UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Dig Dug

13/10/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
Lançado em 1982, "Dig Dug" foi um grande sucesso da Namco nos fliperamas, que já havia emplacado "Pac-Man" e "Galaga" - também disponíveis na Xbox Live Arcade. Aliás, por mais incomum que possa parecer, "Galaga" e "Dig Dug" foram criados a partir do mesmo hardware. O conceito simples que mistura quebra-cabeça e ação gerou uma série de clones e também continuações - a mais recente é "Dig Dug: Digging Strike", lançada em 2005, para Nintendo DS.

O universo do personagem também rendeu a série paralela "Mr. Driller", estrelada pelo filho de "Dig Dug". Participações especiais do elenco também são comuns em jogos da Namco. O nome real de Dig Dug, Taizo Hori, apareceu em "Namco X Capcom". "Pac-Man World Rally" e alguns jogos da série "Ridge Racer" também trazem o vilão Pooka como um dos pilotos secretos. Enfim, "Dig Dug" pode não ser tão ilustre como "Pac-Man", mas tem história.

Você tem de pegar todos!

O objetivo em "Dig Dug" é pegar todos os monstrinhos. Calma, eles são menos numerosos que os Pokémon. Na verdade há somente dois tipos deles: o já citado Pooka, que mais se parece um tomate com óculos amarelo, e Fygar, um dragãozinho verde capaz de soltar fogo pelas narinas quando está na horizontal.

Para eliminá-los, Dig Dug deve perfurar túneis e acertá-los com sua máquina de bombear. Uma vez feito, basta inflá-los até explodir. São quatro toques no botão para pôr fim ao monstinho. Caso ele for parcialmente inflado, Pooka ou Fygar irão se recuperar após alguns segundos. Esse técnica de tontear oponentes vem a calhar em níveis mais difíceis. Pooka e Fygar geralmente andam nos túneis, mas eventualmente se teletransportam através da terra. Se eles alcaçarem Dig Dug ou se escaparem pelo canto superior da tela é game over.

Há mais do que inflar e estourar. Rochas no cenário também podem ser usadas para eliminar oponentes. Além disso, ao deixar cair duas delas, vegetais e outros itens especiais - como a nave de "Galaxian" - aparecem no centro da tela, rendendo mais pontos. Mas atenção: esses itens só aparecem se as rochas não acertarem nenhum monstrinho. Por falar em placar, quando mais fundo for o estouro, mais pontos rende. O jogador ganha vida extra com 20 mil e 60 mil pontos, no modo padrão.

Velha geração

"Dig Dug" segue a cartilha adotada pela Namco nas conversões para a Live Arcade. Não espere uma nova roupagem nos gráficos. Visualmente, essa versão é idêntica ao fliperama de 82, apesar que a moldura criada para completar espaço vazio gerado pela tela vertical dá um ar de moderno aos gráficos. O mesmo vale para a parte sonora, que apesar de agora compatível com aparelhos Dolby 5.1 Surround, permanece intocada.

Atração de todos os jogos do Xbox 360, "Dig Dug" tem sua lista de conquistas, que rendem pontos ao seu placar, 200 ao seu perfil de jogador. Mas se a idéia é criar estímulo para aumentar a vida útil do título, isso não foi captado pela Namco. Como acontece em "Pac-Man" e "Galaga" para a Live Arcade, os objetivos se baseiam, em sua grande parte, em completar os estágios. E como nas conversões anteriores, "Dig Dug" oferece opção de recomeçar o game da última fase atingida. O resultado é que zerar a lista de conquistas se torna uma mera questão de tempo, sem desafio algum. Resta o prazer de ver seu nome na lista de melhores cavadores do mundo na Xbox Live. Pelo menos no ranking, seu esforço terá valor.

CONSIDERAÇÕES

Custando o equivalente a cinco dólares, "Dig Dug" é uma boa opção para matar saudades dos jogos da década de 80, era de ouro dos fliperamas. Para quem não viveu essa época, é um investimento justo para um grande sucesso. Mas já passou da hora da Namco aproveitar melhor os recursos do Xbox 360, principalmente no que diz respeito a lista de conquistas. Uma opção para dois jogadores também teria caído bem em "Dig Dug". Quem sabe nas próximas conversões.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Dig Dug (Xbox 360)

    5 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Namco Bandai
    Lançamento: 11/10/2006
    Distribuidora: Namco Bandai
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória, Xbox Live
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host