UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Defender

24/11/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
Invasores alienígenas! Eles não dão trégua para os pobres humanos. A primeira grande tentativa de dominar a Terra aconteceu em 1978, em "Space Invaders". Foi por pouco. Milhões de terrestres correram aos fliperamas para salvar o planeta ao custo de muitas fichas. Derrotados, os ETs nunca deixaram de atormentar. Dois anos após, eles voltaram com força em "Defender", jogo da produtora americana Williams, que agora renasce na Xbox Live Arcade, serviço de jogos casuais do Xbox 360.

À época, o sucesso de "Defender" não se comparou ao de "Space Invaders". Nos Estados Unidos, ambos os títulos eram distribuídos pela mesma produtora, mas eles têm origem e estilo bem diferentes. "Defender" é um jogo de ação rápida, com a tela correndo lateralmente, o oposto dos lerdos invasores espaciais de tela parada. Além de eliminar a onda de ataque, o jogador deve proteger os humanos que estão na superfície do planeta: são dez no total a cada cinco fases.

Uma vez capturados em solo, há uma chance de recuperar o habitante do planeta antes que a nave alienígena o leve para o espaço - basta acertar o invasor e, dependendo da altura, voar com sua nave em direção ao abduzido para ajudá-lo a descer em segurança. Um radar na parte superior da tela mostra a posição de cada nave inimiga e também de cada humano. Se os dez forem abduzidos, o planeta explode e o jogo se torna mais difícil. A cada cinco ondas, humanos e planeta são restaurados. Além do tiro básico, a nave do jogador conta com um número limitado de bombas - que destroem todos os inimigos da tela - e opção de teletransporte, que pode levar sua nave diretamente para a destruição ao se materializar no mesmo espaço do oponente.

Jogo e arte

Humanos, espaçonaves e alienígenas eram representados da mesma forma na concepção de um game de 1980: um aglomerado de pontos que sugerem a idéia do objeto. "Defender" não é exceção, mas tem estilo único. Além de o jogador pode voar pela tela em ambas as direções desferindo rajadas de laser, desenhos de montanhas na parte inferior e explosões pirotécnicas são complementados por efeitos sonoros sintetizados. Marcantes, esses efeitos dispensam trilha musical e serviram de inspiração para muitos músicos da época.

Mesmo que visualmente intrigante nos dias de hoje, "Defender" tem 26 anos de estrada. Em sua viagem pelo tempo, teve um número consistente de portes para diversas plataformas. Além disso, o jogo integrou dezenas de compilações, entre elas "Midway Arcade Treasures", em 2004, para GameCube, PlayStation 2, Xbox e PC. Para dar um ar de novo, a versão para Xbox 360 chega com gráficos revisados que incluem novos efeitos visuais e cenários de fundo. Apesar de a prática ser comum nas conversões para a Live Arcade, em "Defender" ela não acrescenta valor ao jogo e puristas vão preferir o original, que está presente no menu.

"Defender" também tenta tirar proveito da vocação multiplayer do Xbox 360. São duas as modalidades online: versus e cooperativo. Para quem conhece, funciona de forma similar a jogos como "Frogger" e "Time Pilot" para a Live Arcade: a tela é dividida e cada um joga em cenários separados por si. A diferença é que no versus vence quem fizer a maior pontuação. Já no cooperativo, os pontos dos dois jogadores são somados em um único placar. Seja qual for a modalidade, ambas têm ranking online que mostra o desempenho dos campeões e perdedores.

Fechando o pacote das novidades, essa edição de "Defender" tem sua lista de conquistas. São 200 pontos como todos os jogos para a Live Arcade, mas não espere somar isso sem esforço ao seu perfil. "Defender" é um jogo difícil mesmo para os padrões de hoje e ficar 75 segundos sem dar um tiro, como manda um dos desafios, pode exigir muitas tentativas. Outras conquistas incluem fazer 15 mil pontos no modo cooperativo e solo e não deixar que um único humano seja abduzido nas três primeiras fases. Não é fácil. Para ajudar, o menu de opções oferece uma boa variação de controles que adaptam os comandos do gabinete do fliperama ao controle do Xbox 360.

CONSIDERAÇÕES

Sem grandes atrativos multiplayer, faltou munição para "Defender" conquistar a Xbox Live Arcade. Em testes online, não era raro receber a mensagem que não havia jogador disponível. Quando isso acontece, o jogo oferece a opção para criar sua própria sala, mas pode demorar minutos até que um adversário apareça. O visual renovado não proporciona uma nova experiência em jogo, mas a dificuldade elevada deve agradar admiradores do clássico que têm um bom desafio para subir no ranking da Xbox Live Arcade. Para o público geral, os 400 Microsoft Points (US$ 5) é um investimento sem retorno.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Defender (Xbox 360)

    5 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Midway
    Lançamento: 15/11/2006
    Distribuidora: Midway
    Suporte: 1-2 jogadores, Xbox Live
    Outras plataformas: PS2 XB
    DispensávelAvaliação:
    Dispensável

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host