UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Castlevania Judgment

04/12/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Há alguns jogos clássicos da década de 80 que nunca conseguiram migrar definitivamente para o 3D, como "Contra", "Megaman" ou "Castlevania", ainda que algumas tentativas tenham sido bem intencionadas. Esta última então parece sofrer mais resistência dos fãs graças aos excelentes jogos no tradicional 2D que continuam a sair para os portáteis na Nintendo como "Dawn of Sorrow" e o recente "Order of Ecclesia".

Trevor versus Simon
Corajosa então foi a atitude da Konami e a equipe comandada por Koji Igarashi em continuar tentando a exploração do mundo dos polígonos. Ousada, na realidade, por resolver migrar ação para os controles sensíveis a movimento do Wii e, ainda por cima, colocar célebres personagens da série em um jogo de luta que lembra em alguns momentos a franquia "SoulCalibur", da Namco-Bandai. A idéia para os puristas, claro, pareceu péssima, mas acabou resultando em uma bela homenagem à mitologia de "Castlevania" e uma mudança de ares bastante curiosa.

Lutando com lendas

O modo história deixa bem claro que o time de Igarashi quis pegar pesado e coloca à disposição Simon Belmont e Alucard, duas das figuras mais conhecidas da franquia, como protagonistas imediatos. O herói dos primeiros "Castlevania" utiliza uma série de golpes espalhafatosos com seu famoso chicote, o "Vampire Killer", enquanto o filho de Drácula utiliza magias como principal instrumento para destruir seus inimigos. A diferença entre os dois é tão grande, tanto em aparência quanto em funcionamento, que revela o esforço que os produtores tiveram em tornar todos os personagens únicos, respeitando suas histórias e características.

Fãs de longa data com certeza se emocionarão ao perceber isso, principalmente depois de descobrir que outras grandes figuras estão presentes no jogo. Heróis como Trevor Belmont, de "Dracula's Curse" ou Eric Lecarde, de "Bloodlines" e "Portrait of Ruin", assim como vilões obrigatórios como o próprio Drácula e a onipresente Morte. Todos bastante distintos, com uniformes variados e estilos próprios - alguns são lutadores de alto impacto com menor mobilidade, outros apelam basicamente para magias e escapadas, enquanto no meio disso há híbridos que equilibram tais aspectos de formas diferentes.

Briga de vampiros
Os controles também ajudam nesta diferenciação, uma vez que são necessárias apenas algumas combinações para realizar os especiais, ainda que o efeito deles mude totalmente, em intensidade e distância, de personagem para personagem. Utilizando a combinação Wii Remote e Nunchuck, você se movimenta com o direcional analógico e defende com o botão Z, enquanto golpeia balançando o acessório - para realizar ataques especiais, tais movimentos devem ser realizados com o botão A ou B pressionados. Não é o esquema mais confortável do mundo para um jogo de luta, principalmente quando se torna necessário carregar alguns golpes durante defesas ou em pulos, mas é possível minimizar tal estranheza ao plugar um controle de Gamecube ou o Classic Controller.

Explorando a mitologia

Com um excelente time de lutadores, a equipe de Igarashi também fez questão de desenvolver cenários adequados, que evocam o espírito dos mais de 20 anos da série. Há muitos detalhes nas arenas, que vão desde navios a cemitérios, com direito a objetos destrutíveis que escondem itens, mais ou menos como na antiga série "Power Stone", da Capcom.

Os gráficos também são de boa qualidade, especialmente para os padrões do Wii, com suporte a telas widescreen e scan progressivo. Como dito anteriormente, os personagens são muito bem detalhados, com um estilo único para cada, e ainda há a opção de customizá-los ao habilitar acessórios em outros modos de jogo. Todos contam com algumas falas gravadas e trazem temas clássicos da franquia, remixados especialmente para o novo título.

Magias e golpes especiais
Além da história, "Castlevania Judgment" conta com um modo Arcade, voltado direto para as lutas, assim como outros manjados como Versus, Survival e um tutorial. Em uma abordagem que lembra a de "Soulcalibur IV", há um modo chamado Castle, dividido em fases com vários inimigos que devem ser derrotados seguindo regras específicas e que garantem acessórios citados anteriormente. Para fechar ainda há um modo multiplayer online e a conexão com o DS, que também ajuda a desbloquear algumas surpresas.

CONSIDERAÇÕES

"Castlevania Judgment" é uma grande ironia. Foi criado para agradar os antigos fãs da série, afinal o título reúne alguns de seus personagens mais famosos da saga com referências que só mesmo seguidores irão entender, mas seu público-alvo é o que mais deve reclamar das mudanças para o 3D e para o foco nas lutas. Mas, uma vez caída a barreira do preconceito, há conteúdo bastante envolvente para ser descoberto, com combates bem equilibrados realizados por lutadores de grande personalidade. Os controles poderiam ser melhores (o que é fundamental em um jogo do estilo), assim como o pacote poderia contar com mais oponentes e estágios, mas não é nem de longe o fracasso que os puristas fanáticos gostariam que fosse.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Castlevania Judgment (Wii)

    81 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Konami
    Lançamento: 18/11/2008
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-2 jogadores, multiplayer online, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host