UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Nier

10/06/2010

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
"Nier" é o mais novo RPG distribuído pela Square-Enix, você sabe, a lendária empresa por trás de clássicas séries como "Final Fantasy" e "Dragon Quest". No entanto, o novo game, produzido pelo estúdio Cavia, de "Drakengard", aposta em uma grande mistura de elementos de gêneros distintos para se distanciar das tradições e fórmulas do gênero no Japão.

Trailer de lançamento
A história apresenta um personagem muitas vezes chamados de "o pai" (seu nome é dado pelo jogador), um sujeito de aparência exótica e pouco carisma que passa maus bocados para salvar a filha Yonah de uma estranha doença. Ambos vivem em 1300 anos no futuro, quando a população humana se mostra extremamente reduzida e dependente de uma economia medieval, ameaçada sempre por espectros malignos conhecidos como Shades.

Como todo RPG oriental que se preze, "Nier" conta com uma história de mistério, personagens que aparecem para ajudar o protagonista e batalhas contra chefões gigantescos, mas o ar sombrio e bizarro se destaca, especialmente graças ao design perturbador de algumas figuras. O enredo tem umas ótimas sacadas, principalmente em relação ao livro mágico Grimoire Weiss, capaz de dar poderes ao herói, e a algumas revelações interessantes, mas o roteiro acaba sabotado pelo ritmo irregular imposto pela mecânica.

Os combates lembram um "Devil May Cry" menos polido, com saltos, múltiplos ataques e muita correria. O protagonista coleciona itens, melhora suas armas e poderes e ganha níveis de acordo com sua performance em batalha. Há alguns elementos de plataforma aqui e ali, trechos que lembram jogos de tiro e até mesmo alguns puzzles, infelizmente todos dispostos sem muito equilíbrio e prejudicados pela pobreza das missões, que geralmente se resumem a mandar o jogador colecionar objetos e voltar ao ponto de origem. Para cada momento de tensão ou adrenalina, o game pune o jogador com outro de extrema chatice, pelo menos até chegar na reta final da história.

A apresentação do título também tem seus altos e baixos. Os gráficos são, em maioria, pobres e algumas texturas parecem ter sido tiradas de algum jogo esquecido de PlayStation 2, assim como alguns cenários e inimigos. A parte sonora levanta o moral e apresenta boa atuação nos diálogos e uma trilha sonora incrivelmente rica, repleta de sons e instrumentos variados, para indicar a mudanças de cena, cenários e pontos-chave da trama.

CONSIDERAÇÕES

"Nier" é um RPG japonês bastante irregular distribuído pela Square-Enix e criado pela Cavia, de "Drakengard" e "Resident Evi: The Umbrella Chronicles". Os gráficos não são dos mais bonitos, o protagonista é insosso e a estrutura de missões chega a ser irritante por repetir sempre o mesmo tipo de objetivo, mas há qualidades que podem servir de contrapeso. A história é construída de forma interessante, com ar pesado e coadjuvantes interessantes, intercalada por mudanças de estilo de jogo que se esforçam para compensar a extensa repetição de tarefas. Certamente não é um dos melhores do mercado, mas tem potencial para se tornar cult.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Nier (Xbox 360)

    104 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Cavia
    Lançamento: 27/04/2010
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: 1 jogador
    Outras plataformas: PS3
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host