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Forza Horizon

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 17h07

Em "Horizon", a série "Forza" faz algo que sua grande concorrente "Gran Turismo" nunca fez: mesmo que apenas temporariamente, ela deixa para trás as suas fortes raízes de simulação para tentar algo diferente.

Com menus vibrantes, carros de mais fácil manipulação e um mundo aberto, "Forza Horizon" diferencia-se de "Forza Motorsport 4" até mesmo em termos de time de desenvolvimento. Criado pelos veteranos do gênero do recém-fundado estúdio britânico Playground Games, o game tenta ser mais do que um jogo de corridas. Ele tenta ser um jogo da cultura de corridas.

TRAILER MOSTRA AS CORRIDAS DE "FORZA HORIZON"

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Festival da velocidade

Com foco em um fictício evento que reúne fãs de carros e pilotos chamado Horizon Festival, o novo "Forza" recria de certa forma a atmosfera do primeiro filme "Velozes e Furiosos". Com uma trama completa com personagens e conflitos, a proposta do time de desenvolvimento é introduzir ao jogo o elemento humano. De acordo com seus planos, isso acabará com o sentimento de artificialidade que costuma permear títulos do gênero, criando uma experiência mais imersiva para os jogadores.

UM TIME DE RESPEITO

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Fundada em 2009 na cidade britânica de Royal Leamington Spa, a Playground Games conta com ex-funcionários de vários estúdios conhecidos por seus jogos de corrida. Os veteranos que criaram "Forza Horizon" já trabalharam em jogos como "Grid", "Pure", "Need for Speed: Shift", "Driver", "Burnout" e "Project Gotham Racing". Experiência não falta ao time.

Na frente do volante e longe das instalações do festival, porém, "Forza Horizon" é mais tradicional. Sua estrutura de mundo aberto lembra a de "Burnout Paradise", tal qual a grande variedade de eventos que ele oferece. Existem modos de corrida regular, de perseguição, e até mesmo competições contra outros tipos de veículos, como aviões e helicópteros.

Também assim como no jogo da Criterion, "Horizon" tem um sistema que premia com reputação os jogadores que dirigem agressivamente. Ao realizar derrapadas perigosas ou realizar saltos com seus carros, por exemplo, o protagonista vai ganhando fama entre os participantes do festival - e, consequentemente, vai liberando acesso a eventos como corridas especiais.

Não tão realista quanto "Forza 4", nem tão estilo arcade quanto "Ridge Racer", ele pode ser encaixado no meio termo do espectro do gênero. As físicas dos veículos de "Horizon" são baseadas nas presentes nos jogos anteriores da franquia, mas menos rigorosas - o que torna derrapadas e outras manobras avançadas mais fáceis de serem realizadas.

Interações online

MÁQUINA BÔNUS

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Ao jogar a versão demo de "Forza Horizon" dsiponível para download na Xbox Live, fãs podem destravar um carro extra no jogo completo: o poderoso 2013 SRT Viper.

Talvez o mais importante elemento da cultura de corridas, a personalização de carros tem presença em "Forza Horizon" - principalmente em termos visuais. Fãs podem aplicar melhorias de atributos aos seus veículos, mas a chance para tornar cada um deles único está no Paintshop. No modo, é possível pintar os carros de qualquer maneira desejada e compartilhar online os produtos finais.

Mas não apenas para trocar suas obras artísticas servirá o modo online de "Forza Horizon". Como de costume para a franquia, o jogo terá diversas opções em termos de modos multiplayer competitivos. Fãs do título ainda poderão aliar-se a amigos para criar clubes, verdadeiros clãs de corrida que competirão entre si para obterem os melhores resultados combinados.

Exclusivo para Xbox 360, "Forza Horizon" deverá receber diversos pacotes de conteúdo adicional após seu lançamento.