Topo

O que você precisa saber sobre "Team Sonic Racing"

"Team Sonic Racing" foi lançado para PS4, Xbox One, PC e Switch - Divulgação
"Team Sonic Racing" foi lançado para PS4, Xbox One, PC e Switch Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/05/2019 04h00

Pode parecer estranho, mas os jogos tipo "Mario Kart" do Sonic são os que aproveitam melhor a característica veloz do personagem, e "Team Sonic Racing" (PS4, Xbox One, PC e Switch), lançado nesta terça-feira (21), é mais um exemplo disso.

O jogo foi desenvolvido pelo estúdio inglês Sumo Digital, o mesmo responsável por "Sonic & Sega All-Star Racing" (2010) e o ótimo "Sonic & All-Star Racing Transformed" (2012). Ele, inclusive, usa o mesmo motor gráfico (engine) dos jogos anteriores, mas em uma versão melhorada e bastante modificada para a atual geração.

Fica o Arcade, muda o elenco

"Team Sonic Racing" é um jogo de corrida arcade padrão, com mais de 20 pistas baseadas nos jogos de Sonic e com power ups em trechos da corrida que dão habilidades para o seu corredor. Porém, mesmo com algumas similaridades, "Team Sonic Racing" tem mudanças significativas em relação aos dois jogos de corrida anteriores do ouriço.

Team Sonic Drift - Divulgação - Divulgação
"Team Sonic Racing" é o mais novo jogo de corrida do ouriço
Imagem: Divulgação

Em primeiro lugar, os personagens "Sega All Star" como Samba de Amigo, Ulala ou mesmo Detona Ralph ficaram para trás para dar lugar àqueles que estão só na franquia Sonic mesmo. São 15 bonecos no total, do trio clássico Sonic, Tails e Knuckles, passando por Big the Cat, Shadow, Dr. Eggman e até Omega e Zavok.

Outra grande mudança de "Team Sonic Racing" é o foco maior no modo cooperativo, seja local ou online, e na mecânica de times (daí o nome do jogo) dentro das corridas, que é a jogabilidade mais chamativa.

Um por todos...

No modo principal de "Team Sonic Racing", o "Grand Prix", o jogador faz parte de um time com mais dois personagens, cada um com seu carro, que podem ser controlados pela IA ou por algum amigo online ou local. O objetivo não é cruzar a linha de chegada em primeiro, e sim ganhar pontos como time e ajudar os companheiros, seja compartilhando power ups ou ajudando os camaradas em trechos da pista. O time com maior pontuação ao final de três voltas é quem ganha.

Os personagem também podem ser de três tipos de classes diferentes: Speed, Technique e Power. Cada um possui habilidades e até power ups próprios. Sonic, por exemplo, é do tipo Speed e único que consegue o poder de burst, enquanto Tails é Technique e consegue manobrar melhor o carro, mesmo em curvas fechadas. Já Knuckles é do tipo Power e é mais lento, mas consegue destruir obstáculos na pista mais facilmente.

Como um time, é possível até mesmo usar um poder especial chamado "Ultimate". Quando a barra dessa habilidade é preenchida por completo, um boost de velocidade e invulnerabilidade é dado para todos os membros do time.

Mas atenção: não é possível mudar a classe do personagem. Ou seja, Sonic sempre será do tipo Speed. Já os times podem ser formados por qualquer personagem. Quer um time só com Big the Cat? Vai fundo! Prefere que seu time seja formado só por personagens tipo Technique? Também pode.

Team Sonic Racing corrida - Divulgação - Divulgação
Somente personagens da série "Sonic" estão disponíveis no jogo
Imagem: Divulgação

A exceção fica no modo "Team Adventure", que uma espécie de tutorial com uma mínima história de justificativa para Sonic e amigos estarem em uma competição de carros. Nesse modo, é preciso jogar com um time pré-selecionado de corredores.

Transformações, mas nem tanto

Se você jogou "Transformed" (2012), pode sentir falta das transformações de veículos. Afinal, ir para os trechos aéreos ou aquáticos das pistas dava mais emoção às disputas e quebrava a monotonia.

No novo game, os desenvolvedores decidiram focar em um sistema de personalização de carros mais robusto, em que é possível mudar partes específicas da frente, da traseira e das rodas para melhorar o desempenho. Também há algumas personalizações cosméticas como buzinas, pinturas e vinis.

Team Sonic Racing Customization - Divulgação - Divulgação
Carros podem ser personalizados com novas peças e pinturas
Imagem: Divulgação

Mas será que isso irá ser tão legal quanto começar a corrida no kart e terminar num avião a jato?

O que esperar

De certo modo, "Team Sonic Racing" pode ser comparado com "Overwatch", em que o trabalho em equipe é mais importante. A ideia, no mínimo, parece interessante.

Com uma proposta bem clara visando jogadores casuais e fãs ferrenhos de Sonic, pode ser a escolha perfeita para jogar de galera, principalmente se você já cansou de "Mario Kart".