UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Viva Piñata

15/12/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
Um mundo cheio de doces. Tentador, né? Guloseimas não dão em árvores, mas dentro das piñatas há uma infinidade delas. O segredo é cultivar numa ilha o mais belo dos jardins para atrair os açucarados bichinhos, que no Xbox 360 têm vida. Aí tudo fica fácil. Uma vez domesticadas, basta exportar as piñatas para qualquer festa do mundo para elas distribuírem doces e alegria.

Essa é a idéia de "Viva Piñata", título da produtora inglesa Rare que conquistou corações de jogadores com "Banjo", "Donkey Kong Country" e tantos outros. Voltado para o público infantil, o game tem carisma e colorido de sobra para conquistar marmanjões ávidos por uma boa diversão. "Viva Piñata" reserva também um sabor especial para o público brasileiro: é o primeiro game para console lançado pela Microsoft em português, com direito a interface 100% traduzida e dublagem para todos os diálogos. E não é português de Portugal.

Pegue sua pá

Como "The Sims", "Viva Piñata" não é um jogo de começo, meio e fim. É para experimentar e explorar possibilidades. E elas são muitas. O segredo é manter o equilíbrio do ecossistema de seu jardim. No game, a ferramenta número do bom jardineiro é a pá e logo após preparar o terreno surgem as primeiras visitantes piñatas: se elas gostarem do seu trabalho, ganham cores e se tornam residentes. Cada espécime tem suas exigências para ficar. Pode ser um grande espaço alagado, uma determinada flor, um legume e até mesmo a presença de uma outra piñata. Como dito, o segredo é ir tentando.

Tal qual a arca de Noé, no jardim de "Viva Piñata" só é permitido atrair um casal de cada espécime das mais de 60 do jogo. Mas uma vez dentro de seu espaço, nada mais justo que dar uma forcinha na reprodução. Elas ficarão na sua propriedade durante muitos e muitos dias e o acasalamento é o passatempo preferido delas. Para tal, basta seguir as exigências do ritual de cada piñata. Claro, sempre se deve levar em conta o planejamento e equilíbrio. O Elephanilla, por exemplo, consome uma imensa quantidade de ração e seu jeito desajeitado gera alguns estragos no seu jardim. Já imaginou o prejuízo em ter 100 deles?

Sim. A ilha de "Viva Piñata" tem sua economia que é baseada em moedas de chocolate. Há várias maneiras de se ganhar dinheiro. Tudo em sua propriedade pode ser vendido, até mesmo as piñatas. De início, pode se comprar sementes, plantá-las e vender o fruto, vegetal ou flor. Há piñatas capazes de gerar recursos como mel e leite. E mais para frente é possível contratar ajudantes para automatizar todo o processo. Outras vantagens de uma boa conta bancária é experimentar as infinidades de itens que as lojas da ilha oferecem e contratar ajuda especializada, como a do veterinário e da caçadora.

A partir daí "Viva Piñata" mais e mais interessante: os bichinhos brigam, fogem e dançam; ervas daninhas podem infestar sua plantação; bandidos podem atacar; pode ter um tesouro enterrado no seu jardim; e tem até doces estragados que atuam como veneno. Uma boa atuação exige dedicação e carinho com as piñatas.

Mundo colorido

A Rare fez um trabalho magistral em dar vida a esse mundo mágico das piñatas na telinha da TV. O visual multicolorido e infantil pode não agradar a todos, mas é coerente com a proposta do jogo e impressiona tecnicamente, com cenários ricos em detalhes. As animações dos carismáticos bichinhos vêm acompanhadas de personalidade e não há como ao menos esboçar um sorriso ao ver a dança de acasalamento pela primeira vez. Diga-se também, ao ver as casinhas das piñatas por dentro, dá até um desejo de morar nelas. Meigo.

Músicas e efeitos sonoros são pertinentes à proposta do jogo, mas não são tão exuberantes ao ponto de ficarem na memória. Há momentos mais marcantes, como as festas da piñatas, mas o que chama a atenção é a dublagem. Afinal, "Viva Piñata" é o primeiro jogo para Xbox 360 totalmente em português. O trabalho foi bem conduzido. Nota-se a interpretação em cada personagem, com destaque para a dona da lojinha que chega até fazer algumas piadinhas com o consumidor. Em alguns momentos, dá a sensação que uma pessoa adulta está lendo um conto infantil para uma criança. Toda a dublagem é acompanhada de texto, também traduzido. O jogador mais atento pode notar um errinho outro na tradução, mas nada que compromete o trabalho. É torcer para que essa iniciativa seja a primeira de muitas.

"Viva Piñata" também faz um bom trabalho em explicar todas as possibilidades que o game oferece. O menu em forma de pétalas começa com poucas opções e vai se abrindo conforme o progresso do jogador. A primeira hora de jogo chega a ser desesperadora, pois a cada ação duas novas aparecem e dá aquela neura de ter deixado algo para trás. Desencane e seja feliz. Haverá tempo de sobra para testar todas as possibilidades malucas que o jogo oferece. Tudo que acontece é registrado em um diário, que traz curiosidades e instruções de acasalamento de cada espécie. Também é possível dar nome e etiquetas às suas piñatas. Esse recurso serve para identificar seu bichinho quando esse viajar para outros jardins através da Xbox Live.

Seguro para "baixinhos"

O modo online se baseia na comunicação e lembra um pouco "Animal Crossing", sucesso lançado para os videogames da Nintendo. Em determinado momento do game, aparece uma opção de correio. Com ela é possível trocar sementes, plantas e acessórios e piñatas com pessoas da sua lista de amigos. É possível até mesmo sacanear um colega mandando uma piñata encrenqueira para o jardim dele. Comparado com outros títulos do Xbox 360, as opções de Xbox Live são limitadas e não acrescentam valor ao jogo. Mas, como a produtora explica, a idéia era criar um jogo online seguro para os pequeninos. Tanto que até mesmo essa comunicação com o mundo externo pode ser desativada pelos responsáveis através do "Controle de Conteúdo" do console.

Outra opção multijogador diferente e interessante para a interação entre pais e filhos é o "Modo Familiar". Comandos de "Viva Piñata" são fáceis e intuitivos, mas quem já teve a oportunidade de acompanhar "baixinhos" em ação nos videogames, deve ter notado a dificuldade que eles têm em movimentar personagem e controlar a câmera simultaneamente através dos direcionais. Em "Viva Piñata" é possível ligar dois controles que terão acesso ao mesmo cursor no jogo. Assim, enquanto o adulto fica encarregado de movimentar os personagens e executar as tarefas mais "complicadas" com o controle 1, por exemplo, a criança pode ajudar com ações simples no segundo controle, como apertar o botão A sempre que preciso.

CONSIDERAÇÕES

"Viva Piñata" talvez seja o melhor trabalho da Rare desde que a produtora inglesa foi comprada pela Microsoft, em 2002. A temática jovem é seu maior mérito e também defeito. Se por um lado, o colorido e telas de navegação em forma de livro infantil tornam o game cativante e acessível para as crianças, causa certo desconforto aos marmanjos que vibram ao matar alienígenas em "Gears of War". Não deveria. O jogo não cai na armadilha de ser vazio para atender seu público alvo e tem méritos de sobra para prender jogadores de qualquer idade. E para quem deseja um jogo familiar para interagir com filhos e sobrinhos, "Viva Piñata" é o doce perfeito.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Viva Piñata (Xbox 360)

    77 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Rare
    Lançamento: 09/11/2006
    Distribuidora: Microsoft
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória, Xbox Live
    Outras plataformas: DS PC
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host