"Samurai Showdown: Edge of Destiny" é o 11º jogo da famosa série de luta da SNK e foi criado para comemorar os 15 anos de muita pancadaria. O jogo foi desenvolvido pela K2, desenvolvedora conhecida por alguns games da série de ninjas "Tenchu" nos consoles domésticos, e o trabalho foi totalmente em 3D na plataforma Type-X2 da Taito, para o mercado de fliperamas japoneses.
A adaptação para Xbox 360 ficou a cargo da Ignition, mesma empresa responsável pelo lançamento de "King of Fighters XII", e a distribuição foi acertada para ocorrer por meio da rede online Xbox Live.
O visual poligonal não é novo para a franquia e o novo game absorve influência de seus capítulos anteriores no estilo, como "Samurai Shodown 64", com interação com ambientes e movimentação em profundidade.
No entanto, as lutas são bem simples e diretas, conservando a simplicidade e imprevisibilidade dos jogos mais antigos da franquia. A grande diferença ocorre mesmo é no clima do jogo, mais focado em momentos históricos (ainda que com certa liberdade artística) do que em elementos fantásticos como aparições de demônios e monstros.
O elenco de lutadores é um dos mais ousados da série, com muitos personagens inéditos como Gallows, um guerreiro viking, o samurai afro J e o caubói Draco. Entre figuras clássicas estão Genjuro, Charlotte, Jubei, Galford, Hanzo, Nakoruru, Wan-Fu, Ukyo e Haohmaru.