UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

X-Men Arcade

24/12/2010

PABLO RAPHAEL Da Redação
Na década de 1990 os jogos de pancadaria nos fliperamas estavam no auge de sua popularidade. A fórmula era simples: os jogadores esmagavam botóes e avançavam pelas fases em dificuldade crescente, surrando dezenas de inimigos até ficarem sem dinheiro ou terminarem o jogo. Personagens populares dos quadrinhos ou da televisão tinham seus próprios arcades, como "The Simpsons", "Teenage Mutant Ninja Turtles" ou "X-Men".

Produzido pela Konami, "X-Men Arcade" tinha como grande destaque não os mutantes dos quadrinhos Marvel, mas o gabinete para 6 jogadores, numa época em que as maiores máquinas ofereciam suporte para 4 pessoas. A diversão superava de longe a simplicidade excessiva do game de pancadaria.

Hoje, os direitos sobre jogos dos X-Men pertencem à Activision, mas um acordo entre a Marvel e a Konami permitiu o lançamento de "X-Men Arcade", em versão digital, para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360. Esse acordo também é responsável por todos os pontos fracos da nova encarnação do jogo.

Irmandade dos mutantes

Em "X-Men Arcade", os jogadores escolhem entre 6 heróis do grupo mutante da Marvel e tem como missão resgatar o Professor Xavier das garras de Magneto. No caminho, enfrentam a Irmandade dos Mutantes e um exército de sujeitos vestidos como Sentinelas, alguns robôs, armadilhas e outras criaturas exóticas, como homens-lagartos e monstros de areia.

Trailer de lançamento de "X-Men Arcade"
Ciente de que o roteiro não é o forte do jogo, a Konami tratou de reproduzir o multiplayer para 6 jogadores, online ou no mesmo sofá, ao menos no PS3. Como o Xbox 360 não suporta tantos jogadores no mesmo console, é preciso procurar companheiros na rede Xbox Live para formar um grupo completo em "X-Men" ou jogar em um grupo de no máximo 4 pessoas. Reunir os amigos é a melhor opção, pois assim a ação repetitiva logo se converte em risadas e diversão. A campanha inteira dura pouco mais de 30 minutos, mesmo em dificuldades mais elevadas.

Outro acréscimo feito pela Konami é a opção de escolher jogar a versão japonesa ou americana de "X-Men". Curiosamente, a versão oriental é mais fácil, pois os inimigos deixam itens de cura e recargas para os poderes quando são derrotados, coisa que não acontece na versão americana. Outra diferença é que no game americano, usar os ataques especiais dos X-Men consomem primeiro a "vida" dos personagens e só depois, a energia destinada aos poderes.

Em "X-Men Arcade" não há nenhum outro bônus para os fãs dos mutantes da Marvel. Nenhuma ilustração, nenhum filtro para melhorar a qualidade visual do jogo ou coisa parecida. A explicação está no acordo entre a Konami e a Marvel, que só permitia o lançamento do jogo.

Mas se foi possível incluir modo multijogador online e versões diferentes do game, a impressão que fica é que faltou vontade em negociar um serviço melhor para os fãs, como é feito em outros games convertidos dos fliperamas para as redes online, como "Final Fight" ou "TMNT: Turtles in Time".

CONSIDERAÇÕES

"X-Men Arcade" é mais um jogo que visa o jogador adulto nos consoles atuais, aquele que gastou fichas e mais fichas nos fliperamas na juventude e pode se interessar pelo game pela nostalgia mais do que por qualquer outra razão. Porém, a ausência de extras e a curta duração do jogo da Konami dificultam a indicação de "X-Men" mesmo para esse público, que pode encontrar várias opções melhores nas lojas online do PlayStation 3 e do Xbox 360.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    X-Men Arcade (Xbox 360)

    19 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Konami
    Lançamento: 15/12/2010
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-6 jogadores, multiplayer online, cartão de memória
    Outras plataformas: PS3
    DesprezívelAvaliação:
    Desprezível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host