UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

GoldenEye 007

22/11/2010

CLAUDIO PRANDONI
Da Redação
Em 1997 o Nintendo 64 surpreendeu com "Goldeneye 007", ousada produção da Rare, estúdio até então famoso apenas pela série "Donkey Kong Country", que conseguiu apresentar uma excelente experiência de tiro com visão em primeira pessoa.

Veja a abertura do jogo
Mais do que isso, o game estrelado pelo espião James Bond era também uma excelente adaptação do filme de mesmo nome e ainda trouxe um modo multiplayer criativo e empolgante. Mais tarde, todos estes elementos serviram de base para "Perfect Dark", também para o Nintendo 64.

Contudo, no caso deste novo "Goldeneye 007", apenas o sucesso é utilizado como referência. Ainda que possa parecer uma produção caça-níqueis, que busca apenas se valer do êxito do passado para vender, o game da Activision surpreende e se firma não apenas como um dos melhores de tiro para o Wii, mas também dos mais bacanas protagonizados pelo agente secreto preferido da rainha da Inglaterra.

Novo e melhorado

Assim como o jogo do Nintendo 64, o roteiro deste "Goldeneye" é baseado no filme de 1995 estrelado por Pierce Brosnan - mas aqui o antigo 007 é trocado pelo atual, o ator Daniel Craig. Isso propicia algumas mudanças, já que o novo título traz fases em locais que o Nintendo 64 não aproveitou e vice-versa - cenas muito aproveitadas no videogame da Big N aqui às vezes não ganham lá tanto destaque.

Daniel Craig volta como espião 007
"Goldeneye 007" capricha também muito em vários outros quesitos. O visual é dos mais elaborados do Wii, driblando com inteligência limitações do videogame. Por exemplo, certa missão acontece em uma boate em Barcelona. Para passar a sensação de lugar lotado, há varios sprites em 2D de pessoas dançando (mais ou menos, como era em "Duke Nukem 3D", lembra?) e em partes do lugar com multidão a câmera balança de forma diferente. Animações são competentes, assim como modelagem e efeitos de luz e partículas, usados de vez em quando, mas em momentos marcantes.

Alta qualidade é característica forte também dos controles. O esquema é versátil e permite tanto jogar com a combinação Wii Remote e Nunchuk, controle clássico ou até o joystick de GameCube. A primeira opção permite movimentação mais ágil da mira, enquanto as outras cansam menos a mão (já que não é necessário apontar para a tela) e ainda trazem uma dose extra de nostalgia. Todas funcionam muito bem e ainda contam com opções adicionais, como mira semi-automática e até ajuste na sensibilidade e velocidade dos controles.

O modo multiplayer não deixa por menos e bate de frente com o legado clássico do Nintendo 64. Como antigamente, até quatro pessoas podem jogar no mesmo console em tela dividida em uma ampla variedade de modos, mas o novo "Goldeneye" permite também disputas online. O Wii não é exatamente uma plataforma boa para games online, mas "007" mostra a competência da Activision e a galera da Eurocom até neste ponto, oferecendo uma experiência simples e eficiente. A busca por outros jogadores é a rápida e a conexão estável - nos testes feitos não aconteceram lags. Em troca, é tudo bem simples mesmo, dispensando regalias vistas em outras máquinas, como conversa por voz - algo que, curiosamente, "Call of Duty: Black Ops", também da Activision, apresenta no Wii.

A campanha principal apresenta uma duração razoável, com mais de 10 horas para terminar e uma variedade de estilos, tal qual no antigo "Goldeneye". Há momentos em que é necessário ser sorrateiro, enquanto outros exigem que Bond seja praticamente um Rambo, atirando em tudo e todos que se movem. Volta e meia há também trechos com veículos e até Quick Time Events (QTE, partes em que se deve apertar botões determinados no momento certo), que ajudam a manter a experiência fresca e variada.

Modo multiplayer em ação
Por fim, "007" ainda faz bonito ao desafiar o jogador a terminar as fases em tempos bem desafiantes, que para serem batidos exigem bastante dedicação, habilidade e conhecimento do cenário. Isso amplia bastante a vida útil do game, assim como a possibilidade de ativar truques (os clássicos Cheat Codes).

No final das contas, "Goldeneye 007" é um game feito sob medida para o Wii, aproveitando bem suas qualidades e escapando de alguma maneira de suas limitações. De fato, a qualidade é tamanha que levanta a dúvida: imagine se uma versão fosse feita também para os consoles de alta definição.

CONSIDERAÇÕES

Quando anunciado, "Goldeneye 007" parecia apenas uma produção picareta, que buscava se apoiar no sucesso do clássico do Nintendo 64 para vender. Contudo, a Activision demonstra uma competência impressionante e exemplar, criando um jogo de tiro em primeira pessoa de alta qualidade para o Wii, com controles precisos e versáteis, gráficos elaborados e uma campanha robusta, empolgante e cheia de personalidade. Até mesmo o multiplayer com modo online funciona muito bem.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    GoldenEye 007 (Wii)

    5 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Eurocom
    Lançamento: 02/11/2010
    Distribuidora: Activision
    Suporte: 1-4 jogadores, multiplayer online, cartão de memória
    Outras plataformas: DS
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host