simplesmente comandos, mas introduz conceitos, ajuda você a fazer uma leitura de situações, e não apenas martelar botões. Se você prestar atenção em tudo que lhe for mostrado, sem dúvida se tornará um jogador melhor, seja nas partidas multiplayer ou então na hora de encarar a inteligência artificial nas Torres Klássicas e do Tempo.

Jogar games de luta pode até ser "fácil", mas construir bons tutoriais é muito difícil, não importa o gênero do jogo. Por isso fica a esperança de que, além dos jogadores, outros jogos* possam também aprender com o tutorial de "Mortal Kombat 11".

MK11 Raiden e Kabal - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução


*Justiça seja feita ao menosprezado "Guilty Gear Xrd Revelator", que também possui um tutorial semelhante, e até melhor que MK11 em alguns aspectos.

Siga o UOL Start no