UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

14/08/2007 - 13h56
Jogos para X360 podem usar obrigatoriamente disco rígido

da Redação

Divulgação

Nov apolítica da Microsoft abre caminho para os MMOs

Nov apolítica da Microsoft abre caminho para os MMOs

Até agora, a política da Microsoft é a de que todos os jogos devem rodar sem precisar usar o disco rígido, já que esse acessório, apesar de comum, não está presente em todas as unidades do Xbox 360 (o pacote Core não traz o dispositivo).

No entanto, os MMO (sigla em inglês para os jogos online sem limite de jogadores, como "World of Warcraft"), podem optar por serem títulos que usem obrigatoriamente o dispositivo de armazenamento.

No entanto, devem informar previamente um tamanho fixo, mesmo que todo esse espaço não seja utilizado desde o início. As produtoras podem usar quanto de espaço quiserem, mas a Microsoft avisa que, se for muito grande, certamente limitará a base de usuários.

As empresas podem extrapolar o limite inicial, mas devem assegurar que os conteúdos adicionais rodem dentro desse limite, ainda que tenha que depreciar a qualidade, colocando texturas e modelos de menor resolução, limitar as localidades que podem ser visitadas ou enviar dados diretamente do servidor, o que deixa os "loadings" mais lentos.

Os MMOs podem cobrar a parte pelo serviço. Ou seja, um usuário Ouro, por exemplo, teria que arcar com a assinatura da Xbox Live e do jogo em si. Quem tem uma assinatura Prata, gratuita, precisa pagar apenas pelo game.

Apesar de anunciar essa política somente agora, durante o evento Gamefest, patrocinado pela própria Microsoft, a companhia já havia aberto uma exceção para "Final Fantasy XI", MMO da Square Enix que usa obrigatoriamente o disco rígido.