UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Star Wars: The Force Unleashed II

18/11/2010

CLAUDIO PRANDONI
Da Redação
Em 2008 a LucasArts colocou no mercado o aguardado e competente "Star Wars: The Force Unleashed", um dos primeiros títulos da popular franquia de ficção científica concebidos para os videogames da atual geração.

Com enredo elaborado, que ligava as duas trilogias de filmes de forma inteligente, e uma ambiciosa mecânica, mesclando diversos motores de física e dando ao jogador diversos poderes especiais, o game foi sucesso absoluto, vendendo mais de sete milhões de unidades no mundo todo.

Starkiller busca vingança
Apesar do grande êxito comercial, o roteiro do título não parecia dar espaço para uma continuação, mas mesmo assim a LucasArts aproveitou uma brecha na história para trazer de volta o herói Starkiller, cavaleiro Jedi e antigo pupilo do vilão Darth Vader.

Contudo, talvez tivesse sido melhor para ele permanecer na reclusão: ainda que tenha um brilho técnico exemplar, "Force Unleashed II" é uma produção tão genérica e sem inspiração que acaba envergonhando a marca "Guerra nas Estrelas".

O retorno dos clones

A história começa em Kamino, planeta que na franquia é conhecido por abrigar fábricas de clones. Darth Vader treina um suposto clone de Starkiller, seu antigo pupilo, mas o guerreiro decide fugir, dando início à jornada.

O roteiro é curto e dispensa toda a criatividade do game anterior, apelando para situações e personagens já comuns à saga. Por exemplo, Starkiller passa por uma arena (como acontece no Episódio II), visita os pântanos de Dagobah (a exemplo de Luke Skywalker no Episódio V) e até manipula uma nave para usá-la como arma (igualzinho Anakin no Episódio III).

O herói se encontra com Yoda
Pena que tudo é usado como mera citação, referência direta mesmo, como se tentasse prender o jogador pela nostalgia dos filmes e nada mais. Aliás, vale o mesmo para as aparições do mestre Yoda e o caçador de recompensas Boba Fett, utilizados de forma superficial e de pouca importância na trama.

Aproveitando o embalo, a situação é igual nos controles. Há pequenos ajustes nos pulos e manipulação de objetos, deixando tudo mais preciso, mas o repertório de golpes pouco varia em relação ao jogo anterior. Raios de eletricidade, empurrão e arremesso de objetos e sabre de luz marcam presença novamente, por exemplo. Há truques novos, mas são tão pouco eficientes que é possível passar pelo game inteiro sem utilizá-los.

Falta inspiração e variedade entre os inimigos, que variam entre uma pequena seleção. No final, "Force Unleashed II" é mais um teste de repetição de procedimentos do que um desafio mesmo às habilidades do jogador. Soldados com mochila à jato, por exemplo, podem ser facilmente detonados com um raio elétrico, não importa se no começo ou fim do jogo. Robôs com escudos também têm esquemas idênticos a aventura toda: use a Força para tirar a proteção e encha de golpes até habilitar o golpe de finalização, ao estilo "God of War", em que basta apertar o botão indicado para dar cabo de vez no adversário.

Veja o trailer da E3 2010
Para encerrar, a jornada é mais curta que no "Force Unleashed" anterior o embate final é ultrajante de tão repetitivo e cansativo. Fica a impressão de que o jogo foi finalizado às pressas. O que é uma pena, pois tecnicamente o jogo é impressionante. Além dos já citados controles ajustados, o visual é repleto de detalhes e efeitos especiais, recriando bem o clima épico dos filmes.

As animações em computação gráfica entre fases, ainda que utilizadas para contar uma história sem graça, são realmente bonitas. O mesmo capricho se aplica à parte sonora, que joga seguro e se vale do amplo repertório de temas épicos, tão característicos de "Guerra nas Estrelas".

Tal como o anterior, há cristais que conferem habilidades diferentes a Starkiller - como melhorar a defesa ou gastar menos Força para golpes especiais - assim como roupas diferentes e desafios adicionais, para acessar pelo menu principal. Ao menos, a busca por tudo isso aumenta um pouco a durabilidade do jogo.

CONSIDERAÇÕES

"Star Wars: The Force Unleashed II" é um jogo de gráficos impressionantes e controles refinados, mas que peca pela absurda falta de originalidade. A aventura é menor que o game anterior, o roteiro é pouco interessante e a repetição de inimigos é tamanha que cansa.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Star Wars: The Force Unleashed 2 (Xbox 360)

    31 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: LucasArts
    Lançamento: 26/10/2010
    Distribuidora: LucasArts
    Suporte: Cartão de memória
    Outras plataformas: DS PC PS3 WII
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host