UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Contra

08/11/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
A japonesa Konami fez seu nome no mundo dos games no início da década de 80. "Time Pilot", "Frogger" e "Track and Field" foram alguns dos títulos que causaram filas nos fliperamas da época, mas foi só em 1985 que a empresa apostou no gênero militar: começou com "Rush'n Attack" ("Green Beret" no Japão); e dois anos depois a empresa lançou um título que se transformaria em lenda, "Metal Gear", lançado para MSX2 e Nes, o Nintendinho. Entre um e outro nasceu "Contra", não tão ilustre nos dias de hoje, mas que fez escola e é detentor de muitos admiradores.

"Contra" definiu o gênero corra e atire. A ação se passa no ano 2.633, na ilha fictícia de Galuga, perto da Nova Zelândia. O local serve de base para a organização terrorista Red Falcon, que pretende conquistar o mundo com a ajuda de formas alienígenas que chegaram dormentes à Terra na queda de um meteorito. Munidos de fuzil semi-automático e balas sem fim, Bill Rizer e Lance Bean são destacados para acabar com a ameaça.

Programado para matar

"Contra" recebeu conversões para os computadores ZX Spectrum, Amstrad CPC e Commodore 64, além do popular jogo para Nes. A versão que chega a Xbox Live Arcade, no entanto, é uma cópia exata do gabinete lançado nos fliperamas, conhecido por poucos aqui no Brasil. Ela dispõe de gráficos e áudio melhores, se comparado com os portes, mas tem três fases a menos. Os estágios se alternam com os cenários correndo horizontalmente, verticalmente ou numa imitação de 3D, com o jogador tendo de atirar em direção ao fundo da tela. Seja qual for o estilo de estágio, a meta é uma só: matar o que vier pela frente.

Além do fuzil padrão, o jogador tem em seu arsenal lança-chamas, arma laser e a "spread gun", que espalha cinco tiros num ângulo de 90 graus. Itens de ajuda aumentam a velocidade do tiro, tornam o jogador invencível durante alguns segundos ou detonam tudo que há na tela. Mas o poder de fogo aumenta mesmo quando se joga cooperativamente, característica que foi adaptada bem na Xbox Live, a rede online do Xbox 360.

Stallone ou Schwarzenegger?

Pode-se jogar com um amigo através de segundo controle, mas a graça mesmo está em escalar o ranking mundial de melhor dupla Stallone e Schwarzenegger do planeta. Além disso, duas das doze conquistas que o jogo oferece são liberadas através do multiplayer online: somar 100 mil pontos ou completar o jogo, ambas no modo cooperativo. Outras conquistas para se tentar sozinho são terminar o jogo em 12 minutos e com apenas um "continue". Capriche na pontaria!

"Contra" é um jogo de reflexo, mas também valoriza tiros certeiros. Sendo assim, seria um crime se a conexão das partidas online fosse precária. Felizmente, isso não acontece. Joga-se bem na grande maioria das vezes, seja qual for o parceiro sorteado pela rede. Não é perfeito, mas nada que afete a ação. Claro, escolher alguém de sua lista de amigos, se esse for aqui do Brasil, traz vantagens na qualidade da conexão.

Como todos os jogos da Konami adaptados para a Live Arcade, "Contra" recebeu uma maquiagem nos gráficos e na trilha sonora. Não espere algo como aconteceu em "Time Pilot" ou "Frogger". Aliás, demora-se um pouco para perceber que de fato as duas versões são diferentes visualmente. As diferenças estão nas explosões, nos rastros deixados pelos tiros das balas e em outros pequenos efeitos especiais. Cenários e modelagem dos personagens são virtualmente idênticos. Já no som, a evolução fica mais evidente, principalmente se o videogame estiver plugado em um home theather.

Jogar "Contra" no controle do Xbox 360 não é muito diferente do que era no Nintendinho. Falta, no entanto, aquela precisão que a avalanca do arcade oferece. E, como em todos os jogos que exige o tiro freneticamente, dá aquele impulso de colocar o controle apoiado na perna para que a mão fique livre e assim apertar e alternar entre os botões de tiro e pulo rapidamente. Quem desejar, pode optar por uma configuração mais confortável no menu.

Um aviso para quem está começando na Live Arcade e se aventurar pelo menu: dependendo da mudança feita na configuração, o jogo passa a não contar pontos para o ranking mundial. Afinal, nada mais justo que todos tenham condições iguais nas partidas online. Esse aviso aparece na tela do jogo, mas não é raro passar despercebido.

CONSIDERAÇÕES

Entre muitas adaptações de fliperamas da década de 80 para a Live Arcade, "Contra" é que encaixa melhor com a proposta do serviço. Pensando como um jogo cooperativo desde sua concepção, o modo multiplayer online chega com naturalidade ao Xbox 360. Mas o clássico da Konami oferece mais para valer seus 400 Microsoft Points (US$ 5). O estilo se desgastou no decorrer desses anos, com a chegada dos jogos em 3D, mas a ação rápida e exagerada rendem boas doses de adrenalina. E se visualmente não é páreo para a geração atual de guerrilheiros, a trilha sonora é sensacional.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Contra (Xbox 360)

    5 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Konami
    Lançamento: 08/11/2006
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-2 jogadores, Xbox Live
    Outras plataformas: PS2
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host