UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Kinect Joy Ride

17/03/2011

RODRIGO GUERRA
Colaboração para o UOL
Kinect é a prova de que é possível jogar sem controles, porém a tecnologia parece não funcionar para todos os gêneros. Um bom exemplo disso é "Joy Ride", que é essencialmente um jogo de corrida, mas não passa a sensação de estar pilotando o carro.

Faça maluquices para vencer
O jogador não precisa pensar em acelerar ou frear, basta se concentrar em fazer as curvas. Para isso basta estender os braços para frente e fingir que segura um volante e de vez em quando inclinar o corpo para frente para ativar o turbo. A ideia parece interessante, mas depois de duas corridas já da para perceber que a profundidade é a mesma de um pires.

O mais estranho é que o jogo diz que freia automaticamente, mas isso não acontece de verdade. Na maioria das curvas fechadas é necessário reduzir a velocidade e isso não está nas mãos do jogador. Assim, é necessário aprender a conviver com batidas nas paredes e passar batido por atalhos. Existem desafios extras no jogo, como as medalhas de ouro, prata e bronze, que são definidas conforme a atuação na pista. Quanto mais derrapagens e saltos feitos, mais pontos são dados - e com isso é definida a premiação do jogador.

A variedade de carros é totalmente desnecessária, já que os carros sempre correm na mesma velocidade e características de física. Surpreende o fato de um caminhão ter a mesma agilidade que um carro esportivo.

O que mais irrita, no entanto, são os longos tempos de carregamento de estágios e a experiência fica ainda pior pela necessidade de navegar por diversos menus antes de chegar ao que interessa: a corrida.

Equipe UOL Jogos testa o Kinect; veja
Ao todo são sete modos de jogo, sendo que os mais divertidos são o Pro Race, Xbox Live Race e o Battle Race, que são as corridas propriamente ditas. Outro modo que deve capturar a atenção de alguns é o Stunt, no qual o jogador deve fazer manobras ao passar por rampas nas pistas, ganhando velocidade para voar mais longe na próxima seção de saltos.

O modo Smash é focado em fazer curvas derrapando e destruindo o maior número de personagens de madeira para ganhar multiplicadores de pontos. Finalmente, o ultimo é o Dash, que coloca o carro em uma reta e o jogador deve desviar de obstáculos que estão na pista. Quanto mais rápido chegar ao final, mais pontos serão ganhos.

A progressão do jogo é bastante peculiar e novas pistas são liberadas conforme a atuação do piloto na pista. Quanto mais maluquices forem feitas em cima dos carros, mais fãs vão se juntando. Alcançando um número determinado de fãs, um novo evento é liberado. Não é nada inovador, porém é um desafio extra que tenta aumentar a longevidade do game.

CONSIDERAÇÕES

Este é um caso raro de um jogo que possui muito conteúdo, mas que a mecânica não ajuda. A impressão que fica é que "Joy Ride" seria muito mais divertido caso fosse jogado com um controle. Tirar a liberdade para acelerar e frear foi, sem dúvida alguma, uma escolha estranha por parte dos desenvolvedores. Quem sabe em uma continuação a BigPark consiga acertar a mão para não deixar os jogadores estacionados no acostamento.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Kinect Joy Ride (Xbox 360)

    57 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: BigPark Inc.
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: Microsoft Game Studios
    Suporte: 1-4 jogadores
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host