UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

The House of the Dead: Overkill

13/02/2009

CLAUDIO PRANDONI
Colaboração para o UOL
Desde a revelação do Wii Remote, lá na já distante Tokyo Game Show de 2005, ficou claro que o Wii é um videogame perfeito para jogos de tiro ao estilo pistola de luz, gênero imortalizado por clássicos como "Virtua Cop", "Time Crisis" e a série "The House of the Dead".

A própria Nintendo apóia a idéia, com o acessório WiiZapper e o game "Link's Crossbow Training", outras empresas já se aventuraram no gênero, como a Capcom com "Resident Evil: Umbrella Chronicles", e notavelmente a Sega, com "Ghost Squad" e a compilação "The House of the Dead 2 & 3 Return".

Agora a empresa ataca novamente com este ousado "The House of the Dead: Overkill", game exclusivo para Wii que busca inspiração, melhor dizendo, se esbalda no culto a filmes de terror trash, os chamados filmes B.

Controles simples

Trailer de Lançamento
Em essência, Overkill é o mesmo bom e velho "The House of the Dead" com o qual estamos acostumados. Aqui são sete fases, cada uma em um cenário diverso, e o objetivo é detonar dezenas de zumbis famintos que aparecem pela frente. Aponte o Wii Remote para a tela, atire com o B e recarregue apertando o botão A ou simplesmente chacoalhando o controle. Simples assim.

Conforme se avança aparecem pelo caminho reféns para salvar e itens os quais se consegue atirando neles, a exemplo de energia, objetos colecionáveis (que liberam conteúdo extra) e um novo artefato que deixa tudo em câmera lenta durante um breve período. Tudo como manda a tradição dos fliperamas com pistola de luz.

Novidades existem, todavia sutis e pouco influentes durante os tiroteios. O jogo possui um contador de combos, que aumenta conforme se acerta tiros em seguida nos zumbis, sem errar. A adição mais significante é a possibilidade de mover a visão da tela. Permanece o movimento pré-determinado - sobre trilhos, como se costuma dizer - mas durante o percurso pode-se olhar ao redor movendo a mira, ampliando assim o campo de ação.

Como é de se esperar, existe modo cooperativo para duas pessoas simultaneamente. Além disso, há também uma curiosa opção secreta em que dois jogadores controlam apenas um personagem, minigames ligeiros para até quatro pessoas e conteúdo extra para visualizar, tal qual artes conceituais, vídeos e outras atrações.

Podridão hardcore

Zumbis estão de volta
O diferencial fica por conta da roupagem. A inspiração são os filmes de terror dos mais podres e isso implica em uma história repleta de violência exagerada, diálogos canastrões recheados de palavrões, personagens estereotipizados e outras características notórias de longa-metragens deste tipo. Até preconceito e mal trato a deficientes físicos aparece aqui, tudo em tom de humor, mas que ainda pode incomodar.

Até aí, pode-se dizer que é uma questão de estilo, muito como acontece em "No More Heroes", no qual por opção do diretor Suda 51 a violência é exacerbada e as conversas cheias de clichês. Porém, tal opção acaba por mascarar uma falta de capricho verdadeira em certos aspectos. O visual é dos mais simplórios vistos no Wii, apresentando modelos tridimensionais apenas medianos, sem muitos detalhes, e com animações medíocres. Complementado, as texturas são de pouca diversidade e menos ainda definição, deixando aquele chato aspecto de borrado.

O único ponto aqui digno de certa consideração é o filtro gráfico aplicado, que simula um filme antigo. Nada mais.

CONSIDERAÇÕES

Competente em tudo aquilo que se exige de um jogo de tiro com pistola de luz, "The House of the Dead: Overkill" se destaca no segmento por apresentar uma personalidade forte, regada a inúmeras referências e paradigmas dos filmes de terror trash. Fãs do gênero irão se deliciar e aproveitar bem, graças aos controles simples e rápidos de aprender, ao passo que jogadores exigentes devem torcer o nariz, mas ainda assim relevar as muitas falhas técnicas (propositais ou não) graças à diversão rápida e suja propiciada. Cuidado apenas se seu estômago não for lá muito resistente às podridões citadas: elas são parte integrante da experiência que é "Overkill" e podem acabar desagradando e até enojando.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    The House of the Dead: Overkill (Wii)

    50 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Headstrong Games
    Lançamento: 10/02/2009
    Distribuidora: Sega
    Suporte: 1-4 jogadores, Wii Zapper
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host