Lançado nos Estados Unidos pela Taito, em 1987,"Double Dragon" foi o primeiro game de luta cooperativo para dois jogadores e que permitia roubar armas dos inimigos. Alguns dos cenários também ofereciam armadilhas e objetos que podiam ser atirados nos adversários. Essas novidades - somadas ao clima de filme de Bruce Lee com cenários pós-apocalípticos inspirados no mangá "Fist of the North Star" - transformaram "Double Dragon" num estrondoso sucesso.
O jogo virou uma trilogia e conversões para consoles domésticos não tardaram - brasileiros devem lembrar da edição para Master System que deixou muitos hematomas nos dedos. Rendeu até mesmo um filme, que desconhece a calçada da fama e merecia o troféu Framboesa de Ouro. Justiça, porém, é a adaptação para o Xbox Live Arcade, que já reviveu várias lendas do fliperama no Xbox 360.
Irmãos contra o crimeOs irmãos Billy e Jimmy Lee estão enrascados. Marian, namorada de Billy, foi raptada pela organização criminosa Black Warriors. Agora, a dupla precisa pôr à prova todo o conhecimento na fictícia arte marcial Sou-Setsu-Ken e resgatar a beldade das mãos do chefão Willy. Pelo caminho, alguns caras mal encarados e um festival de socos e voadoras.
O enredo basta para explicar as críticas desfavoráveis ao filme, mas para os jogos daquela época estava de bom agrado. Sucesso de "Double Dragon" nos fliperamas foi merecido e inspirou outras lendas, como "Streets or Rage" e "Final Fight". Depois de tantos anos, Billy e Jimmy ganharam algumas rugas e voltam uma merecida plástica. A mudança visual arredondou os contornos e deixou os personagens com jeitinho de webgame feito em Flash. Quem não gostou do excesso de retoques de Photoshop pode optar pela versão original.
Efeitos sonoros acompanharam a reforma gráfica, com novos arranjos e som digital que são fiéis à trilha sonora original. Felizmente, porque a música de "Double Dragon" é expecionalmente boa. Todo o resto é uma cópia exata do arcade, incluindo os dois grandes defeitos do jogo.
Ação em câmera lentaColocar dois jogadores na tela ao mesmo tempo exigia muito do processamento em 1987 e, aparentemente, força também o Xbox 360. O mesmo problema de "slow down" - que deixa o jogo lento quando há muitos objetos em movimento na tela - atormenta essa nova edição. Irritante, mas pelo menos fica mais fácil derrubar o infame Abobo.
"Double Dragon" também é curto. São quatro missões até confronto final com Willy, que conta com a ajuda de uma metralhadora e alguns capangas. Conquistas tentam prolongar a vida útil, como terminar o jogo com uma única "ficha" ou sem usar armas. Lembrando das "fichas", tal qual no fliperama, basta colocar mais uma para prosseguir no jogo e no Xbox 360 elas são infinitas. Ou seja, chegar ao final é uma jornada de 30 minutos no máximo em tacada única. O único investimento é o download, que custa 400 Microsoft Points (US$ 5) na Xbox Live, rede online do videogame.
Abobo!Compensa? Não era mistério que "Double Dragon" seria uma cópia fiel do arcade da década de 80, surpresa é ver os mesmos pequenos defeitos que hoje não se justificam. Novas fases também poderiam ferir a essência do clássico, mas muitos jogos para Xbox Live Arcade dobraram esse problema adicionando modalidades extras. Conhece o Abobo? Se sim e já está dando risadas, baixe correndo que a nostalgia é pura. Quem não foi apresentado convém testar o demo primeiro. Recomendado, mas raspando.
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