UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Donkey Kong Barrel Blast

24/10/2007

THÉO AZEVEDO
Da Redação
O principal atributo do Wii, o potencial para conquistar os jogadores casuais, pode se transformar em uma perigosa armadilha, quando se parte do princípio que o extenso e variado público do console "engole" qualquer coisa. É o que acontece com "Donkey Kong Barrel Blast", uma experiência superficial e mal-adaptada para o console, com a agravante de ser ambientada no universo de um personagem tradicional e querido. Nem o carisma do macaco salva o jogo do fracasso.

Macacos me mordam

No script original, "Donkey Kong Barrel Blast" era para ter sido lançado no GameCube, aproveitando o acessório que imita um par de bongôs. Porém, assim como "Super Paper Mario", o jogo foi "herdado" pelo Wii e, conseqüentemente, teve seus controles adaptados. Trata-se de uma corrida aérea, com o Donkey Kong e sua turma, equipados com uma espécie de "bongô-foguete".

Para acelerar, é preciso chacoalhar o Wii-Remote e o Nunchuk alternadamente; uma vez conseguida a velocidade máxima, que é ridiculamente devagar, o movimento não é mais necessário. Para virar à direita, chacoalhe o Wii Remote e, para esquerda, o Nunchuk. Levar ambos para cima faz o personagem pular. Quem conhece o acessório do GameCube, provavelmente consegue visualizar como seria o esquema no console - e, ainda assim, não parece muito divertido.

É comum o jogo interpretar de forma errônea os movimentos: chacoalhar o Wii Remote e o Nunchuk para acelerar, por exemplo, por vezes é interpretado como um pulo, o que traz prejuízo na pista, já que todas elas estão repletas de obstáculos e, ao colidir com um deles, é preciso obter a velocidade máxima novamente. Como os adversários controlados pelo CPU não estão sujeitos ao mesmo transtorno - e, de quebra, como acontecia em edições anteriores de "Mario Kart", nunca se distanciam muito quando você está na liderança -, vencer não é uma tarefa tão fácil.

Nem a atmosfera de "Donkey Kong", nas pistas ambientadas em cenários conhecidos e na aparição de personagens famosos, dentre outras referências, conseguem fazer "Barrel Blast" levantar vôo, com o perdão no trocadilho. Afinal, o jogo não passa de um clone ruim de "Mario Kart".

Banana pra você

O que ajuda "Donkey Kong Barrel Blast" a ter alguma sobrevida são os divertidos combos, chamados Wild Moves. Funciona assim: ao coletar 50 bananas, é possível usar uma espécie de turbo, para ganhar alguns segundos de alta velocidade e, caso você atinja um obstáculo destrutível, como um barril ou um inimigo, o efeito é estendido, embora não muito. Tais movimentos são essenciais para garantir bons resultados nas pistas, mais até que os itens de utilidades diversas, guardados em balões pelo caminho.

O conteúdo é razoável, começando com o Jungle Grand Prix, que se desdobra em uma série de "copas", e passa pelo Candy's Challenge, que consiste em desafios específicos que devem ser realizados, além dos habituais Free Run, Time Trial e do tutorial. O multijogador, por sua vez, suporta até quatro participantes. O problema é que o jogo é tão desestimulante que dificilmente você vai querer conferir tanta coisa, com exceção do multijogador - afinal, "sofrer" junto é, no mínimo, reconfortante.

O design das pistas não é dos mais inspirados e, novamente, não ajuda em nada a baixa sensação de velocidade. Simplesmente não combina a idéia de dois foguetes como um "jetpack" e a velocidade exigida nos comandos através do Wii Remote e do Nunchuk, para fazer os comandos, com um personagem que parece se locomover a 15 quilômetros por hora.

Os gráficos, ao que parece, também pararam na era do GameCube. Não que sejam ruins, mas falta inspiração, esforço para se fazer diferente, ao menos em algum aspecto. As animações são bacanas, as texturas estão ok e a apresentação tem lá seus méritos, mas não parece difícil ir além.

CONSIDERAÇÕES

Donkey Kong e seus fãs mereciam mais. A idéia por trás de "Barrel Blast" deveria ter sido implementada tal qual o plano original - no GameCube, com os bongôs, e olhe lá. No Wii, os controles não correspondem em um nível satisfatório. Como se não bastasse, falta ao jogo sensação de velocidade e, principalmente, inspiração de uma maneira geral. Como está, não passa de uma cópia mal-feita de "Mario Kart", publicada sob o selo da Nintendo. Não pague este mico.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Donkey Kong Barrel Blast (Wii)

    37 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 08/10/2007
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória
    Outras plataformas: GC
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host