UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Animal Crossing: City Folk

19/01/2009

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Faça amigos com o Wii Speak
No auge da popularidade dos chamados games casuais, a Nintendo até que demorou para trazer ao Wii um novo "Animal Crossing", afinal trata-se de sua franquia que mais se encaixa neste conceito. A exemplo de jogos como "The Sims", o título não tem um objetivo específico que leva até um desejado final, se apresentando como uma mistura de coletânea de minigames e caçada a itens que simula um cotidiano fantasioso. Só resta saber se, com o ritmo implacável da vida real, as pessoas têm tempo ou disposição para se dedicar também a vida virtual, ainda que bem mais florida e fofinha.

Começando do zero

Apesar da demora "Animal Crossing: City Folk" não parece exatamente um capítulo inédito da série, funcionando como uma versão ampliada de "Animal Crossing: Wild World", lançado para Nintendo DS em 2005. A proximidade entre os títulos é tão grande que há, logo no início do jogo, a possibilidade de importar seu personagem do portátil para o novo game e desbloquear alguns itens inéditos.

Mesmo com tal facilidade, o interessante mesmo é começar do zero para observar a evolução de seu avatar. Você começa dentro de um ônibus para a sua nova cidade e deve responder a algumas perguntinhas básicas para que o jogo se calibre. Um bom exemplo é manter a hora do console certinha, já que vários eventos no mundo de "Animal Crossing" funcionam com horário marcado em tempo real - novos personagens podem dar as caras em horários ou dias específicos da semana e eventos como o Natal, Páscoa ou o Halloween ganham versões próprias dentro do game, criando momentos de expectativa.

Novas atrações na cidade
Já na cidade, somos apresentados a Tom Nook, que controla boa parte do local e ajuda os novos moradores a se estabelecerem. Assim você acaba escolhendo sua casa e recebe tarefas para arrecadar dinheiro - aqui chamado de Bell - para pagar Tom de volta e ainda comprar bugigangas para enfeitar seu novo lar. É onde mora a essência do título, proporcionando minigames de pesca, jardinagem ou de logística para que você possa manter as engrenagens girando.

Novidades no Wii

Claro que algumas mudanças foram implementadas para a versão do Wii, como o uso do sensor de movimento nos tais minigames, presente nos movimentos da vara de pesca por exemplo, ou suporte ao microfone WiiSpeak. Os gráficos ganharam bons retoques, deixando tudo mais limpo e estável do que nas edições anteriores para outras plataformas, com muitas cores e pequenos detalhes, como o envelhecimento do terreno e de outros elementos do cenário. Há suporte também para telas widescreen, que acabam realçando positivamente o visual alegre do título.

O mais importante, porém, é o suporte online. Ainda que o sistema de códigos seja pouco intuitivo - você precisa cadastrar seus amigos no jogo e eles devem fazer o mesmo para que vocês se "encontrem" - a conexão funciona bem depois de estabelecida, fundindo o mundo criado pelos usuários.

A interação é tão interessante que texturas de roupas customizadas, alguns itens e o comportamento de seus vizinhos, por exemplo, acabam se espalhando pelas vilas de seus parceiros de jogo. Assim a experiência se torna bem mais envolvente e interessante, despertando a curiosidade em torno de tal aproximação e quais outras surpresas a equipe de desenvolvedores criaram.

Dia e noite com amigos
O aspecto multiplayer é justamente o que parece salvar "Animal Crossing: City Folk" de um marasmo inevitável, afinal, é essa fusão que injeta sangue novo em seu cotidiano, que mesmo colorido e cheio de liberdades, ainda se torna repetitivo e mecânico com o passar dos dias. É evidente que esta foi uma grande preocupação dos designers e daí também parece ter surgido a idéia da tal cidade indicada pelo subtítulo, que disponibiliza a qualquer instante personagens e itens que antes só apareciam em horários bem específicos. Desta forma o jogador casual não precisa se tornar escravo do relógio para encontrar novos mimos ou brincadeiras para viver sua vida de mentirinha - já deve bastar o que ocorre na vida real.

CONSIDERAÇÕES

"Animal Crossing: City Folk" parece uma versão maior e mais bonita de "Animal Crossing: Wild World", de DS, sem grandes mudanças estruturais ou novidades empolgantes. Para os fãs da franquia não deve ser problema, uma vez que o suporte online é consistente e a criação de comunidades se torna um ponto forte extremamente atraente. Já os novatos devem se aproximar com certa cautela, tendo em mente de que se trata de um jogo diferenciado, de gosto adquirido, sem grandes ambições ou objetivos, que pode se tornar extremamente monótono em pouco tempo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Animal Crossing: City Folk (Wii)

    118 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 16/11/2008
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-4 jogadores, multiplayer online; Wii Speak, cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host