UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Pac-Man

09/08/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
Mesmo quem não está familiarizado com jogos eletrônicos, já ouviu falar da bolinha comilona amarela. Lançado originalmente em 1980, o sucesso de "Pac-Man" transformou o personagem em sinônimo de videogame, condição que mantém até os dias de hoje. Passados 26 anos, "Pac-Man" não perdeu seu apetite e retorna na Xbox Live Arcade, a rede de jogos casuais do Xbox 360.

Alguém pediu pizza?

A característica comilona de "Pac-Man" é justificada. Toru Iwatani, criador do personagem, teve a idéia do jogo ao olhar para uma pizza sem um pedaço. Mas a forma graciosa e o tema universal, o desejo de comer, não foram únicas fontes de inspiração. Iwatani também tinha a preocupação de popularizar os games entre o público feminino. Não ao acaso, o mascote ganharia uma companheira um ano depois, na continuação "Ms. Pac-Man".

A ação consiste em comer os 240 pontos espalhados pelo labirinto. No caminho, estão quatro fantasmas, cada um com uma característica e cor: o rosado Pinky é rápido; o vermelho Blinky segue o jogador de perto; Inky, o azulado, vai na direção oposta ao jogador, tentando antecipar seu próximo movimento; e por último há o amarelo Clyde, determinado na perseguição, mas lento.

Apesar da "personalidade" de cada um, os fantasmas seguem rotas bem determinadas. Caso o jogador demore muito em uma fase, os fantasmas passam a correr em direção oposta, mas mesmo assim jogadores experientes são capazes de visualizar com precisão esse padrão e explorar falhas do jogo.

Existem quatro pontos maiores no labirinto, chamados de "energizers" ou "power pellets". Ao comer um deles, a presa vira caçador e Pac-Man pode perseguir os fantasmas, que fogem azuis de medo. Finalizando, de tempos em tempos um prêmio passeia pela tela, rendendo pontos extras quando capturado. Geralmente são frutas, mas em estágios adiantados aparecem sinos, chaves e até mesmo a nave de "Galaxian".

Na nova geração

A versão para Xbox 360 é idêntica a que invadiu os fliperamas na década de 80, com algumas pequenas mudanças que se tornaram padrões nos títulos da Xbox Live Arcade.

Suas pontuações são armazenadas na Xbox Live e é possível comparar sua performance com a de jogadores de todas as partes do globo. O jogo tem também suporte para TV de alta definição e som digital. Como os gabinetes originais possuíam tela na vertical, foi criada uma moldura para completar o espaço vago. Há também uma lista de conquistas ("achievements"), que somam pontos ao perfil online.

Como o game não oferece nada além do original, as doze conquistas se resumem em completar as fases. A maioria delas é destravada ao se comer a fruta característica de cada estágio. Fora isso, o jogador precisa dar um "perfect" nos fantasmas, eliminando os quatro com cada uma das quatro "power pellets", chegar ao estágio cinco e por último ao 21. Como em "Galaga", pode-se recomeçar de onde parou após o game over, o que torna as conquistas um mero exercício de paciência - bem enfadonho, aliás.

A ação retorna intocável e não há nada que o controle do Xbox 360 não faça, já que "Pac-Man" sequer usa botões. Para quem não se lembra, Pac-Man só pára em cantos e o jogador pode adiantar a direção do boneco no controle, já que ele se locomove prensado nos corredores do labirinto. Além disso, perde um pouco de velocidade enquanto 'papa' os pontinhos.

CONSIDERAÇÕES

Um dos primeiros mascotes e recordista do livro Guinness, como fliperama mais vendido da história, com 293.822 máquinas, "Pac-Man" perdeu parte de seu charme, e seu corpinho perfeitamente redondo sente o peso da idade. Como em "Galaga", faltou a modalidade extra multiplayer e a lista de conquistas não oferece desafios. Para colecionadores, os 400 Microsoft Points (o equivalente a US$ 5) são justos para se rever um marco dos games, mas para conquistar novos fãs essa versão de "Pac-Man" precisava de mais vitaminas.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Pac-Man (Xbox 360)

    8 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Namco Bandai
    Lançamento: 09/08/2006
    Distribuidora: Namco Bandai
    Suporte: 1 jogador, Xbox Live
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host