Topo

Playdate: o novo videogame portátil com cara de "old school"

O portátil Playdate deve ser lançado em 2020, com jogos mais simples em formato de temporadas - Divulgação
O portátil Playdate deve ser lançado em 2020, com jogos mais simples em formato de temporadas Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/05/2019 14h02

Inspirada pelos antigos Game & Watch, da Nintendo, a empresa Panic anunciou um novo videogame portátil chamado Playdate, que deve ser lançado em 2020 por US$ 149. O portátil tem os tradicionais botões A e B, além de um direcional, mas o que chama a atenção logo de cara é sua cor amarela e uma pequena válvula lateral que serve de controle analógico.

As informações iniciais, publicadas pela revista britânica Edge, revelam que o Playdate terá conexão Wi-Fi, conector UBS-C para carregar a bateria, e armazenamento interno de 2GB. O portátil será produzido em parceria da Panic com a empresa de periféricos Teenage Engineering.

Mas e os jogos?

O Playdate terá uma tela de LCD monocromática de 2.7 polegadas, com resolução de 400x240, algo próximo da tela do Game Boy original. A tela, porém, não terá backlight, o que pode ser ruim para jogar durante o dia, mas a empresa garante que reflexos não serão um problema.

Os jogos vão funcionar em sistema de temporadas, tendo início com 12 títulos criados especialmente para o portátil. A cada semana depois do lançamento, um novo game vai ser baixado pelo portátil. Qual jogo será? Ninguém vai saber até jogar, de fato.

Playdate - Interna - Divulgação - Divulgação
Playdate terá tela de LCD monocromática de 2.7 polegadas, com resolução de 400x240
Imagem: Divulgação

O primeiro jogo revelado é "Crankin's Time Travel Adventure", feito pelo criado de "Katamari Damacy", Keita Takahashi. O jogo é bem simples: você usa a válvula para controlar o tempo e a movimentação do personagem.

De acordo com a empresa, os games para o Playdate terão essa caraterística de serem simples e rápidos de jogar, e não necessariamente serão obrigados a usar o controle-válvula. Outros nomes que estão criando games para o portátil são Bennett Foddy ("Getting Over It with Bennet Foddy") e Zach Gage ("SpellTower").

Até então, a Panic era mais conhecida por desenvolver aplicativos para iOS e por ser a publicadora de "Firewatch", do estúdio Campo Santo. Com Playdate, a empresa pretende entrar no mercado de hardware de games de forma experimental. Por isso, Playdate terá número limitado de unidades quando for lançado no início de 2020.