UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Lost Planet 2

20/05/2010

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
"Lost Planet" foi um dos primeiros lançamentos de peso para a atual geração de consoles de alta definição, inicialmente como exclusivo do Xbox 360. Com o sucesso, a veterana Capcom acabou requentando o game com alguns extras para lançamento no PC e Playstation 3, o que também se provou acertado. Agora, quase quatro anos depois da estreia do original, chega uma continuação inevitável que apresenta uma série de mudanças estruturais questionáveis. Ao menos, é um dos jogos mais bonitos já produzidos pela empresa, com cenários ricos e detalhados, monstros gigantescos e uma vasta gama de efeitos climáticos.

Insetos gigantes
O enredo de "Lost Planet 2" acontece uma década depois dos eventos do primeiro game, quando encontramos o pirata Wayne no gelado planeta E.D.N. III. Depois do grande conflito entre a NEVEC, organização responsável pela colonização do lugar, os piratas da neve e os monstros nativos conhecidos como Akrid, a geografia mudou drasticamente. Parte da neve derreteu e, em seu lugar, surgiram enormes vales e florestas, com novas criaturas e novos pontos para adquirir energia térmica essencial para a sobrevivência no local.

Na verdade, dizer que "Lost Planet 2" tem um roteiro é forçar a barra. Agora não há mais Wayne ou uma campanha com história para acompanhar, assim como se perdeu o foco na ação em terceira pessoa nervosa, solitária, com a necessidade constante de se manter aquecido diante do brutal clima de E.D.N. III. Os personagens aqui são anônimos e sem carisma, o que acaba pesando contra.

Agora a campanha principal é voltada para um esquema cooperativo para até quatro jogadores online (além de partidas para dois offline ou ainda uso de bots para encarar sozinho). É possível escolher o capítulo a ser jogado, entre outras opções, e esperar outras pessoas se juntarem a você, mais ou menos como em "Left 4 Dead", exceto que aqui não é possível aceitar outros usuários em uma partida já iniciada. Ainda que corajoso no papel, o sistema criado pela Capcom se mostra pouco interessante pois não consegue ter a mesma coesão do jogo da Valve; nunca parece que o jogador está encarando uma campanha com início, meio e fim, mas apenas uma tortuosa sequência de mapas razoavelmente lineares populados por monstros gigantes. Sem uma evolução narrativa, a satisfação de vencer tais criaturas é quase nula.

Multiplayer em ação
A mecânica do jogo continua a mesma do anterior, para o bem e para o mal. No contexto do jogo anterior, com todas as dificuldades causadas pela geografia e neve, fazia sentido ter um personagem pesadão, mas agora isso parece estranho. A movimentação não é das mais ágeis e há um certo acúmulo de funções nos botões que não parece muito orgânica. Ainda assim não é difícil pegar o controle e sair jogando, com uma resposta boa e um bom leque de opções, como o uso de um gancho, armas caídas pelos cenários e as armaduras de combate conhecidas como VS. Há uma boa variedade de tais elementos, assim como novos monstros, o que instiga a curiosidade e ajuda a sobrepor a mecânica antiquada.

Com as alterações no modo principal, o lado multiplayer acaba ganhando mais peso, ainda que não tenha mudado muito. A quantidade de modos de jogo é boa, ainda que apenas o Data Post e o Akrid Egg Battle instiguem um trabalho em equipe mais complexo por contarem com objetivos específicos. As partidas ocorreram de forma bastante satisfatória em nossos testes, com muitos jogadores online e pouquíssimos problemas de conexão e latência.

CONSIDERAÇÕES

"Lost Planet 2" ignora boa parte do que fez de seu antecessor um sucesso e acaba com o modo de campanha tradicional, com história e a presença de personagens bem definidos, para se voltar totalmente para o multiplayer. Assim, a campanha principal soa genérica, com a abertura de um lobby para seleção de fases e jogadores, sem uma narrativa envolvente para unir tudo. Ao menos há uma maior variedade de cenários, armas e inimigos, estes beneficiados pelos ótimos gráficos e efeitos sonoros, que distraem o fato da mecânica ter sido pouco refinada. No multiplayer online o jogo esquenta por nivelar todos com os mesmos problemas, apresentar com bons modos de jogo e contar com conexão estável, mas não torna o jogo essencial.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Lost Planet 2 (Xbox 360)

    310 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Capcom
    Lançamento: 11/05/2010
    Distribuidora: Capcom
    Suporte: 1-16 jogadores, multiplayer online, cartão de memória
    Outras plataformas: PC PS3
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host