UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Wii Fit

06/06/2008

THÉO AZEVEDO
Da Redação
Logo após subir na Balance Board, ler uma pequena explanação sobre a importância de uma postura corporal adequada, a pedido de "Wii Fit" forneci meu peso, altura e data de nascimento. Melhor não entrar em muitos detalhes sobre isso, mas basta dizer que o resultado, baseado na medição do IMC (Índice de Massa Corporal), foi o infame "sobrepeso" - sem falar na 'idade "Wii Fit'" de 38 anos, que são nada mais nada menos que 12 a mais em relação à minha idade real.

No melhor esquema "bate-e-assopra", em seguida "Wii Fit" disse o que em linhas gerais pode ser resumido como "nada está perdido" e "tudo pode melhorar", perguntou quanto peso queria perder e em quanto tempo. Finalmente, com base nestes dados, forneceu um programa de treinamento para que eu chegue lá.

Cerca de meia hora depois, após uma sessão desgastante de exercícios de aeróbica, equilíbrio, yoga e tonificação, andei (de meias) até a minha mesa pensando: "que saudades do tempo em que videogame era coisa de sedentário".

Brincadeira à parte, "Wii Fit", na verdade, como muita coisa que tem aparecido no Nintendo DS e no próprio Wii ultimamente, subverte o conceito de videogame. Graças ao genial periférico criado pela companhia japonesa, exercitar-se em frente à televisão nunca foi tão divertido e interativo. Se sua esposa ou namorada chia quando você fala em comprar um Wii, esta é a sua cartada definitiva.

Mexa-se

Conheça a Balance Board
Antes de nos aprofundarmos mais no papo de exercício, queima de calorias e coisas assim, vale a pena gastar algumas linhas para falar da Balance Board. Com 4 quilos, a balança, que é sem fio e funciona com quatro pilhas AA, é extremamente sensível não apenas ao peso, mas à pressão, o que ajuda a dar base aos exercícios propostos. O limite de peso suportado pelo dispositivo, vale citar, é de 150 quilos.

É claro que "Wii Fit" não deve ser levado tão a sério assim, já que tem lá as suas limitações: trapacear é fácil (embora fique a critério do jogador lidar também com o peso na consciência) e o game não permite, por exemplo, criar um programa de treinamento próprio - é necessário seguir, na base do calendário, aquele que é sugerido.

Mesmo assim, para quem tem um Wii em casa, mas não paciência ou tempo para academia, a idéia de gastar uns minutinhos diariamente em cima da Balance Board é no mínimo interessante. Como até oito pessoas, com seus respectivos Miis, podem ingressar na empreitada, a checagem e a comparação diária do progresso tornam a experiência ainda mais divertida.

"Wii Fit" por si só não o fará emagrecer provavelmente, tanto que os aficionados por academia vão tirar os exercícios de letra. Em compensação, numa época de ginástica laboral e intenso combate ao sedentarismo, a brincadeira pode ser útil e estimulante, já que funciona como um dispositivo eficiente para controlar peso, IMC etc.

Distribuindo peso

A espinha dorsal de "Wii Fit" é composta por uma série de atividades, algumas com cara de minigame e outras parecidas com exercícios mesmo. Conforme a performance do jogador, novas atividades vão sendo abertas, enquanto as já disponíveis ficam mais difíceis - dez séries de alongamento ao invés de seis por exemplo. Ao término de cada sessão, o desempenho do jogador é avaliado e registrado em um ranking, o que transforma o jogo em uma espécie de disputa mesmo.

Os exercícios - são dezenas deles -, como já foi dito, dividem-se em quatro categorias: em yoga, há atividades simples, como respiração, e mais complexas, que para os leigos na prática pode ser difícil de reproduzir; na musculação, há flexões de braço e derivado - sim, o trabalho é puxado; aeróbica e equilíbrio, por outro lado, são mais divertidas e relaxadas, com mais cara de game. Em um deles, por exemplo, a Balance Board vira esqui e o jogador deve cumprir uma prova de slalon na neve, sem falar nos minigames em que o objetivo é cabecear bolas ou girar bambolês. Alguns minigames acontecem fora da balança, como o de corrida, que use apenas o sensor de movimentos do Wii Remote.

Em tempo real, "Wii Fit" mostra a forma correta da distribuição de peso na Balance Board, o que, com a aquisição do hábito, ajuda a melhorar a postura - ao menos enquanto se está em cima do dispositivo. Uma vez que você se dá conta de como a balança detecta a distribuição de peso entre os lados direito e esquerdo, fica fácil trapacear. Mas aí qual é a graça do negócio?

O jogo é estimulante porque bastam dez minutinhos de práticas para destravar novas atividades e a curiosidade sempre fica aguçada para experimentar logo o que está por vir. Em compensação, há pouquíssima diversão multiplayer, o que deveria ser revisto em uma (provável) próxima versão.

A apresentação como um todo não foge muito ao estilo dos jogos da Nintendo, com os Miis e gráficos simples - às vezes, até demais. Quem jogou títulos com "Brain Age" e o próprio "Wii Sports" vai identificar logo de cara as características em comum nos gráficos.

CONSIDERAÇÕES

"Wii Fit" não pode ser avaliado somente enquanto um game, e sim como uma nova forma de interação. E neste ponto a Nintendo acertou em cheio. Há falhas e limitações, que dão ao produto um tom de brincadeira, e não de um método de exercícios que substitua definitivamente algum outro - além disso, não espere um título social, como "Wii Sports" e outros. Inegavelmente, contudo, é um estímulo à prática de exercícios físicos, o que por si só já vale o investimento. De quebra, a Balance Board deve, no futuro, ser muito bem explorada por outros games.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Wii Fit (Wii)

    82 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 19/05/2008
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: Cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host