UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

08/02/2011 - 08h55

Inspirado em clássicos de plataforma, "Talbot's Odyssey" é jogo brasileiro para PC

ANDRÉ FORTE
Colaboração para o UOL

Divulgação

Tela inicial de "Talbot's Odyssey", produção para PC do estúdio Miniboss

Tela inicial de "Talbot's Odyssey", produção para PC do estúdio Miniboss

Em meio a uma avalanche de bons projetos de games em produção no Brasil, como o recém anunciado remake de "Kid Chameleon", os jogadores brasileiros terão a oportunidade de prestigiar mais um título 100% tupiniquim.

Produzido pelo estúdio Miniboss, "Talbot's Odyssey" é, de acordo com o designer Pedro Medeiros, um jogo inspirado em games clássicos de plataforma da década de 90, mas repleto de armadilhas similares às de "Limbo" (do Xbox 360) e direção artística sombria e influenciada por obras de Tim Burton. Formado em julho de 2010, o estúdio conta com uma equipe de cinco pessoas - Pedro, Amora, Rafa Miranda e Ne Sasaki.

Medeiros não cita, mas a forma como a trama de "Talbot's Odyssey" se desenrola lembra muito os pinguins malucos de "Prinny", do PSP, em que piadas e humor negro ditam o ritmo das cenas que antecedem a ação.

A história apresenta o Lorde do Mal Pakku, que está com muita fome e decide fazer um ensopado. Ele envia o servo Talbot para ir buscar os ingredientes nos lugares mais improváveis, como o Templo das Armadilhas ou a Torre do Desespero. Talbot, o heroi, é desengonçado, lento e pequeno, mas sabe voar, e conta com a ajuda de um vendedor muito misterioso. O objetivo de Talbot é encontrar todos os ingredientes em cada fase, que são coisas nem um pouco tradicionais, como "alma cristalizada" ou "bife de unicórnio".

Produzido "às pressas" para competir no concurso Senac eGames de 2010, o jogo acabou vencendo a premiação e está atualmente em fase beta, sendo totalmente refeito e ganhando novos cenários. "O Talbot's Odyssey não foi feito pra ser um super jogo, com gráficos incríveis e gameplay nunca vistos antes. Ele é um joguinho simples, feito por três pessoas que amam arte e jogos, e a gente só espera que as pessoas entendam isso e sintam a nostalgia que quisemos passar", explica.

Apesar de a versão final de "Talbot's Odyseey" ainda não ter data certa para ser lançada, o beta do jogo já está disponível para download gratuito através deste link. Para saber mais sobre o projeto, visite o blog do Miniboss.

Enquanto o jogo final não chega, batemos um papo com Pedro Medeiros, também conhecido como "Santo", que explica que o andamento do desenvolvimento e dá mais detalhes sobre o jogo:

UOL: Antes de "Talbot's Odyssey", vocês criaram "Six Feet Over", um jogo bem simples e de visual retrô. Já "Talbot's" passa a impressão de uma produção mais ousada. Vocês consideram assim? Como foi a ideia de modificar o estilo artístico em relação a primeira imagem divulgada pelo blog?
Medeiros:
O Six Feet Over ficou bem simples porque a gente estava apenas testando o motor gráfico, o Construct. Fizemos todos os cenários no própria engine, uma animação bem improvisada dos personagens e baixamos as músicas num site royalty-free.

Em seguida, começamos a planejar um "jogo de verdade" e fizemos um pequeno labirinto em pixel art com o Talbot como teste. Quando ficamos sabendo do concurso do Senac (eGames 2010), decidimos transformar esse pequeno teste num jogo mesmo, para podermos participar. A ideia de modificar o estilo artístico em relação àquela primeira imagem foi exatamente porque o Talbot estava deixando de ser só um teste pra virar um joguinho de verdade.

UOL: Como será a mecânica de "Talbot's Odyssey"?
Medeiros:
Nós escolhemos fazer um jogo de plataforma 2D, parecido com os que jogávamos na década de 90, mas queríamos que ele fosse um pouco diferente dos demais. Por exemplo, ao invés de termos um personagem que anda, pula e enfrenta inimigos, nós decidimos fazer um que sabe voar e é praticamente indefeso. Os puzzles envolvem apertar botões, empurrar caixas e desviar de armadilhas.

Veja como funciona o "Talbot's Odyssey"


UOL: Vocês tiveram influência artística de outros jogos, como "Limbo", "Braid" ou até, mais antigos, tal qual "Abe's Oddysee"?
Medeiros:
Com certeza fomos procurar referências nesses jogos, sim! E em muitos outros, como "Zelda", "Super Metroid" e "Castlevania". Não sei dizer qual se parece mais com o "Talbot's", já que a maioria envolve andar, pular em plataformas e bater em inimigos. Talvez "Limbo", por causa das armadilhas! Mas foram só referência mesmo, a influência artística veio de outros lugares. Eu e a Amora desenhamos desde crianças e gostamos muito desse lado meio "sombrio" das coisas. Sempre fui muito influenciado pelo H. R. Giger, Tim Burton, Adam Hughes, entre outros.

UOL: Como está o processo de desenvolvimento do jogo?
Medeiros: O processo está sendo meio lento, mas nunca para. Trabalhamos todos os dias no jogo, eu e a Amora com a parte da arte visual e programação, o Rafa com as músicas e a Ne com outras coisas envolvendo a administração do estúdio.

O jogo começou sendo feito um pouco às pressas, por causa do concurso do Senac. Ficamos em primeiro lugar, e isso deu um "boost" na produção! Ficamos super animados. Após isso, revisamos cada fase, cada mecânica, e ele foi sendo todo refeito com bem mais cuidado. Como uma das regras do eGames era a de que o jogo fosse produzido por apenas três pessoas, então só após o final do concurso resolvemos procurar ajuda de mais profissionais. Agora temos amigos ajudando com artes conceituais, programação e revisão de texto.

A beta que acabamos de disponibilizar para download tem apenas cinco fases, mas estamos trabalhando nas próximas demonstrações. Já a versão completa do jogo terá, no mínimo, doze estágios. Também terá, é claro, muito mais músicas - o Rafa compõe uma especialmente para cada fase - e vários extras que o jogador vai abrindo conforme joga, fora todos os ajustes no menu e no jogo em geral. Também queremos colocar mais itens legais para o vendedor oferecer, e talvez um MiniBoss!

Divulgação
"Talbot's Odyssey" adota a clássica mecânica de aventura plataforma em 2D


UOL: Para quais plataformas e em que formatos o game estará disponível?
Medeiros:
Por enquanto, só PC mesmo. Infelizmente o motor gráfico que estamos usando (Construct) não exporta para outras plataformas. Só poderíamos lançar para outros sistemas se programássemos o jogo todo novamente, do zero. É algo que queremos muito, mas só daqui a um tempo.

O "Talbot's" estará disponível apenas para download e não será vendido em lojas. Ainda não temos uma previsão de lançamento da versão completa, porque isso depende de muitas coisas. Não sabemos se a equipe vai aumentar, se teremos algum tipo de investimento, então é difícil estabelecer um prazo.

Preço também, ainda estamos discutindo. Por enquanto, essa versão beta vai ficar disponível de graça. Depois, cobraremos um valor (com certeza baixo) de pré-venda, ou seja, a pessoa compra a versão beta mas já tem a versão completa automaticamente, mesmo ela não tendo saído ainda. E outras versões vão saindo, com mais fases e novas funcionalidades, sempre aumentando um pouco o preço, até chegar na final. A venda do jogo provavelmente será feita pelo Desura.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host