UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Battlestations: Pacific

15/05/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Reescreva a história
Se outro dia estava reclamando da falta de originalidade ao analisar mais um jogo ambientado na 2ª Guerra Mundial, imagine a surpresa de receber outro de mesmo tema logo em seguida, no caso este "Battlestations: Pacific". Só que de cara, uma imensa vantagem salta aos olhos: aqui temos um esquema bastante inovador e imensamente divertido, que atesta a relevância desta série iniciada em 2007, em "Battlestations: Midway".

Caos estratégico

A ação do jogo é curta e grossa, não perdendo tempo com mocinhos e vilões. Há pequenos trechos em vídeo e narração que tentam posicionar o jogador dentro do contexto histórico, mas depois disso é só se empenhar nos objetivos das missões, tanto do exército americano quanto das forças japonesas.
O que torna "Battlestations: Pacific" muito interessante é sua mistura caótica de jogo de ação com estratégia em tempo real. Você controla aviões, navios e submarinos ao mesmo tempo em que dá ordens a outras unidades - simples, como atacar ou recuar - e observa um detalhado mapa, que mostra ao vivo o que está ocorrendo em cada cenário.

O mais legal que tudo isso é feito de maneira fácil e simples. Com um toque de botão você pode sair do avião e pular para o controle do submarino, por exemplo, deixando a boa inteligência artificial em seu lugar na aeronave. E assim, em meio a toda a confusão, é preciso ir avançando diante das tropas inimigas, para conquistar pontos estratégicos ou simplesmente mandar tudo pelos ares. O desafio está, justamente, em saber trocar de veículo no momento certo e dar as ordens necessárias para progredir, diante de algumas missões bastante longas - algumas chegam a ser excessivas.

Kamikazes atacam o Havaí
Outro ponto positivo é a facilidade de se adaptar aos controles, que contam basicamente com comandos dos eixos e velocidade, além das miras e tiros. Acessível, a brincadeira se torna ainda mais divertida na companhia de amigos, através de partidas online em modos bastante intensos, cooperativos e competitivos. Os destaques, sem dúvida, vão para o Island Capture, que coloca até 8 jogadores em batalhas que recriam o clima das campanhas principais, com várias unidades simultâneas para controlar todas as ilhas de um mapa; e o modo Escort, em que um time precisa escoltar alguma unidade enquanto o outro ataca.

A apresentação de "Battlestations: Pacific" também faz bonito. Não é algo fácil de contar, mas de acordo com a distribuidora, o jogo conta com mais de cem tipos de veículos espalhados por 28 missões. Os modelos são bem detalhados e os cenários adequados, recriando bem o clima de filmes antigos do tema. O único aspecto técnico que realmente incomoda em todo pacote é a dublagem, que além de se basear em diálogos pobres, ainda amarga com interpretações caricatas tanto de americanos quanto de japoneses.

CONSIDERAÇÕES

"Battlestations: Pacific" é um sopro de criatividade em um tema tão batido quanto a 2ª Guerra Mundial. A mistura caótica de ação veicular e estratégia em tempo real é desafiadora e empolgante, funcionando de uma maneira muito melhor do que poderia se esperar, mesmo com algumas passagens mais arrastadas. Apesar da dublagem caricata, os aspectos técnicos são caprichados e o suporte online torna tudo ainda mais divertido, em uma bela surpresa em tempos fracos de lançamentos significantes.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Battlestations: Pacific (Xbox 360)

    153 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: SCI
    Lançamento: 12/05/2009
    Distribuidora: Eidos Interactive
    Suporte: Cartão de memória
    Outras plataformas: PC
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host