"Child of Eden" oferece uma experiência excêntrica, que mistura um game de tiro espacial com um caleidoscópio psicodélico de formas geométricas e sons.
Produzido por Tetsuya Mizuguch, mesmo produtor responsável por "Lumines" e "Rez", "Child of Eden" tenta envolver o jogador de uma forma inovadora, criando uma experiência diferente da encontrada nos padrões usuais de jogos eletrônicos.
O mundo repleto de figuras, ondas e cores representa uma evolução da internet chamada Eden. O jogador precisa salvar uma garota que está presa lá de uma invasão de vírus, que faz parte de toda a psicodelia dos túneis e loopings.
Para jogar é possível usar as mãos, por meio do Kinect, ou o controle comum. Utilizando o acessório do Xbox 360, cada mão vira uma arma. Uma delas representa uma espécie de metralhadora e a outra um canhão. Ao passar a mão por cima dos vírus, eles ficam automaticamente selecionados para poderem ser atingidos por uma explosão, por exemplo, feita com o rápido movimento de uma das mãos. Bater palmas troca as armas.
Para tornar a experiência ainda mais imersiva, ao usar o Kinect o "Child of Eden" aconselha o jogador a ligar um controle e colocá-lo em contato com o corpo para sentir as vibrações, que fazem parte da jogabilidade.