Halo: Combat Evolved Anniversary
"Anniversary" é uma boa homenagem ao "Halo" original, com gráficos refeitos e adições bacanas, como o modo cooperativo e o multiplayer via Xbox Live. Porém, "Combat Evolved", o jogo que nos trouxe Master Chief e estabeleceu o caminho para os FPS dominarem os consoles fez isso 10 anos atrás e muita coisa mudou desde então, inclusive na série "Halo". Ainda assim, é um bom jogo, tanto para os veteranos saudosistas quanto para os novatos que gostariam de saber como era jogar "Halo" uma década atrás.
Introdução
Quando "Halo: Combat Evolved" foi lançado 10 anos atrás para o Xbox, os computadores eram o lar dos jogos de tiro. O game da Bungie quebrou esse paradigma, provando que era possível jogar um bom FPS com um controle e não apenas com a dobradinha mouse e teclado. Para celebrar o aniversário da série, a Microsoft e a 343 Studios produziram "Anniversary", uma releitura em alta definição e com multiplayer online do game que deu origem à saga de Master Chief e, de certa forma, ao domínio dos jogos de tiro nos consoles atuais.
Pontos Positivos
É o começo da sagaNo Brasil, não foram poucos os que travaram seu primeiro contato com Master Chief, Cortana e a guerra com o Covenant a partir de "Halo 3", já no Xbox 360. Para essas pessoas, "Anniversary" é uma chance de conhecer o começo da saga.
Em "Combat Evolved" o guerreiro Spartan conhecido como Master Chief, último de uma linhagem de super-soldados, é despertado pelos militares da UNSC para defender a raça humana contra o Covenant, uma aliança de raças alienígenas. A aventura leva Chief para a estação espacial Halo, onde ele luta contra hordas do Covenant para proteger a bela Inteligência Artificial Cortana e descobrir os segredos da misteriosa estrutura.
Apesar da idade, "Combat Evolved" ainda apresenta um dos melhores sistemas de combate já criados para um videogame, com inimigos e armas bem balanceados e ação constante e bem variada, com trechos de tiroteio total, outros em que você banca o sniper e ainda o combate veicular dentro do clássico jipe Warthog.
Mesmo sem as variações oferecidas em jogos recentes, como "Reach", os combates de "Anniversary" são muito divertidos e o game transmite bem a sensação de controlar uma máquina de guerra humana, o Master Chief, e partir para cima dos alienígenas como um Rambo blindado.
Releitura visual"Anniversary" traz de volta a campanha do primeiro "Halo", recriada com um novo motor gráfico, o Saber3D, desenvolvido pela Saber Interactive, de "TimeShift" e "Inversion".
Releituras em alta definição de jogos da geração passada estão em voga e abundam nas prateleiras das lojas, mas não há muito mérito nessas adaptações. "Anniversary", porém, mostra esmero na recriação do "Halo" original, com cenários completamente refeitos e não meros filtros gráficos.
Para sentir o salto de qualidade entre o game lançado uma década atrás e sua versão atual, você pode mudar entre o visual deles apertando um botão no controle, a qualquer momento do jogo.
Assim como os gráficos, a trilha sonora de "Halo Combat Evolved" foi toda refeita para "Anniversary", com novas interpretações das músicas do jogo. Para quem prefere a trilha original ou gostaria de ouvir as composições como eram na época de "Combat Evolved", é possível selecionar a opção no menu de pausa.
Modo cooperativo"Anniversary" não se limita a recriar "Halo" e acrescenta algumas opções que hoje são parte integrante da série, como o multiplayer cooperativo. Você pode jogar a campanha inteira com um amigo ao seu lado, em tela dividida, rede local ou online, através da Xbox Live. Porém, ao contrário de "Reach" e "ODST", que tem histórias baseadas em grupos de soldados, aqui o modo coop não se encaixa tão bem na história - afinal, só há um Master Chief no jogo.
Mapas multiplayerO jogo inclui 6 mapas multiplayer de "Combat Evolved", mas adaptados para a jogabilidade contemporânea de "Halo Reach". De fato, nesse modo você joga com seu Spartan de "Reach" e todas as modalidades de jogo e edição dos "Halo" recentes estão disponíveis, assim como o suporte do serviço Halo Waypoint e sua miríade de estatísticas. Inclusive, quem prefere curtir apenas o modo multijogador pode adquirir os mapas através do Mercado Xbox Live e jogar em "Halo Reach".
Itens colecionáveisUma adição final de "Anniversary" ao "Halo" original são os itens colecionáveis espalhados pela aventura. As Caveiras, itens secretos que modificam a dificuldade da partida ou acrescentam efeitos especiais bizarros entraram na série em "Halo 2" e agora estão presentes em "Combat Evolved", assim como os Archives, bancos de dados similares aos de "Halo 3", que trazem informações extras sobre o universo da série e podem ser conferidos em um menu a parte, para a alegria de quem gosta de se aprofundar mais na história por trás do jogo.
Comandos de voz via KinectPara os usuários do Kinect, "Anniversary" conta com o suporte aos comandos de voz para substituir o apertar de botões na hora de arremessar uma granada ou recarregar a arma. Você também pode navegar nos Archives usando o sensor de movimentos.
Gritar para atirar granadas não é algo que você vai fazer o tempo todo, mas é uma mostra de que o Kinect começa a ser usado em jogos mais tradicionais e não apenas nos games ditos "casuais".
Pontos Negativos
Não é tão bonito para os padrões atuaisPor mais que a 343 Studios tenha trabalhado para dar a "Anniversary" um visual atual e que o resultado seja um jogo que lembra mas aprimora os conceitos de "Combate Evolved", a verdade é que esse é um game que não chega ao nível visual de "Reach" ou de outros jogos de tiro contemporâneos.
Os modelos dos personagens não são tão detalhados quanto em "Reach", nem mesmo nas cenas de corte. Substituir essas cenas por versões mais próximas do que é feito hoje em dia não seria uma boa idéia em um game que se propõe a homenagear um clássico, mas era de se esperar ao menos que a apresentação como um todo fosse mais bonita.
É um jogo com 10 anos de idadePor trás dos gráficos refeitos e das opções de jogo multiplayer via Xbox Live, uma sensação é constante ao disparar contra os Covenant em "Anniversary": a de que "Halo: Combat Evolved" é um jogo que já tem 10 anos de idade.
A mecânica de jogo é bem mais simples do que a de "Reach", por exemplo. Master Chief, um tanque de guerra humano, avança para cima dos inimigos, salta pra lá e pra cá e manda bala em tudo que vem pela frente. Não há itens extras que alteram a jogabilidade e nem o perigo constante que leva você a adotar táticas de guerrilha como as de "Halo: ODST", por exemplo.
Por falar em "ODST", a narrativa de "Anniversary" é extremamente linear e apresentada de forma bastante direta, sem as nuances cinematográficas dos episódios recentes da franquia. Na mecânica de jogo, o controle do Warthog é um exemplo de como a série passou por melhorias sutis em cada jogo - melhorias que foram deixadas de lado nesse retorno ao "Halo" original. O jipe não é tão fácil de manobrar e nem de longe tão intuitivo quanto você está acostumado depois de jogar "Halo 3".
Nota: 7 (Bom)
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