UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Wii Play

23/03/2007

FABIO PANCHERI
Da Redação
No ocidente "Wii Sports" é o jogo demonstração da proposta diferente do Wii. A coletânea de jogos esportivos que acompanha o videogame se provou muito mais que um brinde. Tal qual um karaokê, o jogo é sucesso absoluto em roda de amigos e reforça o conceito da Nintendo, de que a diversão é maior quando no plural. O Japão comprova a tese. Vendido separadamente, mais de um milhão de cópias de "Wii Sports" já voaram das prateleiras.

Além de "Wii Sports", um segundo título da Nintendo já ultrapassou a marca milionária no Japão: "Wii Play", que chegou recentemente aos Estados Unidos. Os dois títulos têm muito em comum: são coleções de passatempos casuais, abusam do sensor de movimento e ganham em diversão quando dois jogam ao mesmo tempo. "Wii Play" não vem com o console, mas sabendo da vocação multiplayer do console, a Nintendo incluiu um presente na embalagem: um controle grátis do Wii. Os nove passatempos de "Wii Play" são bem superficiais se comparados aos jogos de "Wii Sports", mas geram bons momentos de descontração. No final, o jogo é uma boa opção para aqueles que não têm um segundo controle do Wii. Infelizmente não vai muito além disso.

Os nove trabalhos

Assim como "Wii Sports", "Wii Play" usa os Miis, avatares personalizados do console. Seja no modo para um jogador ou no multiplayer, antes é preciso liberar todos os minigames - ao jogar o primeiro, o segundo fica disponível e assim por diante. Ao chegar ao último, cada um dos nove minigames pode ser acessado na ordem e quantidade que o jogador desejar. Em comum, todos servem de treinamento para o uso do controle. São eles:

"Shooting Range" é um jogo de tiro ao alvo que lembra muito o saudoso "Duck Hunt", do Nintendinho; "Find Mii" é a versão de "Onde está Wally" da Nintendo, o jogador deve encontrar dois Miis parecidos ou o seu avatar em meio à multidão; como o nome denuncia "Table Tennis" é versão digital do tênis de mesa; em "Pose Mii" o jogador deve repetir a pose indicada e encaixar seu Mii dentro de bolas de sabão; "Laser Hockey" lembra aqueles jogos de disco de mesa comuns em fliperamas e parques de diversões; "Billiards" mostra como é um jogo de sinuca no controle do Wii; pegue o peixe grande em "Fishing"; mais engraçado de todos, "Charge!" é uma corrida de vacas; e por último, atire primeiro e destrua os inimigos na guerra de "Tanks".

Apesar de intuitivos, muitos dos minigames exigem precisão como, por exemplo, "Shooting Range", no qual é necessário mirar o controle na tela e atirar em dezenas de alvos que passam rapidamente. "Table Tennis" é bem diferente de "Wii Tennis" e exige bons reflexos e velocidade para movimentar o Wii Remote para esquerda e direita. Para quem acha que já viu tudo, "Charge!" é o mais inusitado e gera risadas. Nesta corrida de vacas, o jogador precisa segurar o controle pelas extremidades e imitar o trote do animal girando o controle para frente e para trás freneticamente e, ao mesmo tempo, inclinar para direita ou esquerda para fazer as curvas.

Jogos experimentais

Em comum, todos os joguinhos servem de treinamento para o uso do Wii Remote e, aparentemente, nasceram na sala de criação da Nintendo em experiências com o controle. O combate de "Tanks", por exemplo, usa o direcional em cruz para movimentar o tanque de guerra, mas, como num jogo de pistola, é preciso mirar na tela para disparar os projéteis - há ainda opção de usar a extensão nunchuk ao invés do direcional. Esse caráter experimental não é demérito e o resultado final não deu a luz a nenhum Frankstein. No geral, todos os passatempos são divertidos e chega a ser curioso ver como "Laser Hockey", que nada mais é que uma versão colorida do "Telejogo", pode voltar à vida com uma nova forma de controle.

Quem já teve a oportunidade de desenhar seu Mii sabe o que esperar dos gráficos. Comparado com "Wii Sports", no entanto, os cenários são mais coloridos e variados, seja nos néons "Laser Hockey" ou nos peixes coloridos de papel que imitam giz de cera de "Fishing". Há também uma modesta variedade de cenários. "Find Mii", por exemplo, inclui ruas, escadas rolantes e até uma piscina com um efeito interessante de água em movimento. A variedade não é muita, mas deixa o jogo menos cansativo, pois ao se ganhar todas as medalhas de ouro no modo para um jogador não há incentivo de continuar jogando (a não ser, eventualmente, obter medalhas de platina). Felizmente, todos os minigames têm opção para dois jogadores, que aumenta a vida útil de "Wii Play".

CONSIDERAÇÕES

Apesar de a embalagem indicar que o contrário, "Wii Play" é um excelente brinde para quem não tem um segundo controle do videogame da Nintendo. Sozinha, a coletânea de minigames oferece pouco em profundidade e conteúdo. Para quem já possui dois controles, vale a sua essência: trata-se de um divertido aplicativo para mostrar aos parente e amigos como funciona o Wii, mas a diversão esvazia se o jogador estiver sozinho na sala. Não à toa no Japão ele tem o nome "Hajimete no Wii", cuja tradução significa "Seu primeiro passo no Wii".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Wii Play (Wii)

    16 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 02/12/2006
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host