UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Beijing 2008

08/08/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
100 metros rasos
Desde os tempos do saudoso Atari, com o infame "Decathlon" da Activision, os jogadores foram catequizados a acreditar que, para recriar as emoções de competições ligadas ao atletismo, é necessário massacrar os controles com movimentos rápidos e repetitivos. Os jogos evoluíram, os videogames também, concorrentes esportivos no estilo ganharam novas modalidades, mas aquela velha idéia ainda persiste.

Mesmo hoje, com este "Beijing 2008", que tem direito a partidas online e outros recursos de última geração, nós ainda somos obrigados a pressionar os mesmos botões como loucos. Apesar do cansaço e de certa frustração, ao menos ainda é possível se divertir como nos velhos tempos.

Modalidades para todos os gostos

O novo jogo da Sega, em parceria com a Eurocom, conta com 38 modalidades que vão dos 100m rasos ao Judô, passando por canoagem, tênis de mesa, arco e flecha e natação. À escolha estão delegações de 32, incluindo o Brasil, que podem participar de modos de Training, apenas para testar as diferentes mecânicas de cada esporte, Competition, uma curta seleção de provas para jogar com amigos online ou offline e modo principal, Olympic Games.

Salto ornamental
Em Olympic Games, seu país é escalado para competir em uma série de diferentes eventos por dia, com uma meta pré-estabelecida para passar para o seguinte. O começo é simples, classificatório, mas depois a dificuldade vai aumentando, com a necessidade de ganhar até em provas que provavelmente você não terá muita intimidade, diante de tanta variedade. A coisa também complica graças ao sistema de distribuição de pontos - ao fim de cada evento você pode fazer upgrades em vários atributos de sua equipe, como força, velocidade ou agilidade - uma vez que seus atletas começam com uma boa desvantagem diante dos competidores e isto pode se tornar um pouco frustrante no início.

Mecânica de ontem

Sobre a mecânica das modalidades, realmente elas pouco mudaram desde os tempos do Atari. Claro que alguns novos elementos foram adicionados aqui e ali, mas prepare-se para pressionar botões repetidamente por um bom tempo - ou substituir por giradas nas alavancas analógicas. E aí é pura questão de gosto pessoal ou, quem sabe, um toque nostálgico.

Corridas e outras provas como salto com vara ou salto à distância, principalmente, ainda se baseiam no velho esquema de repetição, com uma ou outra variação de finalização, com as provas de velocidade ganhando apenas um novo sistema de largada, que dá um impulso extra ao atleta se pressionados os botões no momento certo.

Nado de peito
Uma variação interessante acontece, por exemplo, no levantamento de peso, em que você precisa girar os direcionais analógicos em direções opostas até que, por fim, deve tocá-las para equilibrar o peso do halteres ao alto. Mas quando o jogo tenta fugir totalmente disto, estranhamente deixa de agradar , como é o caso do Judô. Ali você deve utilizar o analógico para direcionar sua abordagem e emendar com combinações de botões, que nunca dão muito certo por falta de indicação do jogo sobre o que está acontecendo, ou de um tutorial melhor elaborado.

Além de boa parte da mecânica se basear no passado, dá para dizer o mesmo da parte técnica. Ainda que o jogo conte com alguns modelos bem realistas, com movimentos capturados de atletas reais, além de algumas texturas que chamam a atenção pela qualidade, não há muito mais o que observar que tire o fôlego. A produção é por demais simples e falha em ambientar o jogador, nunca criando uma sensação de envolvimento. Na verdade, não parece nem ao menos tentar, com uma apresentação breve e fria, sem muitos detalhes de alguns pontos-chave dos jogos de Pequim, acompanhados por uma trilha incidental que parece estar lá só para evitar um silêncio completo.

CONSIDERAÇÕES

"Beijing 2008" é um jogo extremamente burocrático, que utiliza alguns princípios jurássicos do videogame e tem produção meramente na média. Mas a preocupação em juntar o maior número possível de modalidades e a criação de um modo multiplayer, online ou offline, acabam compensando boa parte de seus defeitos e limitações. Longe de ser memorável, ao menos diverte durante este período em que o clima olímpico está mais evidente.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Beijing 2008 (Xbox 360)

    72 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Eurocom Ent.
    Lançamento: 08/07/2008
    Distribuidora: Sega
    Suporte: 1-4 jogadores
    Outras plataformas: PC PS3
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host