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Xbox 360

Wet

08/10/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Matança com estilo
Os desenvolvedores de "Wet" com certeza assistiram a muitos filmes de ação dos anos 70 e 80 para criar seu jogo de ação em terceira pessoa, mais ou menos da mesma maneira que cineastas como Quentin Tarantino e Robert Rodriguez buscam inspiração.

No entanto, a equipe do jogo não parece ter entendido bem o que tornam tais obras tão fascinantes e se apegaram apenas ao estilo visual, clichês e outros artifícios que nem sempre funcionam tão bem no videogame quanto nas telonas.

Heroína violenta

A mercenária Rubi, com sua espada e armas duplas que nunca ficam sem balas, é a grande estrela do game, em uma tentativa de se tornar uma nova Lara Croft. Ela é tão agressiva que não tem dó nem mesmo de perfurar os inimigos nas regiões baixas, o que lhe garante muita pose, mas pouca substância. É difícil se relacionar com a protagonista principalmente por conta do roteiro fraco que se contenta em imitar os diálogos crus e batidos de filmes B de ação, com pouca inteligência ou bom humor.

Os assassinos mais perigosos do mundo
Na parte da mecânica lembramos logo de jogos como "Max Payne" ou "John Woo's Stranglehold" graças ao forte uso de câmera lenta. Assim como em bons filmes de ação, tais jogos souberam usar o recurso para criar drama e tensão nos combates, em momentos pontuais em que atitudes mais energéticas se mostravam essenciais. Em "Wet" tudo é banalizado e você passa praticamente quase o jogo inteiro em câmera lenta, já que a mecânica espera que até o mais raso capanga seja morto desta forma.

Assim, um tiroteio que deveria ser rápido e nervoso se transforma em uma dolorosa sessão de tiro ao alvo; só que alvos praticamente inertes. A espada, acrobacias, upgrades e outras características estão lá mais para fazer volume e pouco fazem para tirar os combates do óbvio.

A saída encontrada então para agitar mais as coisas foi inserir momentos, digamos, mais cinematográficos. Há alguns trechos chupados diretamente de grandes sucessos do cinema, como uma perseguição de carros que lembra a de "Matrix Reloaded", mas sem o mesmo efeito. Tal sequência, assim como o recurso que deixa Rubi raivosa e mais violenta, por exemplo, são bons para tirar o jogador do torpor causado pela lentidão da ação, mas não são profundos o suficiente para causar surpresa. De certa forma, parecem até obrigatórios diante do material usado como referência pelos desenvolvedores.

Cinema antigo

A apresentação também tenta simular o aspecto de filme velho, com um uso de filtros que simulam arranhões, poeira e até mesmo uma projeção falha da imagem causada por lâmpada fraca. Só que tal recurso parece melhor na teoria do que na prática, pois a quantidade de distrações na tela e piscadas na imagem se mostrou irritante ao tirar a atenção dos combates. Por sorte, é possível desligar tal recurso.

Heroína malabarista em câmera lenta
Outro problema surge então. Sem os filtros, "Wet" revela gráficos pobres e sem graça. Os modelos são bastante genéricos e só a personagem principal parece ter sido criada com mais capricho. O mesmo pode ser dito para os cenários, que imitam ruas, armazéns e outros locais comuns que poderiam estar em qualquer jogo medíocre do gênero, assim como a inteligência artificial atrasada.

Na parte sonora as coisas melhoram consideravelmente graças a uma trilha variada que sabe explorar os melhores momentos da narrativa, com músicas que relembram fitas de kung-fu, policiais e filmes de suspense da década de 80.

CONSIDERAÇÕES

"Wet" é um jogo que tenta chamar a atenção pelo uso de várias referências a filmes de ação, de grandes produções até fitas baratas que eram exibidas em cinemas vagabundos durante as décadas de 70 e 80. Mas fica claro que não há nenhum Tarantino dentro da equipe de designers e muitas citações acabam soando frias, com alguns elementos que funcionam bem dentro de um jogo, enquanto outros não. A câmera lenta, por exemplo, dilui bastante a importância dos combates, que só se tornam mais variados com o uso da espada e outros movimentos acrobáticos, mas são recursos que ficam velhos logo. Perseguições e lutas em queda livre até movimentam mais as coisas, mas não tornam o game em artigo essencial para fãs do gênero.

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    GALERIA

    Wet (Xbox 360)

    29 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Artificial Mind
    Lançamento: 15/09/2009
    Distribuidora: Sierra Entertainment
    Suporte: Cartão de memória
    Outras plataformas: PS3
    RegularAvaliação:
    Regular

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