Topo

Forza Horizon

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

25/10/2012 18h09

"Horizon" leva os carros de "Forza" para fora dos autódromos, direto para as estradas do Colorado. O mundo aberto é uma de muitas diferenças entre este título e os tradicionais "Motorsport". A direção arcade diminui a seriedade do simulador e aproxima o game de trabalhos anteriores dos membros da PlayGround Games, como "Need for Speed", "Grid" e "Project Gotham Racing".

AInda que tenha espaço para melhorias, principalmente no ambiente online, "Horizon" desbrava um novo território para a franquia "Forza". Enquanto "Forza Motorsport 4" é uma carta de amor aos carros e sua história, "Horizon" abraça a cultura da velocidade, dentro e fora das pistas.

Introdução

"Forza Horizon" é um jogo de corrida que tenta equilibrar dois estilos opostos: a simulação realista da série "Forza" e a direção ousada dos games 'arcade', como "Need for Speed" e "Project Gotham". O resultado impressiona pela diversão proporcionada. Aqui, você é um piloto novato em um festival de corridas nas estradas do Colorado, nos EUA.

Seu objetivo é simples: disputar provas e subir de categoria até derrotar o tricampeão Darius Flynt, ganhando créditos e popularidade com manobras radicais, prêmios em dinheiro tanto no torneio quanto em disputas ilegais e claro, bólidos melhores e mais potentes.

Pontos Positivos

Festival Horizon

O Festival Horizon dá nome ao jogo e é uma ambientação divertida e bem trabalhada. Durante os primeiros 20 minutos do jogo, você é apresentado ao evento, corre para conseguir uma vaga e se classificar para a competição, dividida em várias categorias, conforme a habilidade dos pilotos e a potência dos veículos.

Sua performance é medida de várias maneiras: você progride no torneio ganhando provas oficiais e adquirindo pulseiras de outras cores - que dão acesso a novos eventos - mas há também um nível de reputação, ganho com manobras ousadas como derrapagens, drafting, correndo em alta velocidade e por aí vai. Além de ganhar pontos de reputação, essas manobras preenchem os desafios dos patrocinadores, que rendem bônus em créditos, que você usa para comprar carros e melhorias.

As corridas se dividem em provas tradicionais, com duas ou mais voltas, ou disputas de ponta à ponta. No circuito ilícito, você participa de provas em meio ao tráfego, desviando de lentos motoristas 'domingueiros'. Também dá para desafiar outros pilotos, que ficam correndo pelo Colorado. Basta se aproximar da traseira e apertar um botão para começar um racha, forma fácil de acumular uns créditos extras.

Variações bacanas são os desafios que você pega nos postos Horizon, que consistem em realizar certas manobras radicais e acumular pontos de habilidade em um determinado espaço de tempo. Também há a disputa pelo melhor tempo e velocidade média, marcada por radares espalhados pelo mapa.

O jogo não tem tantos carros quanto "Forza Motorsport 4" e, infelizmente, os bólidos disponíveis não são tão detalhados quanto no game de 2011. São muito bem feitos, sem dúvida, mas sem o mesmo nível de detalhe. Em compensação, os cenários de "Horizon" são muito mais amplos e caprichados. As paisagens naturais do Colorado são um colírio para os olhos e convidam o jogador à desligar o GPS e explorar cada curva da estrada.

Observando os carros disponíveis, é fácil perceber que a Playground Games preferiu trabalhar apenas com veículos esportivos, do tipo que você levaria para uma corrida. Esse não é o culto ao mundo automotivo de "Motorsport", mas sim o mundo dos amantes da velocidade, com bólidos dignos de qualquer "Velozes e Furiosos". Cada carro tem uma pegada diferente, exatamente como deve ser em um "Forza".

Há até uma historinha, com personagens típicos do gênero: Dak é o velho mecânico ranzinza mas apaixonado por carros, Flynt é o grande campeão arrogante e assim por diante. Não que o enredo seja muito importante em um jogo de corrida, mas é legal saber porque você está correndo - e contra quem, principalmente.

Equilíbrio entre arcade e simulador

"Forza Horizon" não abandona totalmente suas raízes na simulação, mas tenta se encaixar no ponto exato entre a física realista e a direção arcade, mais fácil e ousada. Jogando com todas as assistências desligadas, o controle do carro vai assustar jogadores acostumados com "Need for Speed" ou "Burnout", mas ainda assim, é mais fácil de dirigir do que "Forza Motorsport 4".

Ao contrário de outros jogos arcade, não há "nitros" ou outras armas secretas para pegar velocidade em "Horizon". É preciso fazer as curvas corretamente, aproveitar o vácuo atrás dos oponentes e abusar das derrapagens quando for necessário. Para facilitar a vida dos jogadores, o game traz o recurso de 'Rewind' que permite voltar um trecho para tentar corrigir uma batida ou curva mal executada.

Para os fãs de tuning, a oficina do Dak oferece peças para aprimorar o carro nos mínimos detalhes. Assim como em "Forza 4", há a opção de aprimoramento automático, caso você só queira ajustar o veículo para a próxima prova, ou não tenha muita noção de mecânica para escolher os aprimoramentos um de cada vez.

Colecionáveis

As estradas do Colorado escondem alguns itens colecionáveis, na forma de carros clássicos escondidos em celeiros e placas de propaganda da oficina do Dak. Cada placa derrubada rende 1% de desconto em peças na oficina, então sempre que possível é uma boa passar por cima dos cartazes.

Já os carros são sinalizados de tempos em tempos, seja pela organização do Horizon ou  pelos locutores das rádios. Você sabe a região do Colorado onde um deles foi avistado, mas precisa vagar pelas estradas locais até avistar o celeiro com o bólido escondido. Depois, é só passar na oficina para pegar o carrão, devidamente restaurado.

A busca pelos colecionáveis é o principal motivo para explorar estradinhas vicinais em "Forza Horizon", e até por isso, deveriam haver mais itens secretos para procurar.

Comunidade online

Uma das principais qualidades da franquia "Forza Motorsport" é a comunidade online e as ferramentas de interação desenvolvidas pela Turn 10 para que seus jogadores possam se divertir juntos. "Horizon" apresenta os mesmos recursos de comunidade de "Forza Motorsport 4", desde a criação de clubes até a Vitrine para expor fotos e negociar carros e designs, tudo de maneira fácil e acessível.

Localização

"Forza Horizon" tem uma das melhores localizações para o português já feitas. Tudo soa natural, com sotaques e trejeitos brasileiros, o que dá uma credibilidade maior para os personagens na hora de acompanhar a historinha do festival. As legendas e menus também estão corretos, sem traduções bizarras como as de "Forza Motorsport 4".

O ponto alto fica para as rádios. São 3 estações, que vão do rock ao eletrônico passando pelo 'alternativo' - o que quer que isso signifique hoje em dia - e seus locutores são verdadeiros companheiros para o jogador em seus passeios pelo Colorado. Cada um deles tem seu próprio estilo  e jeito de falar e soam como pessoas de verdade, não como traduções de uma narração estrangeira.

Pontos Negativos

Problemas no multiplayer

As opções de jogo multiplayer de "Forza Horizon" incluem várias categorias de competição, com espaço para todos, desde pilotos de primeira viagem até corredores veteranos. Há competições em que todos usam o mesmo carro, com ou sem modificações. Há também as provas Playground, que incluem brincadeiras de Gato e Rato, entre outras, que envolvem mais bater nos colegas do que sair correndo na frente.

Você pode chamar amigos para correr sem destino pelo Colorado, mas ao contrário de "Burnout Paradise", não há muito para fazer nesse caso. As paisagens exuberantes do jogo precisavam de algumas rampas e outras coisas do tipo, para incentivar essas atividades.

Alguns itens do modo multiplayer contam no progresso do jogo, como as estradas descobertas, por exemplo. Você ganha níveis conforme disputa corridas online e no fim de cada prova, concorre a prêmios em créditos ou mesmo novos carros. Infelizmente, as corridas sofrem com problemas técnicos: batidas pouco convincentes são os mais comuns, mas também há bugs gráficos bizarros, como carros afundando no asfalto durante a competição, coisa que não acontece no modo para um jogador.

"Horizon" tem muita coisa para ser aproveitada no modo solo, mas a série "Forza" é conhecida por seus eventos online, e a comunidade mantém os títulos vivos por um bom tempo após o lançamento. Assim, é de se esperar que a Playground Games corrija os problemas e traga novas opções para as partidas online o quanto antes.

Nota: 8 (Ótimo)