Demonstrado anteriormente como um jogo de corrida para os Avatares do Xbox 360, "Joy Ride" se transformou em um dos primeiros a ser totalmente (e unicamente) jogável pelo Kinect, câmera com sensor de movimentos para o videogame da Microsoft.
Utilizando a tecnologia do acessório que reconhece os movimentos corporais, "Kinect Joy Ride" não tem a pretensão de ser um "Mario Kart" muito menos um "Need for Speed" em termos de complexidade na mecânica de jogo. Aqui, o objetivo é controlar os carros usando as mãos como se estivessem segurando um volante imaginário.
O acessório reconhece quando o jogador vira os braços e realiza curvas facilmente. Ao curvar o corpo, o veículo desliza e faz derrapadas. Nas retas, basta levantar os braços para aumentar a velocidade.
Nos momentos em que estiver no ar, o carro imita os movimentos do jogador; se ele der uma volta em torno do corpo, o carro faz um rápido giro. Desta forma, é possível fazer manobras e ganhar pontos. Essas acrobacias são melhores aproveitadas em um modo Stunt, onde dois jogadores competem em enormes rampas pela maior pontuação.