Topo

"Mordhau": o Battle Royale medieval que conquistou o Steam

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

11/05/2019 04h00

Imagine Battlefield com uma ambientação medieval, personalização ampla do seu guerreiro e um sistema de batalha divertido e realista, que conta também com diversos modos de jogo. Assim é "Mordhau", jogo lançado em 29 de abril no Steam, com nada menos de 500 mil cópias vendidas na primeira semana. Desenvolvido pela Triternion, um estúdio independente da Eslovênia, o jogo só saiu do papel graças a um bem-sucedido financiamento coletivo que arrecadou quase US$ 300 mil.

Estamos nas primeiras horas de jogo e impressionados com a qualidade e cuidado com as mecânicas, sem contar a customização dos personagens. Fizemos um resumo dos pontos mais interessantes do jogo a seguir, e esperamos vocês no campo de batalha!

Tutorial

O jogo é bem complexo à primeira vista, com uma boa quantidade de movimentos para o combate e diversos guerreiros já prontos para serem utilizados, cada um com armas, armaduras e atributos diferentes.

A equipe por trás de "Mordhau" teve um cuidado impressionante com os novos jogadores, oferecendo um tutorial completo, que ensina na teoria e na prática todos os movimentos. Um instrutor vai passando lição por lição, desde ataques básicos até combinações que podem confundir o tempo de defesa do adversário. Além disso, são demonstradas as mecânicas dos diferentes tipos de armas, das espadas até as armas de cerco, dos arcos à cavalaria.

Mordhau Espada - Reprodução - Reprodução
Um instrutor guia o jogador pelo tutorial.
Imagem: Reprodução

Como a personalização do seu guerreiro é feita com ouro, o tutorial ainda é bem-vindo por dar uma boa quantidade inicial da moeda, o que permite criar o seu primeiro personagem, caso você não queira experimentar os que já vem prontos.

A arte da personalização

Mordhau Customização - Reprodução - Reprodução
É possível customizar todo o seu personagem
Imagem: Reprodução

Criar o seu guerreiro é um barato. Dos vikings e cavaleiros ingleses mais clichês até bárbaros caçadores de urso, o sistema permite que você seja o herói que sempre imaginou ao ver filmes e ler livros de guerra.

Cada detalhe do seu personagem pode ser modificado, da aparência física até os equipamentos que serão levados para a batalha. São espadas, machados, escudos, facas de arremesso e até mesmo itens menos ortodoxos, como armadilhas e bombas de fumaça.

Depois de escolher os seus equipamentos, ainda é possível modificá-los individualmente, alterando a aparência dos metais, madeiras e couros. É realmente impressionante o que conseguiram fazer com o orçamento limitado e o pequeno número de funcionários no estúdio - no início da produção, eles eram pouco mais de 10.

Por fim, ainda é possível gastar pontos para adquirir perícias, como menos dano recebido por fogo ou quedas. Quando o personagem fica finalmente pronto, a impressão é que você está indo exatamente como se imaginou para a batalha.

Escolha sua guerra

A partir daí, é hora de entrar em ação. São três modos de jogo disponíveis em "Mordhau" até o momento: Frontline, Battle Royale e Horde.

Mordhau Modos de Jogo - Reprodução - Reprodução
Frontline, Battle Royale e Horde são os modos de jogo de Mordhau.
Imagem: Reprodução

O "Frontline" é o clássico modo de captura. Os jogadores são divididos em dois times e precisam capturar pontos do adversário para empurrá-los até a base. São 64 jogadores no máximo, o que deixa o campo caótico e divertido. Os times que tiverem mais coordenação vão levar vantagem sobre os que forem desajeitados para o combate.

O "Battle Royale" você já conhece. Aqui os jogadores vão cair no campo de batalha sem nenhum equipamento e terão que terminar como único sobrevivente no final de tudo. Para quem sempre se perguntou se um Battle Royale como foco em combate corpo a corpo iria funcionar, a resposta é sim.

Já o modo "Horde" coloca os jogadores para defenderem um local de hordas inimigas. Esses inimigos são controlados por inteligência artificial, e é possível ir comprando melhores equipamentos para sobreviver por mais tempo.

Mordhau Votação de Mapa - Reprodução - Reprodução
Após cada partida os jogadores votam no próximo mapa.
Imagem: Reprodução

No momento, temos seis mapas disponíveis, que são bem variados, desde ambientes com neve até desérticos, com diferentes construções, o que torna cada experiência um desafio único.

Cavalos, lanças e barricadas

Mordhau Frontline - Reprodução - Reprodução
No modo "Frontline" os jogadores precisam dominar pontos de interesse
Imagem: Reprodução

No campo de batalha é onde o bicho pega. Em modos de jogo como o Frontline, os duelos são constantes e muitas vezes feitos em desvantagem numérica, com inimigos atacando por todos os lados. O jogador vai depender muito do seu equipamento e habilidades para sobreviver nesse ambiente hostil.

Em duelos individuais, defender no tempo correto, por exemplo, garante um espaço mínimo para contra-atacar, o que muda totalmente o rumo do combate. Chutes e combos podem ser feitos para minar a estamina do adversário e criar aberturas. Além disso, cada arma tem uma variação na forma como pode ser usada. No caso de espadas de duas mãos, o guerreiro pode segurar a arma pela lâmina e atacar com o pomo para remover capacetes.

A movimentação no combate também é importante, com esquivas e principalmente algum tipo de furtividade para conseguir emboscar inimigos. Tudo isso é influenciado pela sua armadura. Soldados com armaduras leves vão ter uma mobilidade maior, enquanto templários totalmente cobertos de aço vão ser difíceis de matar mas contarão com uma mobilidade reduzida.

Em alguns locais do mapa os jogadores poderão encontrar cavalos, que são difíceis de controlar mas podem fazer estrago nas linhas dos inimigos. Quando uma lança for equipada no seu personagem durante a cavalgada, você poderá avançar com ela já pronta para empalar inimigos pela lateral da montaria. A sensação de poder quando se atinge um inimigo dessa forma é única.

Outro ponto importante são as construções. Existem personagens especializados em construir barricadas, reforçar portões e garantir o funcionamento das armas de cerco. Isso cria um campo de batalha imprevisível e divertido. Enquanto guerreiros se esforçam para derrubar os portões, arqueiros em posições elevadas podem fazer a festa.

Localização total em português

Para deixar tudo ainda mais divertido para quem mora no Brasil, o jogo tem um servidor próprio para a América do Sul, o que garante Pings satisfatórios para um jogo que exige bom tempo de reação. Experimentei apenas uma queda do servidor durante o tempo que joguei, mas outros jogadores estão relatando mais problemas, provavelmente nos horários de pico, o que deve ser corrigido nas próximas semanas.

Além disso, a parte de texto do jogo está totalmente localizada em português, o que ajuda muito quem não domina a língua inglesa e precisa entender os diversos atributos de cada arma ou habilidade. Existem vários errinhos de português, principalmente com o plural e algumas frases que ficaram sem tradução, mas nada que atrapalhe muito o entendimento.

"Mordhau" é uma experiência única e muito bem executada, com espaço enorme para conteúdos extras que devem manter os jogadores entretidos por muito tempo ainda. Se você curte batalhas medievais épicas e um sistema de batalha focado na simulação, com complexidade e variações para centenas de horas de prática, "Mordhau" é uma experiência obrigatória.