UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds

18/02/2011

RODRIGO GUERRA
Colaboração para o UOL
O mundo dos jogos de luta estava meio morto, até que a Capcom resolveu trazer de volta o maior ícone do gênero ao produzir "Street Fighter IV". Com a chegada de "Tatsunoko Vs. Capcom" não demorou muito para que os fãs da empresa pedissem pela volta de "Marvel Vs. Capcom" em foruns, blogs e redes sociais.

O clamor do povo foi ouvido e agora o embate das duas empresas marca seu retorno de forma primorosa e quase livre de problemas.

Para a vitória

A lista de lutadores é portentosa. Do lado da Capcom os clássicos Ryu, Akuma e Chun-li se reúnem com Amaterasu, Viewtiful Joe, Dante, Trish, Artur, C. Viper, Chris Redfield entre outros que formam um time praticamente de novos rostos. Já do lado da Marvel, é possível ver muitos retornos como a Tempestade, Hulk, Homem-Aranha e Dr. Destino, mas também há novidades, como a Fênix, Mulher-Hulk e X-23.

UOL Jogos apresenta o game de luta
No total são 36 personagens que entram na pancadaria. Se comparado com o segundo jogo da série, "Marvel Vs. Capcom 2", são 20 personagens a menos, porém isso não é um problema, pois mesmo assim o número é bastante generoso e consegue abranger todos os tipos de jogador, desde aqueles que apenas usam magias, até os que gostam de jogar com personagens de arremessos ou combinações de botão.

Os combatentes possuem personalidade e características próprias, como as piadinhas de Deadpool ao inusitado uso de magias de Amaterasu. A variedade de golpes também é vasta e possui os mais diversos usos, como o braço biônico de Nathan Spencer que agarra os lutadores do outro lado da tela aos arroubos de ataques de raios do Sentinela ou as diversas armas usadas por Dante vindas diretamente de "Devil May Cry".

O combate fica restrito ao modo de três contra três consolidados em "Marvel VS. Capcom 2", não existem variações de modos de jogo, como combates em duplas ou solo. Porém isso também não é um ponto negativo, pois o objetivo é unir um trio e fazer com que eles saiam distribuindo pancadas e sopapos uns nos outros.

O estilo do game está mais para o recente "Tatsunoko VS. Capcom" do que o game anterior da série "versus". São quatro botões de ataque: fraco, médio, forte e o especial. Os três primeiros podem ser usados tanto para fazer combinações, quanto para acionar movimentos especiais, como magias e outros golpes. Já o botão especial permite levantar o adversário ao ar para fazer combos aéreos. Uma das boas novidades é que agora é possível trocar de lutador no meio de uma combinação aérea.

O interessante é que este novo esquema de botões agrada não só os veteranos dos jogos de luta, mas também é uma mão na roda para aqueles que não conhecem a série, sendo que o aprendizado é bem rápido. Sem falar que existe o modo simples, no qual não é necessário sequer saber fazer um comando especial. Além disso, o game possui um simpático modo chamado Missions, que vai ensinando o básico para os jogadores, como dar um golpe e como usá-los em combinação com outros ataques.

Homem-Aranha volta às arenas
Outra característica bastante marcante fica por conta dos golpes especiais, exagerados ao máximo, como a rajada de raios que sai das mãos de Ryu ao canhão de prótons de Homem de Ferro - todos são um espetáculo à parte. O mais interessante é que os personagens podem unir seus ataques criando uma onda de destruição divertida e empolgante.

O combate online é bem programado e é possível jogar praticamente sem atrasos. Claro que tudo depende da conexão dos dois participantes, mas no geral, com acesso de 1 mbps é possível passar horas e mais horas disputando com um amigo do outro lado do país como se ele estivesse bem ao lado, usando um segundo controle.

No final das contas o que importa é que todos podem se divertir, seja um fã das histórias em quadrinhos que nunca pegou um controle de videogame na mão, seja o viciado em "Street Fighter" que passou a infância no fliperama do bairro.

Guerra Civil

Mesmo sendo bastante divertido e empolgante, existem pontos em "Marvel Vs. Capcom 3" que desapontam até o jogador mais entusiasta. Um dos pontos negativos fica para o modo online que não transmite as lutas para quem fica na fila de espera. O mais estranho é que isso não é uma tecnologia nova e foi desenvolvida pela própria Capcom em "Super Street Fighter IV".

Produtor ensina os comandos do jogo
Dessa forma, quem está na fila fica assistindo uma animação tosca dos cartões de estatísticas se batendo. Isso desestimula a participar de uma sala com mais duas pessoas - e se torna insuportável ficar no fim de uma fila de seis pessoas esperando por sua vez.

Além disso, existem alguns personagens desequilibrados, seja pelo poder de ataque de seus golpes, seja pelos danos recebidos ou mesmo pela velocidade incompatível com seu porte. Isso pode irritar quem leva o jogo mais a sério e espera por uma partida justa.

Claro que todos esses problemas podem ser contornados pelos jogadores, seja reduzindo o número de usuários das salas ou até criando regras próprias. Entretanto era de se esperar da Capcom um apuro melhor nesses pontos, afinal, é sabido que a empresa já fez melhor no passado.

CONSIDERAÇÕES

O pedido foi atendido. Agora os fãs (quase) não têm do que reclamar, pois "Marvel Vs. Capcom 3" traz os personagens mais evidentes da editora de quadrinhos e da produtora de jogos. O game agrada não só os novatos por ter comandos fáceis de executar, como também é profundo o suficiente para fazer os veteranos se sentirem em casa. Ele até dá uma escorregada aqui e ali, mas é indiscutível que vai manter todos os jogadores ligados, dias e noites a fio disputando combates fantásticos e cheios de emoção.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds (Xbox 360)

    998 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Capcom
    Lançamento: 15/02/2011
    Distribuidora: Capcom
    Suporte: 1-2 jogadores, multiplayer online, cartão de memória
    Outras plataformas: PS3
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host