UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Sega Rally Revo

31/10/2007

FABIO PANCHERI
Da Redação
Lançado em 1995, "Sega Rally" é de uma época que usar polígonos já impressionava. Mas o fliperama tinha alguns diferenciais que justificaram seu sucesso como a habilidade de dirigir em diferentes tipos de terreno, cada qual com seu coeficiente de atrito, e que influenciavam na direção do carro. O Saturn ganhou uma conversão do original, já a continuação ficou para o Dreamcast e com a saída da Sega do mercado de consoles domésticos a franquia acumulou poeira até dois anos atrás com o dispensável "Sega Rally 2006", para PlayStation 2.

"Sega Rally Revo" tenta tirar a série da lama e explora a força do PlayStation 3 e Xbox 360 para adicionar um pouco de realidade às corridas estilo arcade, com um sistema que deforma a pista conforme a passagem dos veículos, batizado de "GeoDeformation". A idéia não é exatamente nova e foi usada nesta geração em "MotorStorm" (PS3). Além disso, mesmo que de forma modesta, aproveita a rede online dos consoles para disputas com corredores de carne e osso, já que "computador" nem sempre é sinônimo de desafio ou diversão.

Pista escorregadia

"Sega Rally Revo" não desvia de sua tradição. Não espere precisão de simuladores como "Forza Motorsport" ou "Gran Turismo". As corridas são exageradas e fazer uma curva fechada a 120 km por hora é uma questão de habilidade. Neste aspecto, tudo é tão tradicional que pode irritar quem procura algo novo. Não há modelagem de danos e as pistas têm uma parede invisível que impede que o veículo saia do traçado mesmo que o jogador bata com toda força na grade de proteção.

"Championship" é a atração principal. O jogador começa com os carros Subaru Imprenza, Mitsubishi Lancer Evolution IX e Citröen Xsara RallyCross e se fizer por merecer aumenta a garagem com máquinas de montadoras como Ford, Volkswagen e Pegeout. Até mesmo o Toyota Celica ST205 do primeiro "Sega Rally" está game.

São três classes de provas (Premier, Modified e Masters) sendo que cada uma delas é subdividida em categorias que vão de amador a profissional em "Sega Rally". Mas mesmo na dificuldade básica, o jogo exige domínio. Na largada, os oponentes disparam como flechas e normalmente a ação se resume em tirar o atraso. Em níveis mais difíceis, um único deslize é o suficiente para perder a prova. A curva de aprendizado alta pode desencorajar os menos persistentes.

Não é um jogo de tangentes e traçados perfeitos. Claro, entrar de forma correta na curva é importante, mas no geral vence aquele que mantém o carro na pista quem esbarra menos nas laterais, conseguindo assim uma velocidade média mais alta - o que num jogo onde todos os percursos têm doses generosas de lama, neve e buracos não é tarefa das mais simples. Vitórias liberam novos carros, pinturas e uma versão reversa da pista. No entanto, muitas dessas máquinas potentes não podem ser usadas nas provas de campeonato. Ou seja, corre-se com veículos de igual para igual sempre. Apesar de justo, essa falta de variedade fere a diversão.

"Quick Race" e "Time Attack" completam as modalidades para um jogador. Apesar de o jogador poder usar seus prêmios conquistados no modo "Championship", em alguns minutos as provas se tornam bem enfadonhas. Na versão para Xbox 360 há algumas conquistas relacionadas ao relógio do "Time Attack" que podem encorajar a jogatina. Mas fora isso, as duas opções servem mais para um treinamento básico e conhecer pistas e carros que ainda não aparecem de cara no "Championship".

Multiplayer e evolução

O multijogador também é raso, mas ao menos oferece a chance de disputas com corredores de carne e osso. Pode ser local, entre dois jogadores com a tela dividida, ou online, com até seis corredores. Tanto no Xbox 360 como no PlayStation 3, a qualidade da conexão é muito boa e partidas que não contam pontos para o ranking oferecem algumas opções de personalização como definição da seqüência de pistas e indicação de alguns oponentes que serão controlados pelo computador.

Mudança mesmo em "Sega Rally" é no quesito gráfico. A deformação do terreno adiciona muito em realismo e que vai além do visual. Ao invés de enfiar o carro de corpo e alma na grama, neve ou lama, o jogador tem de procurar a trilha deixada pelos outros oponentes para ganhar um pouco mais de tração. O estrago na pista é mais visível nas partidas multiplayer, já que o comportamento do computador é regular demais, com os carros correndo por uma espécie de trilho magnético durante toda a prova.

A falta de arranhados na lataria depois de batidas é compensada pelos efeitos de sujeira que se acumulam no carro a cada volta e pelo excelente trabalho de modelagem. Com algumas dezenas de veículos, "Sega Rally" não é páreo para as garagens de "Gran Turismo" ou "Forza", mas nem por isso a Sega deixou de dar um brilho extra na lataria, mesmo que seja para sujá-la de lama.

As pistas trabalham cinco variáveis: terra, asfalto, neve, lama e grama. Muitas trazem esses elementos misturados, mas elas se mantêm ao seu tema, seja nas escorregadias corridas ou alpinas ou nas provas no empoeirado canyon. Outras localidades incluem safari africano, selvas tropicais e o gelado ártico. Independente do desafio, o trabalho técnico é competente. Cenários de fundo e a torcida se repetem um pouco, mas num jogo de velocidade é o menos notado. Ao menos os torcedores não são de papel e reagem conforme a passagem dos carros.

CONSIDERAÇÕES

Não é revolução que o título do jogo promete, mas é gratificante ver que depois do fraco "Sega Rally 2006" a série trilha pela estrada certa. O jogo incorpora com competência o sistema de deformação de terreno - que vêm se tornando em padrão nos simuladores de rali -, apesar de deixar de lado uma nova tendência, a dos danos nos carros após as batidas. Os principais pontos a serem melhorados em futuros jogos da série, no entanto, são a variedade e flexibilidade da dificuldade. Uma garagem mais variada não só em modelos, mas também no comportamento dos carros nas pistas - em "Sega Rally Revo" todos muito homogêneos - já seria um bom começo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Sega Rally Revo (Xbox 360)

    58 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: SEGA Driving Std.
    Lançamento: 09/10/2007
    Distribuidora: Sega
    Suporte: 1-6 jogadores, cartão de memória, Xbox Live
    Outras plataformas: PC PS3 PSP
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host