UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Final Fantasy Crystal Chronicles: My Life as a King

23/05/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
O Wii é um console que parece estar tão focado nos chamados jogos casuais que até franquias tradicionais, longe de serem de rápido consumo, estão ganhando versões nestes moldes. Com a estréia do serviço de venda de jogos inéditos por download no Wii, o Wiiware, a Square Enix transformou radicalmente a mecânica de sua tradicional série de RPGs "Final Fantasy" para algo totalmente inesperado. Agora temos em mãos uma espécie de simulador de gerenciamento de cidades, explorando novamente o universo paralelo apresentado pela grife "Crystal Chronicles", com foco nos jogadores mais jovens.

Brincando de jogar "Final Fantasy"

O protagonista do jogo é o pequeno Rei Leo que, inexperiente, precisa da ajuda de sua assistente Chime e de seu cavaleiro Hugh Yurg para reconstruir o reino de seu pai. Com um poder chamado de Architek, dado por um cristal mágico, é possível realizar construções em loteamentos vazios dentro do castelo.

Magia em prol da construção
Você começa construindo casas, que trazem logo alguns moradores junto, até que é informado que não possui mais "elementites", itens que servem como combustível para os poderes do cristal. E é aí que você percebe que "My Life as a King" é um "Final Fantasy" passivo - você não vai à luta para conseguir o que precisa e acaba mandando outros fazerem isto por você. É algo até lógico para o papel de um monarca, mas cá entre nós, não é lá muito emocionante.

Logo vão surgindo candidatos para realizar o trabalho sujo. Você então nomeia estes voluntários para se tornarem exploradores e passa a aguardar seu retorno, com prêmios e informações importantes para desenvolver o reino. Com o tempo, eles vão ganhando experiência e subindo de nível, até que alguns se tornam capazes de exercer profissões bem conhecidas dos fãs da franquia. Com o desenvolvimento do seu castelo, novas opções de construções também surgem, aumentando um pouco o seu leque de possibilidades.

Conteúdo pago

Todas as ações são limitadas por dia, o que faz com que seja necessário ir até o castelo para dormir. Durante este processo, são apresentados trechos que desenvolvem a história e contam mais do passado dos personagens, o que funciona de uma maneira interessante e bem amarrada. Apesar de não surgirem muitas surpresas e a ação do jogo logo ficar repetitiva, essas interrupções conseguem segurar o interesse, criando momentos de expectativa.

Cidade triste e vazia
É estranho que um jogo sem os elementos de exploração da franquia e com ações repetitivas, como a de construir os mesmos prédios e falar com as mesmas pessoas, acabe funcionando. Talvez seja um pouco da mágica da Square Enix em ação, que misteriosamente conseguiu criar jogo tão cativante com tão pouco, apresentando tudo ainda com gráficos simples e estilizados, que sem muita riqueza de detalhes, conseguem ser bastante agradáveis.

Se a empresa tem o mérito de realizar tal façanha, ela também merece algumas críticas. O jogo é um dos mais caros disponíveis (1500 Wii Points, ou US$ 15) e muito do conteúdo criado deve ser comprado por fora. A impressão que temos é que a produtora fez um jogo completo e o despedaçou para ganhar mais vendendo-o aos poucos. Há desde roupas extras a novas construções, com preços que variam de 100 a absurdos 800 Wii Points. Somando tudo, para ter o conteúdo completo, você tem que desembolsar mais de US$ 40, um valor altíssimo para o que deveria ser um simples jogo distribuído por download, independente das ambições do projeto.

CONSIDERAÇÕES

Mesmo com ações limitadas e um pouco repetitivas, "My Life as a King" é uma interessante variação do universo de "Crystal Chronicles". Com personagens simpáticos e uma narrativa de qualidade, a Square Enix conseguiu prender a atenção sem fazer muito esforço. Pena que ela parece ter notado isso, nos forçando a comprar conteúdo extra para que tenhamos a sensação de estar explorando o jogo completo, o que é decepcionante.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Final Fantasy Crystal Chronicles: The Little King (Wii)

    98 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Square Enix
    Lançamento: 12/05/2008
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: Cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host